quinta-feira, 13 de março de 2014

'ALEMÃO': AÇÃO DO COMEÇO AO FIM, CRIATIVA E BEM RESOLVIDA


Pessoalmente, não tenho mais saco para essa mania do cinema brasileiro de  só mostrar pobreza, seca, favela carioca, arrabalde paulistano, gente feia...

Mas, e se o longa, mesmo ambientado numa favela carioca, entregar suspense, ação e muita criatividade do começo ao fim?

Na trama do aguardado 'Alemão', novo longa de José Eduardo Belmonte e que estreia hoje em 254 salas em todo o Brasil, cinco policiais - vividos por Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr., Milhem Cortaz e Otávio Muller - estão infiltrados no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma operação secreta para elaborar o plano de invasão para a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) na comunidade.

Se há meses eles viviam misturados aos moradores e vivendo bem próximos aos bandidos, as coisas começam a dar errado quando, poucos dias antes da ocupação, suas identidades são descobertas pelo chefe do tráfico,  Playboy (Cauã Reymond).

Cauã Reymond vive o traficante Playboy - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Paris Filmes

A partir daí e em meio à tensão crescente gerada pela expectativa de que, a qualquer momento, as forças de segurança invadirão o morro, os traficantes começam uma caçada para eliminar os policiais.

Se por muito tempo o Brasil desprezou o 'cinema de gênero' - por temer ser comparado negativamente com a produção hollywoodiana - e nossos filmes eram realistas de doer, só falando de questões sociais, felizmente os tempos mudaram, o público também e nossos produtores voltaram a apostar, sem receio, nos filmes de gênero.

Aqui, apesar de ser ambientado numa favela e mostrar confrontos entre bandidos e policiais, temos na verdade um thriller policial assumido, sem pretensão maior do que a de contar a história de cinco policias metidos numa roubada pois, disfarçados como moradores, são desmascarados por traficantes.

Pior: Samuel (Caio Blat), Danillo (Gabriel Braga Nunes), Carlinhos (Marcello Melo Jr), Branco (Milhem Cortaz) e Doca (Otávio Muller) não podem ser resgatados para não por em risco a invasão da área que vai ocorrer em 48 horas e até lá, vão ter de se virar sozinhos para sobreviver à caçada comandada por Playboy, líder do tráfico (vivido por um Cauã Reymond simplesmente sen-sa-cio-nal).

Milhem Cortaz, Caio Blat, Otávio Muller e Gabriel Braga Nunes, em cena do longa

Assim, perseguidos pelos capangas de Playboy, os cinco se escondem no QG do grupo, uma pizzaria de fachada que serve de disfarce para Doca.

A tensão é grande não só porque podem ser capturados a qualquer momento: sem saber como foram descobertos todos de uma vez, um clima de desconfiança se estabelece no grupo.

Tendo ainda a bela participação de Antônio Fagundes como o delegado Valadares - que se vê impedido de resgatar a equipe da qual seu filho faz parte - o longa só tropeça na trilha sonora incidental chatíssima, que tenta estabelecer falsamente um clima de apreensão.

Antonio Fagundes é o delegado Valadares

Felizmente, o problema é resolvido quando começamos a conhecer os dramas pessoais de cada personagem e a aflição da situação começa a ficar verdadeira para o espectador - a partir daí, trilha e narrativa finalmente entram em acordo e se complementam.

Caio Blat é o policial Samuel

E temos de dar todo valor ao diretor José Eduardo Belmonte: ele, que nunca havia trabalhado com o gênero e que só tinha feito até então longas autorais e restritos a festivais e salas de arte - 'Se Nada Mais der Certo' (2009) é um deles - topou o convite do produtor Rodrigo Teixeira, mas antes foi estudar: viu mais de 40 longas, que o ajudaram a entender como produções desse tipo funcionam - e o aprendizado funcionou muito.

Afinal, o longa consegue mostrar toda a inquietude e angústia que pede um bom thriller policial, com ação, tiroteio, perseguição, explosão, tudo absolutamente criativo e sem a estrutura cara dos americanos – o filme custou R$ 5 milhões, em parte pela mistura de cenas da ficção e reais,  inclusive aquelas famosas, dos bandidos fugindo morro acima durante a ocupação e que deram um Emmy ao 'Jornal Nacional', muito bem montadas, com resultado muito bom.

'Alemão' é uma produção diferenciada neste momento do cinema nacional, por ajudar a colocar luz no chato, burro e polarizado embate que sempre coloca 'filme comercial' de um lado e 'filme de arte' do outro.

Criativo, bom roteiro - de Gabriel Martins - boa direção e desempenhos memoráveis: você vai se divertir.

Confira o trailer do longa:

*****
'ALEMÃO'
Gênero:
Ação
Direção:
José Eduardo Belmonte
Roteiro:
Gabriel Martins
Elenco:
Aisha Jambo, Alcemar Vieira, Andrea Cavalcanti, Antônio Fagundes, Caio Blat, Cauã Reymond, Gabriel Braga Nunes, Izak Dahora, Jefferson Brazil, Marcello Melo Jr., Marco Sorriso, Mariana Nunes, MC Smith, Micael Borges, Milhem Cortaz, Otávio Muller
Produção:
Rodrigo Teixeira
Fotografia:
Alexandre Ramos
Montador:
Bruno Lasevicius
Trilha Sonora:
Guilherme Garbato, Gustavo Garbato
Duração: 
109 min.
Ano:
2014
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
13/03/2014
Distribuidora:
Downtown Filmes / Paris Filmes / RioFilme
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário