A temporada de premiações do cinema americano chegou ao fim na noite deste domingo, quando foram revelados os ganhadores dos prêmios Oscar, entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o mais importante da indústria.
Depois de um dilúvio que inundou o red carpet à porta do Dolby Theatre em Los Angeles, obrigando as estrelas a desfilarem com seus suntuosos vestidos com as barras molhadas, finalmente a comediante e apresentadora Ellen DeGeneres surgiu no palco em meio a muitos Oscars translúcidos, que mudaram de cor durante a cerimônia e foram se alternando como cenário de fundo com um painel de refletores.
Ellen, pena segunda vez como anfitriã da noite, foi divertida, leve, mexeu com praticamente todos os astros e estrelas que teve tempo e trouxe um frescor e ritmo à cerimônia como há muito não víamos.
Ellen DeGeneres, no centro do palco do Dolby Theatre |
Em seguida ao texto inicial de Ellen, a ganhadora como Melhor Atriz Coadjuvante do ano passado, Anne Hathaway, surgiu para apresentar a categoria de Melhor Ator Coadjutante.
E deu a lógica: Jared Leto levou, por sua soberba interpretação da transexual Rayon em 'Clube de Compras Dallas' e agradeceu à mãe, ao melhor amigo, ao elenco e ao diretor, disse que estava pensando muito no que acontecia na Venezuela e na Ucrânia e mais uma vez, dedicou o prêmio aos mais de 36 milhões de pessoas que perderam suas batalhas para a aids.
Depois, foi a vez de Jim Carrey apresentar um clipe com muitas animações fantásticas - de 'Dumbo', Branca de Neve' a 'Meu Malvado Favorito' - aproveitando para imitar a lenda Bruce Dern, um dos indicados a Melhor Ator e presente na plateia.
Jim Carrey imita Bruce Dern |
Em seguida, foi a vez da estrela Kerry Washington (série 'Scandal') chamar a primeira apresentação de Canção Original da noite - 'Happy', cantada por Pharrel Williams, de 'Meu Malvado Favorito 2'.
Pharrel Williams interpreta 'Happy', de 'Meu Malvado Favorito 2' |
Samuel L.Jackson e Naomie Watts apresentaram a categoria de Melhor Figurino, e quem levou foi Cath Martin por 'O Grande Gatsby'.
A Sra. Baz Luhrmann (diretor do filme) agradeceu muito.
A mesma dupla apresentou Melhor Maquiagem e foi a vez de 'Clube de Compras Dallas' levar sua segunda estatueta dourada da noite.
Harrison Ford foi ao centro do palco apresentar três dos nove indicados a Melhor Filme - e seguiu-se clipes de 'Trapaça', 'Clube de Compras Dallas' e 'O Lobo de Wall Street'.
Channing Tatum falou sobre o futuro e Ellen, na plateia, dava prêmios de consolação a quem não ganhou.
Bradley Cooper ganhou uma raspadinha como prêmio de consolação |
Em seguida, a Diva Kim Novak e o indicado Matthew McConaughey vieram apresentar Melhor Curta de Animação - ganhou 'Mr. Hublot' e também Melhor Animação - levou 'Frozen - Uma Aventura Congelante' da Disney, merecidamente.
A Diva Kim Novak e o indicado Matthew McConaughey |
Sally Field surgiu para falar dos heróis de carne e osso mostrado nos filmes através dos tempos - o clipe exibido foi muito legal.
Em seguida, Emma Watson e Joseph Gordon-Levitt apresentaram a categoria de Efeitos Visuais, e 'Gravidade' levou seu primeiro Oscar na noite.
Zac Efron apareceu em seguida para introduzir mais uma música concorrente à Melhor Canção - 'The Moong Soon', do longa 'Ela' e cantada por Karen O.
Kate Hudson e Jason Subekin apresentaram Melhor Curta-Metragem - vencido por 'Helium' - e também Melhor Documentário em Curta-Metragem - vencido por 'The Lady is Number 6: Music Saved My Life'.
O próximo a subir ao palco foi Bradley Cooper; o ator indicado a Coadjuvante por 'Trapaça' apresentou Melhor Documentário em Longa-Metragem'.
Uma das cantoras do ganhador '20 Feet From Stardom' fez seu agradecimento cantando lindamente e sendo muito aplaudida.
Em seguida, Kevin Spacey falou sobre prêmios, carreiras e a entrega dos Oscar Honorários, que esse ano foram entregues às atrizes Angelina Jolie (por seu envolvimento com os programas da ONU), pelo ator Steve Martin, pela atriz Angela Lansbury e pelo figurinista Piero Tosi (os três, pela carreira).
Depois, foi a vez de Ewan McGregor e Viola Davis apresentarem a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, vencido pelo italiano 'A Grande Beleza', dirigido por Paolo Sorrentino.
O ator Tyler Perry apresentou mais três indicados a Melhor Filme e seus clipes: 'Nebraska', 'Ela' e 'Gravidade'.
Ellen DeGeneres surge agora num smoking branco, pergunta se a plateia está com fome, ameaça chamar pizzas mas chama mesmo Brad Pitt.
O ator e agora produtor apresenta o U2, que interpreta a música do longa 'Mandela', 'Ordinary Love', outra concorrente na categoria de Melhor Canção Original.
Na plateia, Ellen quis tirar uma 'selfie' com a Diva Liza Minelli - presente com os irmãos para uma homenagem à mãe, Judy Garland e os 75 anos do clássico 'O Mágico de Oz' - mas um bando de astros e estrelas acaba participando - Bradley Cooper foi quem acionou a câmera do iPhone de Ellen e a foto, retuitada mais de 2 milhões de vezes, se tornou a mais replicada no Twitter em todos os tempos - chegou a travar o microblog por alguns instantes.
O 'selfie' foi para o Twitter de Ellen - microblog travou de tanto retuite! |
Depois, foi a vez de Michael B. Jordan e Kristen Bell apresentarem os prêmios científicos e técnicos da Academia - entregues num almoço dias antes.
Na volta do intervalo, Chris Hemsworth e Charlize Theron apresentam Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som - ambos vencidos por 'Gravidade'.
O ganhador da categoria Coadjuvante no ano passado, Christoph Waltz, surgiu para apresentar a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Por seu trabalho em '12 Anos de Escravidão', a atual ícone dos fashionistas, Lupita Nyong'o levou e fez um agradecimento muito emocionado.
A foto, postada no Twitter de Ellen: a mais retuitada da história |
Na volta do intervalo, Ellen aparece com um entregador de pizza e faz uma senhora bagunça na plateia, distribuindo pedaços a todos - Martin Scorsese, Brad Pitt, Meryl Streep e Jared Leto foram alguns que se serviram.
Ellen distribui pizzas à plateia |
No palco, Amy Adams e Bill Murray apresentam a categoria Melhor Fotografia, e 'Gravidade' leva seu quarto Oscar da noite.
Em seguida, Anna Hendrick e Gabourey Sidibe apresentam Melhor Montagem - e 'Gravidade' leva seu quinto Oscar da noite.
Vestida com os famosos sapatinhos de rubi de Doroty, Woopy Goldberg introduz a homenagem aos 75 anos do clássico 'O Mágico de Oz' e chama a cantora Pink para que ela cante 'Over de Rainbow'.
Todos aplaudem de pé ao final, menos Liza Minelli - que demonstrou não ter gostado.
Na volta do intervalo, Ellen surge de fadinha - mas chegou atrasada, né? - e chama Jennifer Garner e Benedict Cumberbatch, que apresentam a categoria Melhor Design de Produção.
'O Grande Gatsby' vence e acaba levando seu segundo Oscar na noite.
Depois, foi a vez de Chris Evans apresentar um clipe com os heróis da ficção - apareceu ele como Capitão América, mais Superman, Batman, Zorro, Luk Skywalker e muitos outros.
Agora, foi a vez de Glenn Close surgir para apresentar o 'In Memorian' da noite, onde foram lembrados, entre muitos, as mortes de James Gandolfini, Karen Black, Peter O'toole, Anette Funicello, Shirley Temple, Joan Fontaine, Philip Seymour Hoffman e até um brasileiro, o diretor Eduardo Coutinho.
Depois do clipe, Bette Midler cantou em homenagem aos mortos e foi aplaudida de pé.
Bette Midler canta e homenagem aos mortos do ano |
Ellen, com o terceiro smoking da noite, passa chapéu na plateia para pagar as pizzas e reclama com Brad Pitt quando ele dá só 20 dólares.
Ellen, passando o chapéu |
Em seguida, chama Goldie Hawn que, esticadíssima, apresenta os clipes dos últimos três longas indicados: 'Philomena', 'Capitão Phillips' e '12 Anos de Escravidão'.
Logo depois, foi a vez de John Travolta chamar ao palco a diva da Broadway Idina Menzel para interpretar 'Let It Go', música da animação 'Frozen - Uma Aventura Congelante' e favoritíssima na categoria de Melhor Canção Original.
Se já foi impressionante o que ela fez na animação - cantando e fazendo a voz da princesa Elsa -o que ela fez ao vivo no palco do Oscar foi simplesmente sen-sa-cio-nal!
Jamie Foxx e Jessica Biel apresentaram a categoria Melhor Trilha Sonora, vencida por Steven Price, de 'Gravidade' - foi o sexto Oscar para o longa na noite.
A mesma dupla apresentou em seguida Melhor Canção - e 'Let It Go', como o esperado, venceu.
Na volta do intervalo, Robert de Niro e Penelope Cruz apresentam a categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
'12 Anos de Escravidão' é o vencedor.
A mesma dupla apresenta Melhor Roteiro Original - e a estatueta dourada vai para Spike Jonze, por 'Ela' - foi a primeira vez que o diretor e roteirista ganhou uma.
As uber-estrelas e também diretores Angelina Jolie e Sidney Poitier tiveram a honra de apresentar a categoria de Melhor Diretor e o ganhador foi Alfonso Cuarón, por 'Gravidade' - que levou assim seu sétimo Oscar na noite.
O mexicano - primeiro latino americano a ganhar nessa categoria - agradeceu muito e terminou só falando na língua nativa.
Na volta do intervalo, Daniel Day-Lewis, Melhor Ator do ano passado por 'Lincoln', apresentou a categoria Melhor Atriz.
Sem surpresas, Cate Blanchett, por seu estupendo trabalho em 'Blue Jasmine' levou seu Oscar, agradecendo muito, principalmente ao diretor do longa, Woody Allen, pela oportunidade.
Em seguida, a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz no ano passado, Jennifer Lawrence, apresentou a categoria Melhor Ator.
Também sem surpresas, Matthew McConaughey levou a primeira estatueta dourada da sua carreira por 'Clube de Compras Dallas' e mais uma vez, agradeceu à mãe e muito mais à mulher, a modelo brasileira Camilla Alves.
Finalmente, no último bloco, Will Smith - pior coadjuvante no Framboesa de Ouro divulgado ontem - veio inexplicavelmente apresentar a categoria principal e '12 Anos de Escravidão' foi aclamado como o Melhor Filme.
Todos subiram ao palco - o produtor Brad Pitt, o diretor Steve McQueen, Michael Fassbender, Lupita Nyong'o - para agradecer.
Ellen fez sua última aparição e se despede, com todos os méritos.
CONFIRA TODOS OS GANHADORES DO OSCAR 2014:
MELHOR FILME:
'12 Anos de Escravidão' - Fox Searchlight/Regency Pictures |
MELHOR ATOR:
Matthew McConaughey, 'Clube de Compras Dallas' |
MELHOR ATOR COADJUVANTE:
Jared Leto, 'Clube de Compras Dallas' |
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:
Lupita Nyong’o, '12 Anos de Escravidão' |
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO:
John Ridley, de "12 anos de escravidão" |
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL:
Spike Jonze, de "Ela" |
MELHOR DIRETOR:
Alfonso Cuarón, 'Gravidade' |
MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
"A grande beleza" (Itália) - Diretor Paolo Sorrentino e ator Tony Servillo |
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS:
Tim Webber, Chris Lawrence, Dave Shirk e Neil Corbould, por 'Gravidade' |
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM:
'20 Feet From Stardom' |
MELHOR FOTOGRAFIA:
Emmanuel Lubezki, por 'Gravidade' |
MELHOR FIGURINO:
'O Grande Gatsby' - Catherine Martin
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM:
'The Lady in Number 6: Music Saved My Life' - Nicholas Reed (esq.) e Malcolm Clarke |
MELHOR MONTAGEM:
Alfonso Cuarón e Mark Sanger, por 'Gravidade' |
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO:
'Clube de Compras Dallas' - Adruitha Lee (esquerda) e Robin Matthews
'MELHOR TRILHA SONORA:
Steven Price, de "Gravidade" |
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:
"Let it Go", de "Frozen: Uma aventura congelante" – Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez (música e letra) e Idina Menzel (intérprete) |
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO:
'O Grande Gatsby'
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM:
'Mr. Hublot' - Laurent Witz (à esq.) e Alexandre Espigares
MELHOR CURTA-METRAGEM:
'Helium' - Kim Magnusson (esq.) e Anders Walter |
MELHOR EDIÇÃO DE SOM:
'Gravidade'
*****
Fotos dessa postagem:
Red Carpet fashion Awards, Getty, Reuters, AFP,
Nenhum comentário:
Postar um comentário