<>
Ator que interpretou o agente secreto Napoleon Solo na cult série 'O Agente da UNCLE', morreu hoje, aos 83 anos
<>
Robert Francis Vaughn nasceu em Nova York, em 22 de novembro de 1932.
Filho de pai ator e mãe atriz, relutou em seguir suas carreiras até largar a faculdade de jornalismo no meio para, junto da mãe, tentar a vida como ator em Los Angeles.
A estreia foi na série 'Medic', em 21 de novembro de 1955, no episódio "Black Friday".
Mas ele transitava bem entre a telinha e a telona e participou de filmes importantes, como 'Superman III' (1983), 'Os Dez Mandamentos' (1956), 'Sete Homens e um Destino' (1960), 'Bullitt' (1968) e 'O Moço de Filadélfia' (1959).
Por seu papel como um homem acusado de assassinato neste último, ele foi nomeado para um Oscar de melhor ator coadjuvante e ganhou um Emmy em 1978 por sua atuação como presidente dos EUA, na mini-serie "Washington: Behind Closed Doors".
Da esquerda para a direita: Yul Brynner, Steve McQueen, Horst Buchholz, Charles Bronson, Robert Vaughn, Brad Dexter e James Coburn em cena de 'Sete Homens e Um Destino' (1960) - MGM Studios
Mas nenhum personagem que interpretou foi tão popular como Napoleon Solo.
No auge da Guerra Fria, milhões de americanos paravam tudo o que estavam fazendo para o verem em ação ao lado de David McCallum em "The Man From UNCLE" (no Brasil, 'O Agente da UNCLE') para maravilhados, conferirem sua performance como um super agente lutando contra a THRUSH, uma organização secreta que queria dominar o mundo através de dispositivos improváveis, como um gás que controlava mentes.
A série de espionagem, criada pela Metro-Goldwyn-Mayer, foi ao ar de 1964 até 1968 na rede de televisão NBC, com 105 episódios de 60 minutos cada, totalizando quatro temporadas (a primeira foi em preto & branco).
Confira uma promo da série:
Chamada por muitos de 'James Bond na TV' por ter o mesmo ritmo e as divertidas gadgets que Sean Connery exibia na mesma época nos filmes de 007, só depois de terminada é que o público ficou sabendo que o criador de James Bond, Ian Fleming contribuiu para a criação do show.
A série de humor, aventura e ação mostrava as atribulações de dois agentes secretos, o americano Napoleon Solo (Vaughn) e o soviético da Geórgia Illya Kuryakin (David McCallum ) em uma agência fictícia de espionagem, a U.N.C.L.E. (United Network Comand for Law and Enforcement), sempre contra a organização criminosa “THRUSH” (WASP no filme piloto).
David McCallum e Robert Vaughn, em foto promocional de 'O Agente da UNCLE', em 1967 - MGM Studios
Na série não há o significado da sigla, que só foi definida a partir das novelas de David McDaniel: seria "Technological Hierarchy for the Removal of Undesirables and the Subjugation of Humanity",fundada pelo coronel Sebastian Moran.
A série ironizava os romances de espiões, então em moda e sempre mostrava o recrutamento de pessoas comuns para cada missão, como forma de fazer com que a audiência se identificasse com as histórias.
No Brasil, a série foi exibida inicialmente na extinta TV Excelsior de São Paulo, no início de 1966 e depois em outras emissoras.
Fez um sucesso tão absurdo, que em 1966 foi lançada a série derivada 'The Girl from U.N.C.L.E.'
No auge da popularidade do programa, Vaughn disse que recebia mais de 70.000 cartas de fãs por mês.
Confira as aberturas, encerramento e a dupla de agentes em ação:
"O show inteiro é uma piada. É uma extensão da piada de Bond em um desenho animado gigantesco no horário nobre ", disse Vaughn ao 'The Saturday Evening Post' em entrevista de 1965, a qual, a revista observou, ele chegou vestindo um terno italiano feito sob medida e uma gravata de seda preta .
Piada ou não, o show catapultou Vaughn e McCallum para a fama.
Kurt Russell (aos 10 anos), Leslie Nielsen e Joan Collins apareceram no show.
Na primeira temporada, William Shatner e Leonard Nimoy - que virariam protagonistas de "Star Trek" dois anos depois - também tiveram papéis na série.
Em 2015, o cineasta britânico Guy Richie fez uma bela homenagem à série, rodando um longa com o mesmo nome, ambientado nos mesmos anos 60 e estrelado por Henry Cavill (como Solo) e Armie Hammer(como Kuryakin).
Infelizmente, o filme não teve grande repercussão.
Ao lado de Richard Pryor, em 'Superman III' (1983) - Warner Bros. |
Apesar do estrelato, Vaughn sempre que perguntado, desdenhava sobre sua vocação.
"Atuar sempre foi muito chato para mim" - disse ele ao The Post.
"Qualquer um zé ninguém na televisão pode se tornar um milionário simplório."
Na época, Vaughn era mais focado em política do que show business e sempre falou publicamente contra a guerra no Vietnã.
"Em nosso fervor para deter a propagação potencial do totalitarismo, que precedente incrível estamos definindo no Vietnã?" - ele perguntou em um discurso inflamado.
"Ao marchar nossas legiões pelo interior dos continentes estrangeiros, casas queimando, devastando a terra e matando indiscriminadamente amigos e inimigos?"
Vaughn se tornou presidente nacional de uma organização chamada dissidentes democratas em 1967 e debateu a guerra com William F. Buckley Jr. no programa de televisão dele, "Firing Line" - uma luta que Vaughn venceu.
"Vaughn não sofreu feridas do especialista em estocadas Buckley", disse o jornal 'Newsday', de Long island.
Nessa época, Vaughn fez amizade com o procurador-geral Robert F. Kennedy e era um convidado frequente em Hickory Hill, propriedade de Kennedy em McLean, Virgínia., onde jogava futebol com o escritor Art Buchwald e o astronauta John Glenn.
Marlon Brando, Robert Kennedy e Vaughn - AP |
A carreira de David McCallum perdura até hoje (ele segue no ar como o Dr. Donald "Ducky" Mallard em 'NCIS', ainda a série mais vista nos EUA).
Já a última aparição da carreira de Vaughn foi na série da BBC 'Hustle' (2012).
Em cena de 'Hustle' (2012 ) - BBC |
Robert Vaughn morreu hoje, onze dias antes de completar 84 anos, após travar uma breve batalha contra uma leucemia aguda.
"O Senhor Vaughn faleceu com sua família ao redor", declarou o assessor Matthew Sullivan, segundo o Deadline.
Ele deixou a mulher, Linda, o filho Cassidy, a filha Caitlin - e, claro, uma longa carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário