quinta-feira, 13 de março de 2014

'NINFOMANÍACA - VOLUME II': DEBATE SOBRE GÊNERO, MORALISMO E SEXUALIDADE ARREMATADO COM ÓTIMOS ROTEIROS E INTERPRETAÇÕES


Segunda parte do drama sexual dirigido por Lars Von Trier, 'Ninfomaníaca - Volume II' estreia hoje em 72 salas em todo o Brasil,  finalmente dá vazão à toda insensibilidade mostrada no Volume I e finaliza um retrato da sociedade contemporânea de forma excepcional.

Enquanto os corpos estão expostos em carne mais que viva ao longo das duas partes - na escatologia provocada pela loucura, nas marcas de dor desenhadas pelo masoquismo - as almas estão profundamente secas, como as represas do Sistema Cantareira atualmente.

A primeira parte foca nas raízes da protagonista, enquanto a segunda tem mais movimento para nos apresentar o desfecho.

Começa do amanhecer de Jerome (Shia LaBeouf) e Joe (Stacy Martin) após a primeira noite de amor e percorre a relação quase infantil do par, durante a qual a personagem tenta voltar a sentir algum prazer.

Shia Labeouf - centro - em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Califórnia Filmes

A transição para Charlotte Gainsbourg no papel principal ocorre de forma abrupta, mas muito bem colocada para expressar sua "maturidade": enquanto era jovem, Joe sorria e, mais velha, fecha-se em si mesma e no tal egoísmo feminino indicado em 'Anticristo', longa anterior de Von Trier - tanto que há referência direta à emblemática cena da criança caindo da janela.

Assim, na segunda parte Joe continua contando sua história a Seligman (Stellan Skarsgård) e logo de cara relata uma visão mística que teve durante a primeira masturbação: acreditou ter encarado duas santas, entre elas, a Virgem Maria.

Seligman ironiza e destaca o fato de a personagem ter visto a representação da ninfomaníaca Messalina e da maior prostituta da Babilônia.

Joe (Charlotte Gainsbourg) e Seligman (Stellan Skarsgård), em cena do longa

Essa eterna caça às bruxas do prazer feminino, pelo qual mulheres são julgadas como santas ou devassas segundo a expressão de seu desejo, fica mais clara ao longo desta parte, onde o cineasta coloca o espectador no lugar de Seligman - o homem feliz, de bem, cheio de pudores e com incríveis teorias para interpretar qualquer questão.

Outro mérito do longa é não colocar Joe como uma heroína rasteira, já que suas contradições parecem deixá-la tão imersa quanto o outro num profundo jogo de hipocrisia.

Os personagens travam um embate sem fim entre opostos: Deus e o Diabo, castidade e sexo, felicidade e sofrimento, masculino e feminino - tudo isso numa mistura sem fronteiras como se os dois fossem apenas aspectos exagerados de um mesmo sistema.

Joe narra suas tentativas de recuperar a sensibilidade principalmente por meio do masoquismo e a violência praticada pelo jovem K (Jamie Bell, sen-sa-cio-nal) a várias mulheres é cruel e doentia, assim como o ambiente hospitalar onde é praticada.

Jamie Bell é o sadomasoquista 'K'

A tão comentada cena do 'ménage à trois' envolve a falta de palavras e uma tentativa de entendimento por meio do corpo, algo que faz muito sentido ao desenrolar da trama.

Já na discussão entre Joe e Seligman sobre hipocrisia, ela fala sobre tabus e como a sociedade acredita se livrar do mal extirpando apenas as palavras.

Livra-se da forma, da fala, mas o conteúdo permanece ao rés do chão.

Willem Dafoe (ótimo) entra em cena para direcionar a suposta perversidade de Joe a uma finalidade corrompida pois, se na primeira parte a personagem domina os demais, na segunda é dominada e vira um instrumento nas mãos dos homens - um discurso sobre a liberdade sexual feminina precede justamente um desfecho que resume perfeitamente o machismo.

Joe em ação

Com atores impecáveis e um roteiro bem escrito bem filmado, Lars Von Trier talvez tenha feito a obra que melhor traduz os dias de hoje, iluminando o debate sobre gênero, moralismo e sexualidade, além de enfatizar a apatia angustiante da busca excessiva por prazer.

Agora sim: juntando as duas partes, temos um filmaço;

Confira o trailer do longa:

*****
'NINFOMANÍACA - VOLUME II'
Título Original:
NYMPHOMANIAC - VOLUME II
Gênero:
Drama
Direção e Roteiro:
Lars von Trier
Elenco:
Caroline Goodall, Charlotte Gainsbourg, Christian Slater, Connie Nielsen, Hugo Speer, Jamie Bell, Jean-Marc Barr, Jens Albinus, Jesper Christensen, Michäel Pas, Nicolas Bro, Omar Shargawi, Shia LaBeouf, Sophie Kennedy Clark, Stacy Martin, Stellan Skarsgard, Udo Kier, Uma Thurman, Willem Dafoe
Produção:
Louise Vesth, Marie Cecilie Gade
Fotografia:
Manuel Alberto Claro
Montador:
Molly Marlene, Stensgaard
Duração:
124 min.
Ano:
2014
País:
Dinamarca
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
13/03/2014
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Zentropa Entertainments
Classificação:
18 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário