quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

'ME CHAME PELO SEU NOME': ROMANCE ENTRE RAPAZ E HOMEM MADURO É UM DOS MELHORES LONGAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS


SINOPSE:

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana.

Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega, já que a paixão entre os dois começa a brotar.

CRÍTICA:

Os filmes com temática LGBT têm ganhado espaço nas salas de cinema e agora, finalmente estreia aqui no Brasil 'Me Chame Pelo Seu Nome', um longa que diz de cara a que veio

O italiano Luca Guadagnino (A Bigger Splash) dirige uma história baseada em um romance homônimo de André Aciman que traz Elio, personagem de Timothée Chalamet (Lady Bird - É Hora De Voar), um adolescente que vive com seus pais em uma casa de campo no interior da Itália.

Ele é apresentado a Oliver, vivido pelo ator Armie Hammer (Animais Noturnos), um acadêmico que chega à casa da família para acompanhar uma pesquisa juntamente com o pai de Elio.

Me Chame Pelo Seu Nome : Foto Armie Hammer, Timothée Chalamet
Elio (Timothée Chalamet) é apresentado a Oliver (Armie Hammer) - Fotos dessa postagem - Divulgação/Sony Pictures
O encontro dos dois não é um clichê de amor à primeira vista, é calmo e discreto, não entregando nada do que a trama trará em seu decorrer.

Por ser criado por uma família com ideias e percepções de uma vida intelectual, Elio é curioso e isso fica evidente quando ele e Oliver passam a se aproximar.

O jovem observa as atitudes e os olhares do homem sempre com ar de quem quer entender, mas sem demonstrar de cara um interesse amoroso por ele.

É aí que o longa se diferencia de alguns romances atuais, sempre mostrando casais com paixões arrebatadoras que faz o espectador se perguntar como aquilo aconteceu.

O drama está longe de ser clichê e isso é um respiro para os fãs da sétima arte que se cansam de ver sequências de cenas onde existe um padrão entre se apaixonar, dar errado, aceitar desculpas e viver felizes para sempre.

É ver a descoberta do amor e da sexualidade sem respingos de melodrama.

Falando sobre amor e só sobre amor de forma geral, Guadagnino não se importa em criar polêmicas - por exemplo, a cena do pêssego, uma das mais comentadas na internet nos últimos dias.

As cenas de sexo, por sinal, não são desconfortáveis ou eróticas demais para os cinemas.

O que se vê é a forma mais pura de demonstrar o amor que os dois homens estão sentindo um pelo outro.

Me Chame Pelo Seu Nome : Foto Esther Garrel, Timothée Chalamet
Cena do filme
O mesmo aconteceu com 'Azul É A Cor Mais Quente', um drama lésbico dirigido por Abdellatif Kechicheque, que causou polêmicas ao apresentar cenas mais quentes entre duas mulheres, mas que não tinha o intuito de erotizar o longa.

A atuação dos atores é um show à parte.

Mesmo com uma diferença de idade dentro e fora das cenas, Hammer e Chalamet têm toda a química que tanto gostamos de ver em um casal.

Os dois demonstram segurança e conforto em viver aquele amor de verão.

A questão estética do longa é detalhada, com cenários inspiradores para uma história de amor e câmeras posicionadas exatamente onde deveriam.

As tomadas com Elio estão sempre o colocando em primeiro plano, mas nunca tirando o foco de Oliver e deixando-o apenas como o coadjuvante que completa a trama.

O enquadramento mostra os detalhes de olhares, toques e falas de forma certeira, e se você prestar atenção, verá que mesmo as cores, as músicas e os cenários estão complementando lindamente o roteiro - escrito por James Ivory (Em Busca do Amor).

O longa não merece ser denominado apenas como um filme de drama gay.

Me Chame Pelo Seu Nome : Foto Timothée Chalamet
Chalamet - atuação excepcional
Ele é mais do que um drama e embora tenha sua temática voltada para um romance homossexual, se desmistifica da rotulação e fala apenas uma língua: a do amor.

Com tantas indicações a prêmios, é grande a torcida para que Chalamet seja mais um dos jovens atores indicados ao Oscar por seu belíssimo trabalho.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ME CHAME PELO SEU NOME'
Título Original:
CALL ME BY YOUR NAME
Gênero: 
Drama
Direção:
Luca Guadagnino
Elenco:
Amira Casar, André Aciman, Antonio Rimoldi, Armie Hammer, Elena Bucci, Esther Garrel, Marco Sgrosso, Michael Stuhlbarg, Peter Spears, Timothée Chalamet, Vanda Capriolo, Victoire Du Bois
Roteiro:
James Ivory
Produção:
Emilie Georges, Howard Rosenman, James Ivory, Luca Guadagnino, Marco Morabito, Peter Spears, Rodrigo Teixeira
Fotografia:
Sayombhu Mukdeeprom
Montador:
Walter Fasano
Estúdio:
Frenesy Film Company, La Cinéfacture, RT Features
Distribuidora:
Sony Pictures
Estréia no Brasil:
18/01/2018
Ano de Produção:
2017
Duração:
132 min.
Classificação Etária:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário