segunda-feira, 12 de março de 2012

'SINATRA' É A BIOGRAFIA DEFINITIVA DO MAIOR ARTISTA AMERICANO DE TODOS OS TEMPOS


Em "Sinatra" (Novo Século, 2012), os autores Anthony Summers e Robbyn Swan relatam num texto saboroso as multiplas nuances do artista, baseados em pesquisas minuciosas e documentos raros, como eu não havia ainda visto em outras biografias dos olhos azuis mais famosos do mundo.

O livro tem 768 páginas, que passam muito rápido ao contar toda a trajetória do astro, da infância pobre  ainda como Francis Albert Sinatra (1915-1998) em Hoboken, cidadezinha industrial da grande Nova York, até ele se tornar um dos maiores nomes da música e do show-biss americano.
Arquivos do Klau
A lenda Frank Sinatra

Summers e Swan contam detalhes minuciosos sobre os relacionamentos amorosos de Sinatra, suas manias, sua relação com a música e sua personalidade complexa,explosiva e bipolar, que podia transformá-lo do sujeito generoso e simpático como os fãs o viam em um "monstro vingativo" como os que privavam da sua intimidade  bem sabiam.

"Sinatra" também traz conversas inéditas entre o biografado e a estrela de Hollywood Ava Gardner (1922-1990), com quem foi casado - os dois tiveram um paixão turbulenta que influenciou perceptivelmente o trabalho do cantor.
Sempre que perguntado, e mesmo estando casado com outras mulheres, Frank sempre fazia questão de dizer que Ava foi a mulher da sua vida.

Também está fartamente documentada no livro a ligação de Sinatra com Sam Giancana e Lucky Luciano, "godfathers" da máfia italo-americana que ajudaram o astro a alcançar a fama nos anos 40 e também depois, quando sua carreira estava em baixa, pressionaram o chefão da Columbia Pictures de então, Harry Cohn, a lhe dar o papel do soldado Angelo Maggio em "A um Passo da Eternidade" (1953).

O livro deixa claro que Cohn não queria Sinatra no filme, mas foi persuadido quando, certa manhã, acordou com a cabeça de seu cavalo favorito na sua cama - cena que o escritor Mário Puzzo e depois, o cineasta  Francis Ford Coppola reviveram em "O Poderoso Chefão".

Pelo papel de Maggio, Sinatra levou o Globo de Ouro e o Oscar de Coadjuvante em 1954 e, a partir daí, sua carreira se estabilizou, tanto na música, quanto na telona, com o astro sempre sem medo de inovar e experimentar novos caminhos - sua associação com Tom Jobim e a Bossa Nova nos 60 é prova disso.

O livro, publicado nos EUA em 2006, é considerado como uma das pesquisas mais completas sobre o Olhos Azuis já realizada e é, simplesmente, imperdível.

Título:
Sinatra
Autores:
Anthony Summers, Robbyn Swan
Editora:
Novo Século
Edição:
1
Ano:
2012
Idioma:
Português
Especificações:
Brochura, 768 páginas
Quanto:
R$63,92 (preço promocional)
Onde Comprar:
Livraria da Folha
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário