quinta-feira, 10 de novembro de 2016

'HORIZONTE PROFUNDO - DESASTRE NO GOLFO': BASEADA EM DESASTRE REAL, AÇÃO É DIVERSÃO DE PRIMEIRA


SINOPSE:

Baseada em eventos reais, a história se passa no Golfo do México, na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon.

Diante de um dos piores vazamentos de petróleo na história dos EUA, Mike Williams (Mark Wahlberg) e os demais trabalhadores embarcados lutam para escapar com vida do terrível acidente.

CRÍTICA:

Se filmes sobre desastres reais – naturais ou provocados pelo homem – chamam a atenção, o sensacionalismo, característico dessas produções, acaba fazendo a má fama do gênero.

Ainda bem que 'Horizonte Profundo - Desastre No Golfo', em exibição em 243 salas em todo o Brasil, consegue deixar os clichês para trás e envolver o espectador numa crescente de desespero que a situação mostra.

A história narra a trágica explosão na plataforma de perfuração marítima Deepwater Horizon, no Golfo do México, que resultou em um dos piores vazamentos de petróleo na história dos EUA.

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo : Foto Mark Wahlberg
Mark Wahlberg vive o protagonista Mike Williams - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paris Filmes
Lá, Mike Williams (Mark Wahlberg) e o restante da equipe a bordo da plataforma precisaram lutar contra o tempo para salvar suas vidas depois que o lugar ameaça explodir.

Com direção de Peter Berg ('Hércules' e 'O Grande Herói'), o filme apresenta características dos dramas de guerra, com o cineasta usando muito bem de efeitos como câmera tremida e luzes que ascendem e apagam constantemente, para mostrar o alvoroço do momento.

A narrativa vai direto ao ponto e dá pequenas pistas do que vai acontecer desde as primeiras cenas.

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo : Foto John Malkovich
John Malkovich como Donald Vidrine, em cena do longa
Como a história é baseada em fatos reais, esse recurso ajuda a criar suspense, mesmo que o desfecho da história já seja conhecido por muitos.

Como maus momentos, temos a linguagem rebuscada, cheia de jargões técnicos desconhecidos do grande público e também a forma como a história é centralizada apenas no personagem de Wahlberg, mesmo quando Kurt Russell e Gina Rodriguez também tem papel importante - mais evidente na parte final.

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo : Foto Kurt Russell
Kurt Russell, em cena do longa
Berg também prefere trabalhar a partir de uma abordagem que não esconde os culpados e em nenhum momento ele hesita em colocar Donald Vidrine (John Malkovich) como um dos responsáveis.

Pena que o personagem acabe ganhando um final redentor, bem típico de ficção.

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo : Foto Mark Wahlberg
O longa tem poucos efeitos especiais feitos por computador
Finalmente, pena que o longa não tenha explorado um pouco mais o lado mais perverso desse desastre: o impacto ambiental que ele causou, cujas consequências persistem até hoje na região.

É que o filme prefere apenar para a grande figura do 'American Hero' - e se sai muito bem.

Grande diversão, vale a ida ao cinema.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'HORIZONTE PROFUNDO - DESASTRE NO GOLFO'
Título Original:
DEEPWATER HORIZON
Gênero:
Ação
Direção:
Peter Berg
Roteiro:
Matthew Michael Carnahan, Matthew Sand
Elenco:
Brad Leland, Chris Ashworth, David Maldonado, Douglas M. Griffin, Dylan O'Brien, Ethan Suplee, Garrett Hines, Gina Rodriguez, Henry Frost, J.D. Evermore, James DuMont, Jeremy Sande, Joe Chrest, John Malkovich, Kate Hudson, Kurt Russell, Mark Wahlberg, Robert Walker Branchaud, Stella Allen, Sue-Lynn Ansari
Produção:
David Womark, Lorenzo di Bonaventura, Mark Vahradian
Fotografia:
Enrique Chediak
Montador:
Colby Parker Jr.
Trilha Sonora:
Steve Jablonsky
Duração:
107 min.
Ano:
2016
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
10/11/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Di Bonaventura Pictures / Lionsgate Entertainment / Participant Media
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário