sexta-feira, 2 de março de 2012

'DRIVE' É ESTÉTICA OITENTISTA, DIREÇÃO GANHADORA DA PALMA DE OURO E RYAN GOSLING: PRECISA MAIS?


Com atmosfera que remete aos policiais da década de oitenta e cenas de perseguição de tirar o fôlego, "Drive" é o tipo de filme que ganha de cara o público por fazer de seu protagonista a melhor coisa do longa.

E quando esse protagonista é Ryan Gosling, o melhor ator de sua geração disparado e interessado em responder ao nível da necessidade da trama, sai de baixo.

Dirigido por Nicolas Winding Refn e lançado mundialmente no último Festival de Cannes, aqui Gosling é um dublê de filmes de ação e ótimo piloto, que quando não está filmando, atua como motorista de fugas espetaculares, em trabalhos cuja ilegalidade é irrelevante para ele.
Divulgação
Ryan Gosling, em cena do filme

Sem pensar em nada a sério, ele conhece Irene - Carey Mulligan - no elevador do seu prédio. e de imediato os dois ficam a fim um do outro.

A partir daí, ela a ajuda a escapar de um grande perigo, mas acaba se tornando alvo de um dos homens mais procurados de Los Angeles.

Para fugir e sobreviver, ele precisa fazer aquilo que sabe melhor: dirigir.
Divulgação
Gosling e a vizinha - Carey Mulligan: mulher perigosa

É totalmente possível enxergar o distanciamento social do protagonista através do roteiro bem amarrado, da trilha sonora eletrônica e simples, dos diálogos curtos dos outros personagens - a altura do som foi propositadamente mexida na mixagem de som - e as poucas palavras ditas por Gosling.

O diretor sabe que a curiosidade em torno do protagonista despertará o interesse do público e prioriza isso na discrição do "Driver/Motorista" - seu nome real nunca é revelado e seu passado é citado por dois ou três dados em um diálogo despretensioso do qual ele não participa.

Driver dirige otimamente bem, não demonstra com facilidade suas emoções - sem ser frio - e tem em seu principal figurino a dica para sua natureza.

Apesar de não ter um roteiro extraordinário, o filme sustenta seu protagonista com a mesma pegada que um dia já transformou “drivers” em ícones.
Divulgação
Ryan Gosling vindo: espetacular!

"Drive" tem ritmo, fotografia e cenas de ação acima da média, é bem dirigido - levou a Palma de Ouro de Melhor Diretor no Festival de Cannes 2011 - e Ryan Gosling é maravilhoso - atuando, indo e vindo, tanto que poderia ser indicado ao Oscar por esse papel - #ProntoFalei.

Confira o trailer do filme:
*****
"DRIVE"
Título original:
Drive
Diretor:
Nicolas Winding Refn
Elenco:
Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks, Oscar Isaac, Christina Hendricks, Ron Perlman, Kaden Leos, Jeff Wolfe, James Biberi
Produção: 
Michel Litvak, John Palermo, Marc Platt, Gigi Pritzker, Adam Siegel
Roteiro:
Hossein Amini
Fotografia:
Newton Thomas Sigel
Trilha Sonora:
Cliff Martinez
Duração:
100 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Ação
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Bold Films/ Odd Lot Entertainment / Marc Platt Productions/ Seed Productions/ Drive Film Holdings/ Motel Movies
Cotação do Klau: