sexta-feira, 11 de novembro de 2016

MEMÓRIA: ROBERT VAUGHN, O MELHOR ESPIÃO DA TV DE TODOS OS TEMPOS


<>
Ator que interpretou o agente secreto Napoleon Solo na cult série 'O Agente da UNCLE', morreu hoje, aos 83 anos
<>

Robert Francis Vaughn nasceu em Nova York, em 22 de novembro de 1932.

Filho de pai ator e mãe atriz, relutou em seguir suas carreiras até largar a faculdade de jornalismo no meio para, junto da mãe, tentar a vida como ator em Los Angeles.

A estreia foi na série 'Medic', em 21 de novembro de 1955, no episódio "Black Friday".

Mas ele transitava bem entre a telinha e a telona e participou de filmes importantes, como 'Superman III' (1983), 'Os Dez Mandamentos' (1956), 'Sete Homens e um Destino' (1960), 'Bullitt' (1968) e 'O Moço de Filadélfia' (1959).

Por seu papel como um homem acusado de assassinato neste último, ele foi nomeado para um Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou um Emmy em 1978 por sua atuação como presidente dos EUA, na mini-serie "Washington: Behind Closed Doors".

 Da esquerda para a direita: Yul Brynner, Steve McQueen, Horst Buchholz, Charles Bronson, Robert Vaughn, Brad Dexter e James Coburn em cena de  'Sete Homens e Um Destino' (1960) - MGM Studios

Mas nenhum personagem que interpretou foi tão popular como Napoleon Solo.

No auge da Guerra Fria, milhões de americanos paravam tudo o que estavam fazendo para o verem em ação ao lado de David McCallum em "The Man From UNCLE" (no Brasil, 'O Agente da UNCLE') para maravilhados, conferirem sua performance como um super agente lutando contra a THRUSH, uma organização secreta que queria dominar o mundo através de dispositivos improváveis, como um gás que controlava mentes.

A série de espionagem, criada pela Metro-Goldwyn-Mayer, foi ao ar de 1964 até 1968 na rede de televisão NBC, com 105 episódios de 60 minutos cada, totalizando quatro temporadas (a primeira foi em preto & branco).

Confira uma promo da série:


Chamada por muitos de 'James Bond na TV' por ter o mesmo ritmo e as divertidas gadgets que Sean Connery exibia na mesma época nos filmes de 007, só depois de terminada é que o público ficou sabendo que o criador de James Bond, Ian Fleming contribuiu para a criação do show. 

A série de humor, aventura e ação mostrava as atribulações de dois agentes secretos, o americano Napoleon Solo (Vaughn) e o soviético da Geórgia Illya Kuryakin (David McCallum ) em uma agência fictícia de espionagem, a U.N.C.L.E. (United Network Comand for Law and Enforcement), sempre contra a organização criminosa “THRUSH” (WASP no filme piloto).

David McCallum e Robert Vaughn, em foto promocional de 'O Agente da UNCLE', em 1967 - MGM Studios

Na série não há o significado da sigla, que só foi definida a partir das novelas de David McDaniel: seria "Technological Hierarchy for the Removal of Undesirables and the Subjugation of Humanity",fundada pelo coronel Sebastian Moran.

A série ironizava os romances de espiões, então em moda  e sempre mostrava o recrutamento de pessoas comuns para cada missão, como forma de fazer com que a audiência se identificasse com as histórias.

No Brasil, a série foi exibida inicialmente na extinta TV Excelsior de São Paulo, no início de 1966 e depois em outras emissoras.

 Fez um sucesso tão absurdo, que em 1966 foi lançada a série derivada 'The Girl from U.N.C.L.E.'

No auge da popularidade do programa, Vaughn disse que recebia mais de 70.000 cartas de fãs por mês.

Confira as aberturas, encerramento e a dupla de agentes em ação:


"O show inteiro é uma piada. É uma extensão da piada de Bond em um desenho animado gigantesco no horário nobre ", disse Vaughn ao 'The Saturday Evening Post' em entrevista de 1965, a qual, a revista observou, ele chegou vestindo um terno italiano feito sob medida e uma gravata de seda preta .

Piada ou não, o show catapultou Vaughn e McCallum para a fama.

Kurt Russell (aos 10 anos), Leslie Nielsen e Joan Collins apareceram no show.

Na primeira temporada, William Shatner e Leonard Nimoy - que virariam protagonistas de "Star Trek" dois anos depois - também tiveram papéis na série.

Em 2015, o cineasta britânico Guy Richie fez uma bela homenagem à série, rodando um longa com o mesmo nome, ambientado nos mesmos anos 60 e estrelado por Henry Cavill (como Solo) e Armie Hammer(como Kuryakin).

Infelizmente, o filme não teve grande repercussão.

Ao lado de Richard Pryor, em 'Superman III' (1983) - Warner Bros.
Apesar do estrelato, Vaughn sempre que perguntado, desdenhava sobre sua vocação.

"Atuar sempre foi muito chato para mim"  - disse ele ao The Post.

"Qualquer um zé ninguém na televisão pode se tornar um milionário simplório."

Na época, Vaughn era mais focado em política do que show business e sempre falou publicamente contra a guerra no Vietnã.

"Em nosso fervor para deter a propagação potencial do totalitarismo, que precedente incrível estamos definindo no Vietnã?" - ele perguntou em um discurso inflamado.

"Ao marchar nossas legiões pelo interior dos continentes estrangeiros, casas queimando, devastando a terra e matando indiscriminadamente amigos e inimigos?"

Vaughn se tornou presidente nacional de uma organização chamada dissidentes democratas em 1967 e debateu a guerra com William F. Buckley Jr. no programa de televisão dele, "Firing Line" - uma luta que Vaughn venceu.

"Vaughn não sofreu feridas do especialista em estocadas Buckley", disse o jornal 'Newsday', de Long island.

Nessa época, Vaughn fez amizade com o procurador-geral Robert F. Kennedy e era um convidado frequente em Hickory Hill, propriedade de Kennedy em McLean, Virgínia., onde jogava futebol com o escritor Art Buchwald e o astronauta John Glenn.

Resultado de imagem para robert vaughn  and robert kennedy
Marlon Brando, Robert Kennedy e Vaughn - AP
A carreira de David McCallum perdura até hoje (ele segue no ar como o Dr. Donald "Ducky" Mallard em 'NCIS', ainda a série mais vista nos EUA).

a última aparição da carreira de Vaughn foi na série da BBC 'Hustle' (2012).

Em cena de 'Hustle' (2012 ) - BBC
Robert Vaughn morreu hoje, onze dias antes de completar 84 anos, após travar uma breve batalha contra uma leucemia aguda.

"O Senhor Vaughn faleceu com sua família ao redor", declarou o assessor Matthew Sullivan, segundo o Deadline.

Ele deixou a mulher, Linda, o filho Cassidy, a filha Caitlin - e, claro, uma longa carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário