quinta-feira, 24 de novembro de 2016

'ELIS': COM ANDREA HORTA ESPETACULAR, LONGA SÓ FALHA EM NÃO CONSEGUIR APRESENTAR A CANTORA ÀS NOVAS GERAÇÕES

SINOPSE:

Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul anos 19 anos para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro.

Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando.

Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos, até sua morte trágica e precoce.

CRÍTICA:

Considerada por muitos a melhor cantora brasileira de todos os tempos, Elis Regina (17.03.1945 — 19.01.1982) era chamada pelos íntimos de 'Pimentinha', por conta de sua baixa estatura, aliada à sua personalidade forte e explosiva.

É a trajetória desse ícone brasileiro que finalmente chega às telonas no filme 'Elis', do estreante Hugo Prata e que estreia hoje em 225 salas em todo o Brasil.

O filme não seria nem um décimo do que é se Andrea Horta não personificasse Elis à perfeição.

Elis : Foto
Andrea Horta interpreta Elis, dos 19 anos (acima) até sua morte precoce - Fotos dessa Postagem - Divungação/Downtown Filmes
Além de se parecer uma barbaridade com Elis, Andrea incorporou todo o seu gestual - como a forma de dançar com os braços sempre abertos, que lhe rendeu o apelido de "Hélice Regina" – o sorriso largo e sotaque, que flutuava entre o gaúcho interiorano e o carioca.

Mas a escolha mais acertada foi a de não fazer Andrea cantar - ela dubla (muito bem) as músicas com a maravilhosa voz original da cantora.

A trama, dinâmica, foca na versátil carreira da artista e começa com sua chegada ao Rio de Janeiro, acompanhada do pai, quando ainda era uma desconhecida.

Até que foi descoberta pela icônica dupla de produtores musicais Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli, época em que começou a se apresentar no icônico Bottles Bar, no Beco das Garrafas.

Elis : Foto
Na porta do icônico Bottles Bar, no Beco das Garrafas
Assim, não demorou muito para que o talento de Elis chamasse a atenção de produtores e da mídia e ela estourasse no cenário musical nacional.

Se a carreira era ascendente, a vida pessoal de Elis era recheada de conflitos, principalmente no casamento com Bôscoli, conhecido pelo comportamento mulherengo e boêmio.

Mesmo sendo uma artista consagrada, Elis sentiu o peso de ser mulher, cansou de ser cobrada pela maternidade, de ser subestimada pelos homens com quem se relacionava e da obrigação de manter uma imagem perfeita.

Para desespero de Elis, o episódio em que cantou - segundo ela forçada - nos Jogos Militares, em plena época da ditadura militar, em que artistas como Chico Buarque estavam exilados e tiveram suas canções censuradas, fez com que ela fosse vaiada em um show e sofresse críticas por parte da imprensa libertária, se tornando "persona non grata" em alguns meios.

Resultado de imagem para gustavo machado elis
Gustavo Machado interpreta Ronaldo Bôscoli
A transição das fases da vida de Elis foi bem construída, mas a narrativa acaba dando ênfase demais no lado pessoal e nos amores da intérprete enquanto ignora fatos importantes como a parceria dela com Tom Jobim - que rendeu o clássico "Águas de Março".

O longa também não traz nenhuma novidade, nada que não tenha sido contado anteriormente entre livros, séries e documentários sobre ela.

Resultado de imagem para lucio mauro filho  miele
Lúcio Mauro Filho interpreta Luiz Carlos Miéle
Para uma cantora que se destacava por não remediar sua voz, a cinebiografia parece contida demais, já que Hugo Prata quis fazer um drama que agradasse quem já é fã ou conhece o trabalho da cantora, falhando em mostrar a intensidade de Elis para as gerações mais novas.

No mais, o filme é de uma beleza inenarrável, Andrea faz jus a todos os prêmios que vem recebendo e as músicas, muito bem escolhidas, fazem com que todos saiam da sala de cinema absolutamente tocados.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ELIS'
Gênero:
Biografia
Direção:
Hugo Prata
Roteiro:
Hugo Prata, Luiz Bolognesi, Vera Egito
Elenco:
Andréia Horta, Caco Ciocler, Gustavo Machado, Júlio Andrade, Lúcio Mauro Filho, Zecarlos Machado
Produção:
Fabio Zavala
Fotografia:
Adrian Teijido
Montador:
Tiago Feliciano
Trilha Sonora:
Alessandro Laroca
Duração:
110 min.
Ano:
2016
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
24/11/2016 (Brasil)
Distribuidora:
Downtown Filmes
Estúdio:
Bravura Cinematográfica
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário