quinta-feira, 27 de março de 2014

'ENTRE NÓS': PAULO MORELLI DESCE DA FAVELA E SOBE A MANTIQUEIRA PARA CONTAR DRAMA DE SUSPENSE ARREBATADOR


O cineasta Paulo Morelli finalmente deixou a favela - onde fez 'Cidade dos Homens' - e se aventurou, com ótimo resultado, numa trama simples e que, ao mesmo tempo, arrebata o espectador.

Em 'Entre Nós' - que estreia hoje em 81 salas em todo o Brasil - vemos, numa casa de campo na Mantiqueira, jovens amigos - interpretados brilhantemente por Caio Blat, Lee Taylor, Carolina Dieckmann, Paulo Vilhena, Júlio Andrade, Marta Nowill e Maria Ribeiro - que decidem escrever e enterrar cartas destinadas a eles mesmos, para serem abertas dez anos depois.

Só que no mesmo dia, ao sair para comprar mais bebida para a turma, um deles morre num acidente na estrada, deixa um livro inacabado e outro amigo que sabia do texto se apropria dele e o publica como se fosse seu - o que turbina sua carreira de escritor.

Agora, depois de dez anos sem se verem desde aquele dia fatídico, o reencontro irá trazer à tona antigas paixões, novas frustrações e o segredo do livro  roubado virá à tona.

Os amigos reunidos em 1992 - Fotos dessa postagem: Divulgação/Paris Filmes

Paulo Morelli escreveu e dirigiu essa história simples ao lado do filho Pedro, com personagens muito bem construídos, cheio de particularidades e conflitos existenciais como são as pessoas de verdade  - um dos muitos méritos desse drama visceral com pitadas de suspense.

A trama começa em 1992 onde, numa casa de campo na Serra da Mantiqueira, um grupo de amigos se diverte e sonha com o futuro.

Dois deles, Felipe (Caio Blat) e Rafa (Lee Taylor), sonham com a carreira de escritor e discutem os esboços de seus primeiros romances, entre um gole e outro.

Lee Taylor é Rafa

Lúcia (Carolina Dieckmann) e Gus (Paulo Vilhena) vivem uma história de amor, assim como Cazé (Júlio Andrade) e Drica (Martha Nowill).

Silvana (Maria Ribeiro) é a dona da casa, e dá muita força às aspirações literárias de Felipe e Rafa.

No encontro, eles decidem escrever  e enterrar cartas endereçadas a eles mesmos e que deverão ser desenterradas dez anos mais tarde.

Só que, no mesmo dia, Rafa morre num acidente ao sair para comprar mais bebida e os fatos que seguem vão marcar o grupo para sempre - o que dá ao longa um clima de apreensão, uma sensação de incômodo, de que algo não vai bem desde o início, tudo graças ao bom trabalho de câmera e trilha sonora, algo raro no cinema brasileiro de hoje.

Se a verdade - como as cartas -  só será desenterrada em 2002, aqui, o bom é que esta verdade vai muito além do mistério que envolve a publicação de um livro.

Ela tem a ver com a vida, com as frustrações cotidianas, com a dureza de reconhecer que muitos de nossos anseios pessoais simplesmente não se realizam.

E estas constatações duras surgem em cenas muito bem construídas e com ótimo aproveitamento do elenco, como quando os personagens de Paulo Vilhena e Martha Nowill (vinda do teatro e revelada pelo grupo de Antunes Filho) travam um diálogo cheio de intensidade a partir de um acontecimento banal e onde amor, sexo, traição e fracasso são alguns dos temas abordados pelo filme, que também mostra como sonhos podem se tornar pesadelos.

O reencontro do grupo, dez anos depois

Outras cenas intensas em interpretação e ótimos diálogos se alternam, sutis, bem filmadas e otimamente fotografadas, revelando tanto sobre estes personagens de muitas camadas que a leitura das cartas passa a ser detalhe, já que o que eles escreveram dez anos atrás na verdade pouco importa, mas sim suas realidades diante desse pedaço de passado a lhes esfregar as frustrações na cara.

E o melhor: Morelli não aliviou nos minutos finais, que deixa muitas reflexões no ar e certo desalento.

Uma ótima surpresa para o espectador e para o cinema brasileiro como um todo, provando que finalmente temos elenco, roteiristas e diretores que sabem contar uma boa história que não seja comédia besteirol e não se passe, nem na miséria, nem no arrabalde, nem na favela.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:


*****
'ENTRE NÓS'
Gênero:
Drama
Direção:
Paulo e Pedro Morelli
Roteiro:
Paulo e Pedro Morelli
Elenco:
Caio Blat, Carolina Dieckmann, Júlio Andrade, Lee Taylor, Maria Ribeiro, Martha Nowill, Paulo Vilhena
Produção:
Diane Maia, Paulo Morelli
Fotografia:
Gustavo Hadba
Montador:
Lucas Gonzaga
Trilha Sonora:
Beto Villares
Duração:
101 min.
Ano:
2013
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
27/03/2014
Distribuidora:
Downtown Filmes / O2 Play / Paris Filmes
Estúdio:
O2 Filmes
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário