domingo, 2 de março de 2014

GLOBO MUDOU TRANSMISSÃO DE CARNAVAL PARA MELHOR, COM CHICO PINHEIRO E MONALISA PERRONE DANDO SHOW NO ANHEMBI E A AUDIÊNCIA SUBINDO


A Globo foi muito feliz em confiar a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo ao diretor de núcleo J.B. Oliveira, o Boninho, que pela primeira vez resolveu fazer da transmissão um show, e não uma extensão mais tumultuada de um telejornal.

Mais ainda, Boninho acertou em cheio em confiar a transmissão à intrépida dupla Chico Pinheiro e Monalisa Perrone, que durante dois dias seguidos deram show a partir do sambódromo do Anhembi.

Embalados pela dupla, que destilou excelente humor e conhecimento de cada escola, a transmissão cresceu muito em termos de espetáculo televisivo e também nas informações que o telespectador precisava para curtir melhor casa escola.

No primeiro dia, Chico Pinheiro imitou Sinhozinho Malta - personagem de Lima Duarte em Roque Santeiro (1985) - e Chacrinha (1917-1988), lembrados pela Dragões da Real.

Durante a passagem da ala das baianas com personagens do desenho Moranguinho, sem medo de parecer ridículo, Chico perguntou para Monalisa se ela já brincou de salada de frutas quando criança (brincadeira em que "pedir salada mista" significa "dar beijo de língua") - a princípio constrangida, Monalisa deu a volta por cima e se saiu com um ótimo "não é da sua conta".

À frente da transmissão, no lugar do sem sal Cleber Machado dos anos anteriores, Chico "pediu ajuda" a Waldir Amaral (1926-1997) para narrar a festa, cantou música de Jorge Ben-Jor e falou, totalmente à vontade.

"O re-ló-gio mar-ca", dizia o narrador a todo momento, imitando um dos famosos bordões do radialista, sempre que queria informar o tempo de desfile de cada escola.

Comentando o desfile da Leandro de Itaquera, sobre a Copa do Mundo, observou: "O sujeito troca de mulher, troca de sexo, mas não troca de time".

Depois de ver uma repórter entrevistar um sujeito fantasiado de  boneco Chucky na avenida, o seu comentário foi: "Coragem, hein!"

Depois, Monalisa viu poesia até na chuva forte que atingiu o Anhembi: "A chuva atrapalha, mas dá um efeito de sombra", disse ela. 

"E de brilho", acrescentou Chico, antes de recitar os versos de "Chove Chuva", de Jorge Ben-Jor.

Sequência de fotos com Monalisa Perrone e Chico Pinheiro para divulgação do Carnaval 2014 da emissora - Divulgação/TV Globo

Ontem,  a intrépida dupla entrevistou uma destaque da Gaviões da Fiel de braços dados - o que levou os telespectadores a bombardearem o Twitter com a hashtag #globeleza com perguntas como: " Que agarramento é esse? rsrs..."

Pinheiro e Monalisa, nos momentos em que a câmera os mostrou no estúdio, também foram vistos sambando e cantando.

Com o clima de descontração e bom humor imperando na cabine de transmissão - agora montada na área de dispersão do sambódromo paulistano - a equipe toda pode enfim embarcar no clima carnavalesco e também brilhar.

Que o diga os ótimos repórteres José Roberto Burnier e Veruska Donato: ao comentar o temporal que lavou a todos no primeiro dia, Burnier citou o samba-enredo da Rosas de Ouro - 'Inesquecível' - para emendar: "Inesquecível foi essa chuva que caiu aqui no Anhembi, não é Veruska?" - e ela: "Inesquecível ficou o meu cabelo com essa chuva, não vou nem tirar a capa".

E foi assim até o final já na manhã de hoje, com toda a equipe afiadíssima em proporcionar uma transmissão de alto nível, informal e bem humorada ao pessoal de casa, que nem referências a outras emissoras deixaram ninguém de saia justa.

Chico e Monalisa, de braços dados na transmissão de ontem  - Reprodução/TV Globo

Se a atriz e rainha da bateria da Acadêmicos do Tucuruvi, Livia Andrade, foi entrevistada mas sem ser identificada como atriz do SBT nem participante fixa do programa de Silvio Santos e crianças vestidas com uniforme da escola Mundial - da novela 'Carrossel' - foram ignoradas, ao mostrar o carro alegórico com um palhaço Bozo gigante, porém, Chico Pinheiro foi elegantíssimo: "Aí está o carro do palhaço Bozo, sucesso da nossa coirmã SBT", disse o apresentador, enquanto passava o carro alegórico da escola de samba Dragões da Real, a quarta a entrar no sambódromo do Anhembi e que relembrou sucessos dos anos 1970 e 1980.

Transmissão mostra carro alegórico da Dragões da Real com o palhaço Bozo - Reprodução/TV Globo

Na Rosas de Ouro, que relembrou personalidades marcantes, desfilaram a atriz mirim Aysha Benelli ( a Laura, de 'Carrossel'), os palhaços Patati e Patatá, uma sósia da apresentadora Hebe Camargo (1929-2012)  e a atriz da emissora Hellen Roche, rainha da bateria - todos foram citados pelos apresentadores, que ainda receberam no ponto de transmissão vários destaques das escolas assim que estes terminavam de desfilar, ajudados pelos comentaristas - Paula Lima à frente.

O telespectador - como eu - gostou bastante e respondeu com audiência: é o que mostram os primeiros números do Ibope, que atestam que a emissora conseguiu deter a fuga de telespectadores dos últimos carnavais - foi justamente essa fuga que fez com que a direção da emissora desse carta branca a Boninho, que tirou Cleber Machado e Mariana Ferrão da apresentação do carnaval paulistano, trocou por Chico e Monalisa e os liberou para serem eles mesmos, sem o engessamento de uma transmissão formal.

Assim, o primeiro dia de desfiles de São Paulo rendeu à Globo 8,3 pontos, segundo dados preliminares do Ibope.

É a mesma pontuação que a emissora conquistou no ano passado mas, como os dados são prévios, tendem a ser maiores nos relatórios consolidados - ou seja, a audiência crescerá neste ano, até porque um ponto na medição do Ibope em 2014 equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo, 3 mil a mais do que em 2013.

No ano passado, o Carnaval Paulistano da Globo teve uma queda de 27% de audiência em relação a 2012.

Já nesse ano, horário dos desfiles - das 23h12 às 7h17 - a Globo marcou no primeiro dia quase cinco vezes a audiência da segunda colocada, o SBT, que teve média de 1,7 ponto - com Record com 1,3 ponto, a Band, 1,0 e a Rede TV!, 0,7.

A audiência preliminar do desfile de cada escola de samba de São Paulo ficou assim:

Leandro de Itaquera: 15,5

Rosas de Ouro: 11,0 

X9: 8,1

Dragões da Real: 6,3

Acadêmicos do Tucuruvi: 5,3

Vai Vai: 5,2

Tom Maior: 5,6

Hoje, a Globo vai começar a transmitir os desfiles das escolas de samba cariocas, com apresentação de Luis Roberto, Fátima Bernardes estreando na função e Tiago Leifert nas reportagens de estúdio.

Luis Roberto e Fátima Bernardes, apresentadores da transmissão do carnaval carioca de 2014 - Divulgação/TV Globo

Vão continuar dando show.

TRANSMISSÃO DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO
Onde: 
Globo
Quando: 
Sexta e sábado
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário