quinta-feira, 12 de abril de 2012

A SEMANA NA TV



Confira o check-list dessa postagem:
TELEVISÃO ABERTA TEM FUGA INÉDITA DE TELESPECTADORES
*****
LISA EDELSTEIN TIRA A ROUPA POR UMA BOA CAUSA
*****
'GAME OF THRONES' TEM TERCEIRA TEMPORADA RENOVADA, E ATORES SE ESBALDAM NO RIO DE JANEIRO
*****
CRIADOR DE 'OS SIMPSONS' REVELA QUE SPRINGFIELD FICA NO OREGON
*****
E POR FALARMOS EM FOX, CONFIRA AS NOVIDADES DOS CANAIS PARA ESTE ANO
*****
NOVA SÉRIE DA HBO, 'GIRLS' É CONSIDERADA A 'SEX AND CITY' DA NOVA GERAÇÃO
*****
ANGUS T. JONES CRESCEU DIANTE DO PÚBLICO, E É A CAPA DE 'WATCH!'
*****
TERCEIRA TEMPORADA DE 'THE WALKING DEAD' COMEÇA A SER FILMADA EM 31 DE MAIO
*****
ENTREVISTA: JULIANA PAES FALA DO DESAFIO DE VIVER GABRIELA
*****
MARLY BUENO, ATRIZ E APRESENTADORA
*****
Agora, vamos lá!

TELEVISÃO ABERTA TEM FUGA INÉDITA DE TELESPECTADORES

O colunista de TV do UOL, Ricardo Feltrin, escreveu nessa semana que, se muitas pessoas questionam hoje em dia o que ocorrerá com o jornalismo impresso diante do avanço tecnológico às nossas vidas, os números provam que quem deve realmente se preocupar é a TV aberta.

Os números mostram que somente este ano a TV aberta perdeu 7% dos televisores ligados em relação ao ano passado - em 2011 houve uma média de 42,9% de aparelhos ligados entre 7h e 0h e em 2012, esse número já está em 39,9%.

Estamos em abril e a tendência de queda continua - no Painel Nacional de Televisão, que mede o número TVs ligadas, a queda foi de 2%.
Gráficos: Folhapress

Uma das hipóteses é a elevada temperatura registrada nos últimos meses, especialmente à noite - com mais calor, mais pessoas adiam a volta para casa e saem para passear ou consumir, seja em restaurantes, cinemas, teatros etc.

Outra hipótese pode ser a melhoria das condições de vida no país e a baixa taxa de desemprego.


As TVs abertas já perderam na última década quase 25% do público, que migraram para o segmento denominado pelo Ibope de ‘OC’ e ‘OA’ - Outros Canais e Outros Aparelhos - o que significa que, em uma década, um em cada 4 telespectadores brasileiros trocou a TV aberta por um desses novos ‘veículos’, que incluem não só a TV paga, mas também o uso da TV com vídeos, DVDs e videogames.

Os telespectadores estão certos: a TV aberta vem sendo infestada pela praga dos horários vendidos por trinta dinheiros aos telepastores, os programas, via de regra, entregam mais do mesmo e a seleção de filmes é de doer.

Só se salvam a teledramaturgia, os jornalísticos e os programas de entrevistas, e olhe lá.

LISA EDELSTEIN TIRA A ROUPA POR UMA BOA CAUSA

A bela atriz Lisa Edelstein, que durante sete das oito temporadas da série "House" interpretou Cuddy - a diretora do hospital em que trabalha o médico genial e doidão - entrou na longa lista de mulheres, célebres ou não, que tiram a roupa por uma causa.

Lisa tirou a roupa em defesa da organização pró-direitos dos animais PETA e, especificamente, do vegetarianismo, que pratica há 30 anos – e que, como se pode ver na foto abaixo, parece lhe ter feito muito bem, pela impressionante forma aos 46 anos.
Jack Guy - PETA

No vídeo abaixo, você verá o making of da foto de Lisa, produzida pelo fotógrafo de celebridades Jack Guy.

Entremeado a uma curta entrevista em que a atriz defende o vegetarianismo, diz que o consumo de carne, além do sofrimento que impõe aos animais, prejudica o meio ambiente – até o esterco produzido pelo gado, diz ela, é tóxico – e sugere às pessoas que comam refeições vegetarianas uma, quem sabe duas vezes por semana.

Dona de dois cães, ela pede também às pessoas interessadas em animais de estimação que adotem os mantidos em cativeiro, em fez de comprá-los em pet shops.

Veja:

Esse ativismo levado às últimas consequências é o que faz falta à classe artística brasileira, onde se contam nos dedos de uma só mão os atores e atrizes que defendem alguma causa.

Aqui no Brasil, os artistas só olham para seu próprio umbigo, uma triste constatação.

'GAME OF THRONES' TEM TERCEIRA TEMPORADA RENOVADA, E ATORES SE ESBALDAM NO RIO DE JANEIRO

A HBO anunciou nessa semana que encomendou mais 10 episódios para uma terceira temporada  de "Game of Thrones".

Em seu blog pessoal, o autor dos livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", George R.R. Martin, confirmou que a terceira temporada terá como base somente a primeira metade do terceiro livro da série.
"Assim como as duas primeiras temporadas, serão apenas dez episódios. Esta [a terceira] cobrirá (mais ou menos) os eventos da primeira metade de "A Tormenta de Espadas", terceiro livro da série", escreveu Martin.

Enquanto isso, os atores Richard Madden - o Robb Stark - e Kit Harington - o Jon Snow - estão aqui no Brasil divulgando a série, e se declararam apaixonados pelo país.
"É como o paraíso, tenho muita sorte de estar aqui", disse Madden em entrevista ao site da "Veja".

Fãs declarados do mundo criado por R. R. Martin, Madden e Harington dizem que se identificam muito com os personagens que fazem.
"Algumas cenas são tão difíceis que me afetam emocionalmente", disse Harrington.

"Sou muito parecido com o Robb, me sinto muito próximo dele", disse Madden.
O ator escocês afirma que teria tomado as mesmas decisões que seu personagem, o herdeiro da Casa de Stark, caso estivesse em sua pele.
"Faria exatamente igual."
Divulgação
Richard Madden e Kit Harington divulgam a segunda temporada de 'A Game of Thrones' no Rio

Harington não quis adiantar nada em relação a um dos maiores mistérios de "Game of Thrones": a identidade da mãe de Jon Snow - qualquer pessoa que tenha lido os livros ou acompanhe a série tem uma teoria sobre o assunto.
"Tenho minhas considerações, mas não pretendo revelá-las", esquivou-se o ator inglês.
"É algo que ainda está na mente do autor e não quero influenciar o que as pessoas pensam sobre isso."

Se pudessem escolher uma família para nascer em Westeros, o continente imaginário onde se passa grande parte da história, os dois atores não têm dúvidas: seriam da Casa de Stark.
"Os Lannisters são egoístas e os Targaryens são um bando de esquisitos", brincou Harington.

"Não vou mentir, gostaria de estar em Porto Real onde é quente e ensolarado", ponderou Madden, que está no núcleo de personagens que vivem no norte, região de neve.
"Mas quero estar em Winterfell, com os Stark. São honestos e autênticos, cuidam uns dos outros e têm um senso de família que está acima de todo o resto."

Enquanto aguardam o início das filmagens da terceira temporada, os atores se dedicam a projetos paralelos.

Madden está envolvido em duas produções.
"Talvez um filme seja lançado até o fim do ano."

Harington participa das filmagens do longa "The Seventh Son", onde contracena com Jeff Bridges e Julianne Moore, numa trama de fantasia sobre a história de um guerreiro aprendendo a exorcizar fantasmas e lutar contra bruxaria no século XVIII.
"São dois dos meus atores favoritos", derrete-se o jovem e talentoso ator.

O próximo episódio, "What is Dead May Never Die" - o terceiro do segundo ano da série -, vai ao ar domingo ( 15), às 22h, na HBO.

CRIADOR DE 'OS SIMPSONS' REVELA QUE SPRINGFIELD FICA NO OREGON

Um dos maiores segredos da televisão americana foi revelado nessa semana: Matt Groening, criador da série "Os Simpsons" contou onde está a verdadeira Springfield, cidade de Homer, Bart, Lisa e Margie, em entrevista publicada na terça (10).

"Springfield na verdade é uma cidade no Oregon. A única razão é: quando eu era uma criança, existia um programa chamado "Father Knows Best", que era situado nessa Springfield e eu fiquei emocionado na época por que imaginei que fosse a cidade mais próxima a Portland, minha cidade natal", disse em entrevista à "Smithsonian Magazine" - Matt já contou várias histórias diferentes sobre a origem da cidade.
Getty Images
Matt Groening atende aos fãs na última Comic-Con em São francisco, califórnia

"Quando cresci, percebi que era apenas um nome fictício e também que Springfield era um dos nomes mais comuns de cidades americanas. Quando comecei a criar o show, imaginei que seria legal todo mundo pensar que era a sua Springfield", completou.

Questionado por que não revelou antes, Groening justificou dizendo que "quando as pessoas vinham me perguntar se era a Springfield de Ohio ou de Massachussets, eu dizia apenas que sim".

Os personagens têm os mesmo nomes da família de Groening - o pai dele se chama Homer (homenagem ao poeta grego Homero), a mãe é Margaret, e ele tem irmãs Lisa e Maggie.
Bart, portanto, é o "alter ego" do próprio autor, que no entanto não batizou o menino travesso de "Matt" porque achava que seria mais divertida "essa ideia de um pai brabo gritando 'Bart', e Bart soa como o 'bark' (latido) de um cão latindo".

As alusões ao Oregon não param no nome da cidade: Groening também batizou alguns personagens com os nomes de ruas em Portland, como o reverendo Lovejoy, o aluno valentão Kearney e o vizinho mala-sem-alça Ned Flanders.
Reprodução
A cidade de Springfield de "Os Simpsons"

Até o endereço da família Simpson - Evergreen Terrace, 632 - é o mesmo da casa onde Groening passou a infância.

No ar desde 1989 pela Fox, "Os Simpsons" é a sitcom há mais tempo no ar na TV norte-americana, é exibida em mais de cem países e 50 idiomas, e ainda atrai semanalmente uma média de 7,7 milhões de espectadores nos EUA.

E POR FALARMOS EM FOX, CONFIRA AS NOVIDADES DOS CANAIS PARA ESTE ANO

O longa "Se Eu Fosse Você" (2006), de Daniel Filho, vai ser transformado em série de ficção pela Fox para ser exibida na TV paga, mas não deve ter nem  Glória Pires, nem Tony Ramos como o casal de protagonistas - ambos têm contrato de exclusividade com a Globo.

A Fox negociou os direitos com as produtoras 20th Century Fox e Total Filmes, e o elenco da produção ainda não foi definido.

O filme foi um grande sucesso de bilheteria do cinema brasileiro - com um público de 3,6 milhões de pessoas - e sua sequência, "Se Eu Fosse Você 2" registrou quase o dobro - com 6,13 milhões de espectadores.
Divulgação
O logo dos canais Fox

O biólogo Alexandre Rossi, conhecido na TV aberta como Dr. Pet, migrou para o NatGeo, e terá um programa nos mesmos moldes do que fazia na Record, ajudando a adestrar cães problemáticos. 
Animais selvagens e insetos também serão alvo do estudioso do comportamento animal em sua primeira temporada.

A Fox será casa de algumas estrelas do SBT, como o grupo Ciência em Show, que mostra suas experiências de física aos domingos no programa Eliana, e o explorador Richard Rasmussen, do "Aventura Selvagem",terá uma atração própria.

O experiente cinegrafista Lawrence Wahba também terá dois programas no NatGeo: uma série de três episódios sobre o Pantanal e outra que mostrará uma espécie de diário de viagens para marcar seus 20 anos de carreira.

Culinarista mais fofa da TV, Palmirinha Onofre volta em junho à TV com suas receitas no "Programa da Palmirinha", no canal Bem Simples.
"Vai ter umas receitas boas", ela garantiu em coletiva de imprensa do Grupo Fox em São Paulo, nesta terça (10).

Leticia Veloso/Folhapress
Palmirinha Onofre volta à TV em junho, no Canal Bem Simples, da Fox

O Fox Sports vai investir também em um programa de viagens para mostrar o lado cultural das artes marciais, com os gêmeos do MMA Minotauro e Minotouro Nogueira.

Por fim, a Fox anunciou que o diretor de cinema Fernando Meirelles desenvolve dois programas para o canal: um é o jornalístico "360", programa homônimo a seu filme que será lançado em agosto no Brasil; o outro se chamará "Contos de Edgar", série de ficção inspirada em contos do escritor Edgar Allan Poe (1809-1849).

NOVA SÉRIE DA HBO, 'GIRLS' É CONSIDERADA A 'SEX AND CITY' DA NOVA GERAÇÃO

A trama central da nova série da TV norte-americana "Girls" é familiar: quatro amigas de Nova York partilhando aventuras sexuais, numa cidade famosa por sua vida frenética.

Mas "Girls" não é "Sex and the City": suas mulheres são bem mais jovens, o tom é mais excêntrico, e o drama cômico com episódios de meia hora está sendo elogiado como o mais realista retrato já feito sobre as mulheres jovens, o sexo e a feminilidade.

Além do mais, a série - que estreia no domingo pela HBO nos EUA - foi criada, escrita e dirigida por Lena Dunham, de apenas 25 anos, exagerando episódios da sua própria vida.
Stephen Lovekin/Getty Images
Da esquerda para a direita: s atrizes Zosia Mamet, Jemima Kirke, a produtora Judd Apatow, o produtor executivo Jenni Konner e as atrizes Lena Dunham e Allison Williams na première da série "Girls", da HBO (4/4/2012)

"Esse programa não poderia existir sem 'Sex and the City', tanto pelo que ele abriu para as mulheres na televisão, e porque as personagens foram criadas vendo 'Sex and the City'", disse Dunham à Reuters.
"O que tem de parecido é a constante luta para se definir, se passar em uma selva urbana - se quisermos chamar assim -, e as fortes relações entre as mulheres."

Mas "Girls" é menos chique e glamorosa, e mais moderna, capturando as vidas semiprivilegiadas de mulheres jovens e brancas na cidade.

As personagens têm conversas pós-universitárias em banheiros e quartos de apartamentos diminutos, discutindo carreira, preço do aluguel, sexo e cultura digital.

Vamos aguardar a estreia por aqui.

ANGUS T. JONES CRESCEU DIANTE DO PÚBLICO, E É A CAPA DE 'WATCH!'

Para mim, um dos maiores prazeres que tenho ao assistir TV é acompanhar um ator ou atriz e ver surgir, ano a ano, seu talento e criatividade.

Já vi muita coisa boa, desde atores e atrizes brasileiros que cresceram diante das câmeras, até os americanos Tom Welling - que era só um rostinho bunito no primeiro ano de "Smallville" para arrebentar depois - e Angus T.Jones, da série "Two and a Half Men".
Watch Magazine
Angus T.Jones na capa da Watch!

No começo da série, Angus era um menino gordinho, bochechudo e muito esperto.

A série continuou e, com seu crescimento cronológico, fomos brindados semana a semana com seu imenso talento.

Mesmo nessa nona temporada - a primeira sem Charlie Sheen - Angus vem arrebentando e é uma das melhores coisas da série.

Tomara que consiga outros bons papéis, agora que sua adolescência, mostrada a nós semana a semana, está chegando ao fim.

E POR FALARMOS EM 'TWO AND A HALF MEN', CHARLIE SHEEN "RESSUSCITA" PARA DIVULGAR SUA NOVA SÉRIE

O teaser da nova série de Charlie Sheen - "Anger Management" - brinca com o funeral do seu personagem em "Two and a Half Men", de onde ele foi demitido depois de declarações nada amáveis ao criador do seriado cômico, Chuck Lorre.

O clipe começa com Sheen num caixão e os dizeres: "Charlie Sheen morreu. E foi para o FX" - canal em que a nova série estreia em 28 de junho.

Confira o teaser:

É uma provocação ao que aconteceu com Charlie Harper , seu persnagem em "Two and a Half Men": ele morreu atropelado por um trem, nos dizeres de sua mulher, mas não apareceu na nona temporada da série da Warner - no episódio que vai ao ar nos EUA em 30 de abril, o espírito de Charlie  vai incorporar na personagem vivida pela atriz Kathy Bates.

TERCEIRA TEMPORADA DE 'THE WALKING DEAD' COMEÇA A SER FILMADA EM 31 DE MAIO

As filmagens da terceira temporada da série 'The Walking Dead' já tem data para começar: 31 de Maio, em Senoia, no Estado de Georgia, e tem estreia prevista para o outono norte-americano, que acontece entre setembro e dezembro, e contará com dezesseis episódios - a segunda temporada teve treze episódios, e a primeira seis.

A terceira temporada se passará dentro de uma prisão, e contará com personagens conhecidos das HQ's, como Michonne - interpretada por Dana Gurira - e o Governador - David Morrissey.
Divulgação

O último episódio da segunda temporada quebrou um novo recorde de audiência nos EUA - foi visto por 9 milhões de espectadores, marcando a maior audiência da história da TV paga norte-americana.

A série é baseada na HQ de mesmo nome - criada em 2003 por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard - e é centrada em Rick Grimes, um oficial de polícia da pequena cidade de Cynthiana, no estado do Kentucky, que tem sua família e uma série de outros sobreviventes unidos para manterem-se vivos depois que o mundo foi infestado por zumbis.

ENTREVISTA: JULIANA PAES FALA DO DESAFIO DE VIVER GABRIELA

"Ia pelo caminho quase saltitante. Parecia uma demente com aquele cabelo desmazelado, envolta em sujeira, os pés feridos, trapos rotos sobre o corpo. Mas Clemente a via esguia e formosa, a cabeleira solta e o rosto fino, as pernas altas e o busto levantado."

É uma Gabriela decalcada da definição de Jorge Amado no romance homônimo que o reporter da Folha, Lucas Neves, fita por entre arbustos de galhos atrofiados, cáctus de um verde vacilante e ossadas de um gado estorricado pela seca, na caatinga de Junco do Salitre, região de Juazeiro (BA), a 514 km de Salvador.

Escalada para o papel-título da nova adaptação da obra do escritor - que deve estrear na faixa das 23h da Globo até agosto -, Juliana Paes, 33, grava ali as cenas em que a sertaneja encarnada por Sônia Braga 37 anos atrás deixa seu habitat para tentar a sorte na Ilhéus dos anos 1920.

O seu destino é o eldorado litorâneo em que forças cosmopolitas começam a fragilizar o coronelismo dominante e a engendrar uma revisão de valores e códigos sociais -movimentação insuficiente, entretanto, para preparar corações e mentes locais para a chegada de Gabriela, dona de volúpia irrefreável.
Estevam Avellar - Divulgação: TV Globo
A atriz Juliana Paes, caracterizada como Gabriela, em locação da novela "Gabriela" em Junco do Salitre (BA)

A caracterização de Juliana inclui rosto, braços e pernas (superbronzeados) cobertos de pós que reproduzem colorações e texturas de areia, lama e poeira -"kit-sujeira" também aplicado sobre as longas madeixas, o vestido de alcinha terroso decotado e a sandália rasteira de couro, com dentes artificialmente amarelados.

Antes disso, a atriz teve aulas de culinária - seu repertório agora inclui acarajés, abarás, pamonhas e tapiocas - preparação corporal - "para tentar trazer a paisagem para dentro, para o olhar" - e prosódia.
Até se deixa ouvir em vogais abertas e "esses" chiados bem baianos durante os primeiros minutos de entrevista.

"Essa melodia te pega de um jeito que vai ficando orgânico", justifica.
"Tenho tentado me apegar ao sotaque mesmo quando não estou em cena. É muito fácil perdê-lo na hora do 'gravando!', porque ali você vai para a sua área de memória emotiva, de conforto."

Para entender as origens da personagem, Juliana fez laboratório no casebre sem luz, com chão de terra batida e fogão de barro de uma família sertaneja.

Preparou o corpo para o gestual buliçoso de Gabriela em sessões de treinamento TRX, com fitas que ajudam a desenvolver a elasticidade - atributo que Sônia Braga exibiu com sobras na cena da novela de 1975 em que se encarapitava no telhado de uma casa de Ilhéus para buscar uma pipa.

"Não a vejo exuberante demais. Como é uma retirante que abandona o sertão porque está passando por necessidade? Tem o corpo seco, magro, enxuto", define a atriz, que diz ter mantido o próprio peso - na vizinhança dos 58, 59 quilos.

Analistas do romance tendem a traçar um perfil híbrido da personagem, algo entre a ingenuidade infantil e a voragem de uma mulher-bicho, guiada por pulsões primais.

Juliana se alinha à segunda corrente.
"Ela está conectada com sua natureza, seus desejos íntimos e vontades primitivas. Por que [alguém] tem de se casar, por que não se relacionar simplesmente por achar um moço bonito, sem apego a convenções sociais?", indaga.

"Não se trata de uma boba alegre. Ela gosta de brincar, sorrir, estar em harmonia com as forças que a cercam. Mas faz isso com consciência. É uma sertaneja que não sabe nada, mas sabe muito ao mesmo tempo."

Aguardando mais essa performance dessa esforçada atriz com muita ansiedade!

MARLY BUENO, ATRIZ E APRESENTADORA

A postagem de hoje é dedicada ao talento e à memória da atriz e apresentadora paulistana Marly Bueno.

Marly trabalhou como apresentadora entre os anos 50 e 70, inclusive apresentando com brilho o concurso de Miss Brasil.

Em 1953, estreou nas telonas no longa "A Família Lero-Lero" e, no ano seguinte, na televisão no seriado da TV Tupi "Alô Doçura", protagonizado por Eva Wilma e John Herbert.

Em sua carreira, Marly estrelou 11 filmes e teve cerca de 27 trabalhos na televisão.

Dentre seus projetos recentes para as telonas, estão: A Mulher Invisível (2009), Inesquecível (2007), Fica Comigo Esta Noite (2006) e Oriundi (1999).

Uma das atrizes preferidas do autor Manoel Carlos, Marly esteve no elenco de todas as novelas do autor na Globo, e atualmente estava no elenco da minissérie "Rei Davi", na Record.

Marly morreu na madrugada de hoje, aos 78 anos, vítima de infecção após uma cirurgia de emergência no Rio de Janeiro, segundo informado por um sobrinho.

Ela tinha sido internada às pressas para tratar de um problema intestinal, teve que ser operada, mas acabou não resistindo.

Já está fazendo muita falta.


*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário