quinta-feira, 20 de março de 2014

'O GRANDE HERÓI': PATRIOTADA BEM FEITA TRANSFORMA SOLDADOS REAIS CONTRA O MAL


Baseado na operação Red Wings,  realizada por membros dos Navy SEALs em 2005, 'O Grande Herói' - que estreia hoje em 124 salas em todo o Brasil - acompanha a missão de perseguição e captura do líder Taliban Ahmad Shahd em um cenário hostil e surpreendente, no qual os soldados norte-americanos se veem cercados, sem comunicação e precisam fazer de tudo para sobreviver.

Aqui, o diretor Peter Berg ('Battleship - A Batalha Dos Mares') tenta levar o espectador para dentro da vida desses homens e mulheres que se arriscam na linha de frente e, assim, o que se vê na telona é um filme visceral, com cada tiro tendo efeito máximo para deixar clara a coragem desses "heróis" e transformando os Navy SEALs em mártires e modelos de conduta a serem seguidos.

Mark Wahlberg é o SEAL Marcus Luttrell - Fotos dessa postagem: Divulgação - Paris Filmes

Durante o combate, tornam-se símbolos máximos de fraternidade, perseverança e senso de dever, mas deixam de lado as emoções e atitudes de pessoas reais, ou seja: a forma como o heroísmo é apresentado é tão fantasiosa quanto os filmes de ação dos anos 80.

A trama se passa em junho de 2005, quando quatro SEALs são designados para capturar ou matar o líder talibã Ahmad Shah.

No acampamento, Mike Murphy (Taylor Kitsch), Marcus Luttrell (Mark Wahlberg), Danny Dietz (Emile Hirsch) e Matt Axelson (Ben Foster) são grandes amigos e homens de família que desejam apenas fazer seu trabalho e voltar para casa.

Em um dia comum, o quarteto bem treinado é mandado para o campo de batalha furtivamente, mas as coisas fogem do controle quando são descobertos por um pastor e dois meninos.

Taylor Kitsch é Mike Murphy

A situação é crítica e, sem comunicação nenhuma com a base, precisam decidir se irão deixá-los ir e comprometer a missão, amarrá-los e os impor morte lenta, ou eliminá-los e continuar em frente.

Cada soldado tem uma opinião: alguns querem seguir adiante - afinal Shah é o responsável por assassinar 20 fuzileiros navais e precisa ser impedido, enquanto outros não querem se render ao "mal".

As cenas de ação são espetaculares bem dirigidas e muito bem fotografadas, com soldados sendo rasgados por balas e mesmo assim seguindo em frente, com seus rostos mostrando o cansaço e a dor a cada passo.

Emile Hirsch interpreta Danny Dietz

Quando os inimigos se aproximam, o quarteto precisa saltar de penhascos e, graças ao grande trabalho de câmera e dublês, as quedas parecem muito dolorosas, com muita ralação morro abaixo - as melhores que já vi no gênero.

Conforme acontece o tiroteio, o americanismo aflora, os SEALs são os bonzinhos e os soldados do Talibã os extremamente maus.

Quando o personagem de Wahlberg encontra afegãos contrários ao Talibã, a luta do bem contra o mal chega ao ápice e deixa tudo inverossímil.

Ben Foster é o SEAL Matt Axelson

Assim, temos um filme tecnicamente bem feito, mas sem contar uma história humana e verdadeira.

Imagens reais dos Navy SEALs são alternadas com as captadas para o longa, contextualizando a ação, mas têm pouca utilidade narrativa e servem apenas como tributo aos mortos.

Enfim, como um típico 'filme de guerra', funciona bem - apesar da patriotada.

A tropa reunida

Se não fosse assim, como encararíamos os filmes de super-heróis - a maioria usando uniformes com as cores e estrelas da bandeira americana?

Confira o trailer do longa:

*****
'O GRANDE HERÓI'
Título Original:
LONE SURVIVOR
Gênero:
Drama
Direção:
Peter Berg
Roteiro:
Peter Berg, baseado em uma missão real da marinha norte-americana
Elenco:
Alexander Ludwig, Ali Suliman, Anthony McKenzie, Ben Foster, Brian Call, Dan Bilzerian, Daniel Arroyo, David Shepard, Emile Hirsch, Eric Bana, Eric Steinig, Gregory Rockwood, Ishmael Antonio, Jason Riggins, Jerry Ferrara, Johnny Bautista, Josh Berry, Justin Tade, Mark Wahlberg, Matthew Page, Nicholas Patel, Patrick Griffin, Rich Ting, Rick Vargas, Rohan Chand, Ryan Kay, Sammy Sheik, Samuel Cloud, Scott Elrod, Sterling Jones, Taylor Kitsch, Yousuf Azami, Zarin Rahimi
Produção:
Akiva Goldsman, Norton Herrick, Randall Emmett, Sarah Aubrey, Stephen Levinson
Fotografia:
Tobias A. Schliessler
Montador:
Colby Parker Jr.
Trilha Sonora:
Explosions in the Sky, Steve Jablonsky
Duração:
121 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
20/03/2014
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
Emmett/Furla Films / Envision Entertainment Corporation / Film 44
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário