segunda-feira, 19 de março de 2012

MEGAEXPOSIÇÃO SOBRE O UNIVERSO DE TIM BURTON ESTÁ EM CARTAZ EM PARIS ATÉ AGOSTO

O cineasta americano Tim Burton, mestre dos fantásticos "O Estranho Mundo de Jack", "Batman", "A Noiva Cadáver" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate", escolheu Paris como única etapa europeia para expor os seus desenhos, maquetes e figurinos, pois "sempre se sente bem-vindo" na capital francesa.

"Eu sempre me sinto bem-vindo aqui, é um país que aprecia o cinema: e mesmo quando não gostam de meus filmes, falam muito bem", declarou o cineasta à imprensa, poucas horas antes do vernissage da exposição de suas obras na Cinemateca Francesa  - a exposição vai até o dia 5 de agosto.
AP Photo
Visitantes observam desenhos e croquis na mostra "Tim Burton, a exposição", na Cinemateca Francesa, em Paris - o evento estará aberto ao público até o dia 5 de agosto

Embora more em Londres com a sua companheira - a atriz inglesa Helena Bonham Carter - e seus dois filhos, Tim Burton prefere evitar a capital britânica.
"Os jornalistas são horríveis comigo e eu não quero que as minhas crianças escutem até que ponto eu sou um artista insuportável".
Reuters
Vestido usado pela atriz Eva Green no filme "Dark Shadows" - filme de Tim Burton que ainda está sendo filmado - também está na exposição

A exposição, que é acompanhada em Paris de uma retrospectiva deste diretor muito acima da média - seu próximo filme, "Dark Shadows", estreia em maio - foi inicialmente exposto no Museu de Arte Moderna, o MoMa de Nova York antes de viajar para Melbourne, Toronto e Los Angeles.
Reuters
Esculturas usadas no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate"

Mais de 500 desenhos, criados na infância ou quando teve seus primeiros contatos com os estúdios Walt Disney - que recusaram a maioria das obras - são mostrados ao público.
Reuters
Capuzes usados pelo ator Michael Keaton - parte importante do figurino usado pelo Homem Morcego em Batman (1989)

A exposição parisiense apresentará uma série exclusiva de desenhos feitos em guardanapos principalmente do Ritz, seu  hotel-palácio preferido, prova que o artista não larga nunca o seu lápis.
Reuters
Escultura intitulada "Bebê azul com unhas"

"O desenho é uma boa maneira de ocupar suas mãos e de se manter ocupado, isso evita cair numa depressão profunda", ressaltou Burton, acrescentando que "o mais importante de cada dia é guardar um pouco de tempo para sonhar, para criar".
Efe
Uma grande escultura também está na mostra "Tim Burton, a exposição"

Para o menino de Burbank, Los Angeles, um dos imensos subúrbios residenciais que ele apresenta como um deserto cultural, à margem da história - mas que que abriga os estúdios da Disney e Warner -  o museu foi uma descoberta tardia.

"Eu não tinha nenhuma cultura de museu, entrei em meu primeiro museu aos 18 anos", disse, manifestando a sua "gratidão" aos comissários do MoMa que foram os primeiros a pendurar seus desenhos na parede para que fossem contemplados pelo enorme número de fãs mundo afora que adoram seus filmes - eu e meu sobrinho Gabriel inclusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário