quinta-feira, 29 de março de 2012

'SMASH': NOVA SÉRIE NÃO CONSEGUE TRANSMITIR, NEM O GLAMOUR, NEM A IRONIA DO 'SHOW-BISS' AMERICANO


Em um apartamento em Manhattan, à altura de quem faz sucesso na Broadway, Julia e Tom, parceiros experientes em escrever musicais, fazem as contas e chegam à conclusão que “Todo mundo está fazendo Marilyn agora. Há filmes, diários, até um aplicativo para celular”, comentam.

A roteirista então pede a opinião da família, convoca uma atriz para testar uma canção e autoriza a pré-produção do que será seu espetáculo comemorativo sobre os 50 anos sem a Diva das Divas.

É assim que começou “Smash”, série que tem produção executiva de Steven Spielberg e está no ar desde o começo de fevereiro na NBC americana - com quinze capítulos, a série estreou no Brasil na quarta (28), no Universal Channel.

Após campanha de marketing e investimento altíssimo em publicidade, a trama, focada na disputa entre duas atrizes para interpretar a estrela do musical sobre Marilyn Monroe, vem agradando muito o telespectador norte-americano - o piloto foi assistido por 11,5 milhões de pessoas nos EUA.

A crítica vem fazendo muitos elogios: Mary McNamara, do jornal Los Angeles Times, considerou a estreia de "Smash" um "triunfo", e o jornalista Ken Tucker, da revista "Entertainment Weekly", afirmou que, baseado na première, o seriado promete.

A acima da média Anjelica Huston interpreta a produtora que precisa se equilibrar nas finanças, e o ator Jack Davenport faz o diretor manipulador.
Divulgação
Anjelica Huston e Jack Davenport, em cena de "Smash"

Eles trabalham com Julia e Tom - interpretados por Debra Messing e Christian Borle - para levantar o espetáculo e, aqui, Debra e Christian repetem muito a química de “Will and Grace” - seriado que tornou a atriz famosa, quando atuava ao lado do ator Eric McCormack.

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Debra Messing, em cena da série com ator que interpreta seu marido

Entre dramas pessoais das candidatas, números musicais se desenrolam em testes de palco e shows em um bar, no melhor estilo “American Idol” -  justamente a competição que revelou a atriz Katharine McPhee,que vive  Karen, uma jovem do interior dos EUA candidata ao posto de Marilyn.
Na trama, Karen é rival de Ivy, competidora mais experiente, porém sem o frescor que o diretor considera essencial para a montagem.

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As atrizes Megan Hilty - à direita e Karen Cartwright, em cena da série

Como em "Glee", “Smash” incorpora canções pop ao repertório - “Beautiful”, de Christina Aguilera, e “Rumor Has It”, de Adele, deram as caras no piloto- o que torna a série mais contemporânea do que seria caso fosse fiel ao clima de musicais da verdadeira Marilyn.

Também há poucas referências à biografia da Diva, já que a partir do segundo episódio, as tramas amorosas tomam o enredo e deixam de lado o passo a passo de uma montagem teatral, justamente quando os teatros brasileiros, principalmente os paulistanos, exibem uma enxurrada de musicais.

Desta forma, nem Marilyn e nem o teatro musical são os protagonistas - a trama é mais voltada para intrigas amorosas e dramas pessoais dos personagens.

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Toda série musical tem de ter um gay, né? Em "Smash", ele é interpretado por Christian Borle

Se "Terra Nova" - outra produção de Steven Spielberg para essa temporada na TV - não conheceu dias melhores - já foi cancelada - "Smash" estreou no Brasil com uma segunda leva de episódios já garantida EUA e reedita a tão batida disputa entre novata e atriz experiente para disputar o papel principal de um musical na Broadway.

Aqui, o ritmo é ditado pelas músicas inventadas pelos roteiristas - Christian Borle e Debra Messing - e também pelos dramas entre as duas garotas e o diretor - Jack Davenport - que tenta dormir com ambas.

O programa se apropria com certa categoria do recurso muito usado em "Glee" - o de levar o espectador da cena de um ensaio sem figurino para o grande espetáculo, usando apenas a imaginação de um personagem - e o glamour do showbiz, assim como as puxadas de tapete tão comuns no meio artístico, deixam a desejar.

Dá pro gasto.

Confira um trailer da série:

"SMASH"
1ª TEMPORADA
Onde: 
Universal
Quando: 
Quartas
Horário: 
23h.
Classificação: 
12 anos
Cotação do Klau:

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