sexta-feira, 13 de abril de 2012

'TITANIC 3D' É FESTA PARA OS SENTIDOS, BOAS INTERPRETAÇÕES E DIREÇÃO PRIMOROSA, QUE JAMES CAMERON NUNCA MAIS CONSEGUIU REPETIR


Considerado um dos melhores filmes já feitos em Hollywood, "Titanic" (1997) caiu imediatamente no gosto do público, e teve arrecadação mundial de 1,8 bilhão de dólares, a primeira vez que um filme em toda a história do cinema alcançou essa marca.

Doze anos depois, o diretor James Cameron bateu o próprio recorde com "Avatar" - com renda internacional de 2,7 bilhões de dólares - mesmo sem ter um décimo da qualidade artística do filme que narra, com fundo romântico, uma das maiores tragédias da história, o naufrágio do navio que segundo seu fabricante, "nem Deus afundaria", mas que bateu num iceberg no Mar do Norte na sua viagem inaugural - entre Southampton, Inglaterra e Nova York, EUA.
Fox Film
Kate Winslet como Rose, na sua primeira cena de "Titanic 3D"

O longa de 1997 também é um maiores recordistas do Oscar - levou 11 estatuetas em 1999 - resultado só alcançado antes por "Ben-Hur" (1959) e depois, por "O Senhor dos Aneis - o Retorno do Rei" (2004).

Se a tecnologia que Cameron usou em "Avatar" - quando pode por em prática suas ambições visuais mais loucas, mas que resultou numa espécie de "samba do crioulo doido" - estivesse disponível 15 anos atrás, com certeza o diretor teria filmado "Titanic" em 3D.

Como não havia, ele foi obrigado a esperar.
Primeiro, Cameron queria lançar o longa no formato 3D em 2007 - quando ele completaria 10 anos - só que "Avatar" já tomava todo o seu tempo.
Fox Film
Leo DiCaprio e Kate Winslet, em cena do longa

Agora, a decisão do diretor de aproveitar o centenário do naufrágio - ocorrido na madrugada de 15 de abril de 1912 - e a recente febre do 3D, mostrou-se muito acertada.

No vídeo abaixo, o diretor James Cameron fala sobre a experiência de converter "Titanic" para o formato 3D:

Se a experiência de revisitar o longa de 1997 - agora chamada de  "Titanic 3D" -  não oferece maiores atrativos aos espectadores - algumas sequências são ligeiramente mais escuras do que no original 2D - o longa não perdeu seus encantos.

O 3D realça o realismo documental -  principalmente nas imagens reais do navio afundado - e uma mais que perfeita fidelidade a cenários, figurinos e muitos personagens verídicos, o que só foi possível pela extensa pesquisa fotográfica e parceria com renomados historiadores.

Também o requinte técnico, cujos maiores ganhos ao longa foram construção de um novo estúdio no México, de um Titanic em escala real, além da criação de um tanque com capacidade de 70 milhões de galões de água, sem contar o uso da computação gráfica de última geração - que elevou o orçamento a 200 milhões de dólares - merecem ser citados.

Assim, a impressionante reconstituição do mais comentado naufrágio de todos os tempos - que ocupa mais de uma hora do filme - e que custou mais de 1.500 vidas nas águas geladas do Atlântico Norte, nas proximidades da Terra Nova,Canadá, é grandiosa, e o 3D só ressalta isso.
Fox Film
O Titanic afunda depois de bater no iceberg: reconstituição primorosa

Se o naufrágio encantou a platéia masculina com cenas tensas e com muita ação, a envolvente trama romântica do casal Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater pegou a todos pela verdade e interpretação acima da média de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que imediatamente foram catapultados ao estrelato internacional.
Fox Film
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, na famosa cena na proa do navio

Jack e Rose são de origem social distinta, e vivem um romance fadado à tragédia, mas cuja história renasce no relato da sobrevivente, a Rose anciã - interpretada por Gloria Stewart, na época com 86 anos.

Curiosamente,Jack e Rose são alguns dos poucos personagens de ficção: além dos dois, também são criação dos roteiristas o noivo vilão de Rose, Caledon Hockley - interpretado por Billy Zane, canastrão como sempre - e seu guarda-costas, Spicer Lovejoy - David Warner, tão canastrão quanto o patrão.
Fox Film
Billy Zane dá um show de canastrice como o noivo pedante e afetado de Rose

Muitos outros personagens são verídicos, como a sobrevivente milionária Molly Brown - Kathy Bates, em participação espetacular - o arquiteto do navio, Thomas Andrews - Victor Garber - que desapareceu com ele, e o covarde proprietário da embarcação, Bruce Ismay - Jonathan Hyde - que é visto numa das última cenas escapando num dos insuficientes botes salva-vidas, onde deveriam ter embarcado apenas mulheres e crianças.
Fox Film
Jack e Rose depois do naufrágio: só ela vai sobreviver

Direção de primeiríssima - Cameron  infelizmente nunca mais repetiu a façanha - um elenco primoroso, cenas de ação bem conduzidas, diálogos inteligentes e efeitos de primeira -  que agora em 3D ficaram ainda melhores.

Como bem escreveu nessa semana o crítico Rubens Ewald Filho, nesses tempos de internet, streaming, DVD e Blu-Ray, e quando as reprises de bons filmes nas salas de cinema são cada vez mais raras, é uma grande sacada os cineastas reformatarem seus filmes em 3D.

As novas e antigas gerações de espectadores das salas escuras agradecem.

Confira o trailer do filme:

*****
"TITANIC 3D'
Título original:
Titanic 3D
Diretor:
James Cameron
Elenco:
Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Victor Garber, Jonathan Hyde
Gênero:
Drama - Aventura
Duração:
194 min.
Ano:
2012
Cor:
Colorido
País:
EUA
Estúdios:
Paramount Pictures, 20th Century Fox
Distribuição:
Fox Film
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário