domingo, 23 de março de 2014

PARABÉNS, MARTA SOBRAL – 50 ANOS DE BELEZA, GARRA TALENTO E ALEGRIAS NO BASQUETE


Se você não junta o nome à pessoa, é só lembrarmos as alegrias que essa mulher guerreira nos trouxe.

Marta de Souza Sobral, a ‘Marta do Basquete’, nasceu em São Paulo em 23 de março de 1964 e faz hoje 50 anos.

Essa gigante (1,90 metro!) começou muito cedo no basquete - aos 14 anos - e no mesmo ano, foi convocada para a Seleção Brasileira pela primeira vez, já sendo eleita uma das melhores jogadoras nos arremessos de três pontos.

A deusa do basquete Marta Sobral - Divulgação

Na sua vitoriosa carreira, passou, entre outros clubes, por Hebraica, Santo André/Pirelli e no basquete americano, por Virginia e Filadélfia - foi a primeira brasileira a jogar na ABL, primeira liga norte-americana feminina de basquete, em 2000.

Mas o  seu momento de carreira que eu mais me lembro  foi quando ela jogou pelo super time do Leite Moça de Sorocaba (SP), que além dela, tinha Hortência, Ana Mota, Branca, Janeth, Lilian, Adriana, Vânia, Vanira, Cíntia Tuiú, Alessandra e Claudinha.

No super time do Leite Moça - Gazeta Press

Morava na cidade na época e vi praticamente todos os jogos que ela e sua companheiras disputaram em casa.

Tive muitas emoções nesse período, pois vi Marta levantar muitas e muitas taças, como os Campeonatos Paulistas de 1987, 1988, 1989, 1990 e 1991 e os Brasileiros de 1987, 1991/1992 e 1992.

O time era tão bom, tão superior,  tão lindo de se ver, que nos Jogos Panamericanos de Havana em 1991, das 12 jogadoras da seleção, Marta e mais cinco jogadoras defendiam o time sorocabano.

Em Havana, Marta só não fez chover: pivô da seleção nacional, jogou partidas memoráveis e voltou de Cuba com a medalha de ouro, entregue por um incrédulo Fidel Castro ainda em forma e meio inconformado pelas suas meninas  terem perdido a final para essa gigante e suas companheiras.

Marta - primeira à direita - comemora a medalha de Ouro  do basquete brasileiro em Havana - Gazeta Press

Marta também conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta 1996, e a de bronze em Sidney 2000, além de  muitos outros campeonatos regionais e nacionais.

E o melhor: ela ainda tem uma irmã, Leila Sobral, também jogadora de basquete e medalhista!

Treinando em Atlanta 1996 - Gazeta Press

Nessa nossa fase sorocabana, pude conhecer Marta melhor e para mim, foi um achado: uma mulher maravilhosa, determinada, sincera, amiga dos amigos, simplesmente sen-sa-cio-nal.

Medalha de bronze em Sidney 2000 - Gazeta Press

Como sensacional é o seu projeto social, o ‘Lance Livre’, desenvolvido primeiramente  para crianças entre 7 e 14 anos, com o objetivo de mostrar o que o basquete é capaz de fazer na vida das pessoas e o bem que o esporte faz para saúde - como fez com ela e com a vida dela.

O logo do projeto 'Lance Livre' - página na internet

O projeto começou na favela de Heliópolis – a maior da cidade de São Paulo – e lá, atende hoje 1200 crianças e adolescentes da comunidade, divididas em 9 (nove) núcleos para praticar basquete.

Em 2009, o Projeto chegou à cidade de Barueri (Grande SP) e ofereceu 150 vagas para crianças e adolescentes moradores da comunidade , com idades de 07 a 15 anos.

Em Diadema (Grande SP), o projeto atende 120 crianças e adolescentes.

Na Ilha de Itamaracá (PE), em seu primeiro ano de atividade, o Projeto já atende 100 crianças e adolescentes nas 2ª e 4ª em 02 (duas) sessões semanais de 90 minutos para cada turma.

Por fim, em Jaboatão dos Guararapes (PE), o projeto oferece 160 vagas para crianças e adolescentes moradores da comunidade, com idades de 07 a 14 anos.

Para participar, as crianças precisam estar devidamente matriculadas no Sistema Público de Ensino e com renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos.

Crianças participam do Projeto em Heliópolis - Página da Internet

"Eu adoro este projeto. Tudo que eu ganhei do basquete quero retribuir à sociedade. Este esporte mudou muito a minha vida e tenho certeza que vai mudar a vida dessas crianças", declarou a madrinha do projeto à Gazeta Esportiva, quando a segunda unidade em Barueri começou a funcionar.

O site do ‘Projeto Lance Livre’ é: http://www.projetolancelivre.org.br/ e aceita doações, inclusive pelo ‘Pag Seguro’ do UOL.

Faz tempo que não vejo a Marta pessoalmente - pude falar rapidamente com ela recentemente, via Facebook.

Mas a alegria de viver, a inteligência e o sorriso dessa mulher maravilhosa continuam a iluminar meus dias - sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário