terça-feira, 17 de abril de 2012

TRIBECA FILM FESTIVAL COMEÇA NESSA SEMANA: CONHEÇA OS FILMES E O JÚRI


O Tribeca Film Festival começa nesta semana sua edição de 2012,, dando mais ênfase aos filmes estrangeiros em competição, com astros como Justin Bieber no tapete vermelho e uma programação geral mais ampla, marcando o início da segunda década do evento.

O festival foi criado, entre outros, pelo ator Robert De Niro, com a intenção de revitalizar Manhattan após os atentados de 11 de setembro de 2001, e desde então se tornou um dos maiores dos EUA.

A edição deste ano começa na quarta-feira com uma grande comédia de Hollywood - "The Five-Year Engagement", com Jason Segel e Emily Blunt - mas o foco do festival, que vai até 29 de abril, é o cinema independente.

Confira o trailer de "The Five-Year Engagement":

Dos quase 6.000 filme inscritos,  Tribeca apresentará 89 longas - 57 ficções e 32 documentários, dos quais 50 são estreias mundiais.

Metade da seleção dos 12 longas de ficção em competição é composta de filmes estrangeiros, como o israelense "Yossi" - sobre um gay enrustido em Tel-Aviv - que abre a competição, e "The Girl", produção EUA-México com Abbie Cornish no papel de uma mãe solteira do Texas que ajuda imigrantes a cruzarem a fronteira.
Associated Press/Divulgação Tribeca Film Festival
Cena do filme "The Girl", um dos selecionados para competição no Festival de Tribeca

"War Witch", rodado inteiramente no Congo, conta a história horripilante de uma menina cuja aldeia é invadida por rebeldes.

A competição de documentários será aberta por "The World Before Her", que traça um paralelo entre as participantes do concurso Miss Índia e de um acampamento fundamentalista hindu para meninas.

Geoff Gilmore, diretor de criação do festival, disse que a programação reflete uma maior abrangência geográfica, em vez da habitual seleção centrada em filmes europeus.

Ele disse que, nas dez edições anteriores, "houve às vezes uma falta de consistência, e acho que uma das coisas que você procura é o tipo de descoberta e diversidade que temos na programação deste ano".

Por outro lado, o festival busca um equilíbrio colocando na programação astros hollywoodianos que atraem a atenção do público, mas sem exageros - segundo Gilmore, "se (as celebridades) forem o único gancho, aí você se meteu numa ladeira escorregadia".

Neste ano, Tribeca homenageia Justin Bieber como um inovador no uso da tecnologia para alcançar grandes públicos - um dos focos do evento.

Também são esperados no tapete vermelho em Manhattan  James Franco, Olivia Wilde, Chris Rock, Tony Bennett, Kristen Wiig, Rob Lowe e Jason Sudeikis.

Nas telas, outras atrações incluem as ficções "While We Were Here", com Kate Bosworth, "Trishna", de Michael Winterbottom, "First Winter" - sobre nova-iorquinos modernos confinados em uma remota fazenda - e a animação "Consuming Spirits" - que levou 15 anos para ser feita.
Entre os documentários, há temas tão variados quanto o beisebol  - caso de "Knuckleball!" -  e  a ópera -  "Wagner's Dream".

Estrelas como Susan Saradon, Dakota Fanning, Olivia Wilde e Kim Catrall farão parte do júri de Tribeca 2012, que terá ao todo 39 jurados, divididos em seis categorias: narrativa, documentário, novo diretor de narrativa, novo diretor de documentário, narrativas em curta-metragem, documentários em curta-metragem e curtas estudantis - os prêmios serão de US$ 175.000,00.

Grandes diretores também irão fazer parte do júri: Mike Newell, Brett Ratner e Michael Moore – respectivamente jurados nas categorias de narrativa, documentário e documentários em curta metragem e os jurados da mostra “All Access Creative Promise Awards” - que reconhece a criatividade de jovens cineastas - serão, entre outros, Rosario Dawson e Cuba Gooding Jr.

Whoopi Goldberg - que fez parte do Festival desde sua primeira edição - também estará presente, e será, ao lado de Camilla Belle e Leelee Sobieski, jurada da categoria novo diretor de narrativa.

“Estamos honrados em ter esse grupo para dedicar o tempo e o cuidado necessários para ver e discutir os filmes em competição este ano”, disse em declaração Jane Rosenthal, que idealizou o festival em conjunto com seu marido - o filantropo Craig Hatkoff -  e o ator Robert de Niro.

A programação completa já foi divulgada e inclui o filme brasileiro “Xingu”, de Cao Hamburguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário