sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

'OS MUPPETS': SIMPLES, VINTAGE E DIVERTIDO


Desde o último trabalho para as telonas - que não foi bem de bilheteria - os carismáticos bonecos do Muppet Show - um dos mais queridos e divertidos shows da TV mundial -andavam esquecidos.

Nesse meio tempo, os direitos sobre os personagens criados por Jim Henson - que morreu em 1990 - foram comprados pela Disney - a maior empresa de entreterimento do mundo - e continuaram lá, ainda esquecidos, até que o - bom - ator Jason Segel resolveu apresentar um roteiro que resgatasse os bonecos para as novas gerações - que não os conheciam  - e antigas gerações - que os adoravam e estavam morrendo de saudade.

Segel merece todos os aplausos do mundo - especialmente porque o novo filme da trupe de bonecos é diversão do começo ao fim - para adultos e crianças.

Em Os Muppets, dirigido por James Bobin e que estreia hoje em todo o Brasil, a nostalgia aparece, mas o resultado não é melancólico, pois olha para o passado mas não se esquece do presente e do futuro - o que pode revitalizar a franquia para mais filmes e mais programas de TV.

Quem conhece os Muppets de décadas atrás na TV e em alguns filmes vai ficar feliz de poder vivenciar o humor ingênuo, que, por isso mesmo, é capaz de fazer rir, onde os personagens criados por Jim Henson são como crianças, com suas tiradas despidas de ironia ou cinismo.

Isso se deve em grande parte no despojamento deste longa, em que os personagens não apenas riem de si mesmos, mas também do filme, e nem a imposição do estúdio, de trocar o nome do sapo Caco pelo globalizado Kermit - bobagem desnecessária - tira o brilho dessa retomada.

Jason Segel não só assina o roteiro como também atua no filme como o irmão de Walter, que seria um Muppet mas como vive com seu irmão humano, é uma figurinha meio perdida no limbo do existencialismo.

Walter é o fã número um dos Muppets e fica bastante deprimido quando viaja com o irmão e a noiva dele, Mary - Amy Adams,meiga e engraçada -, para a Califórnia, onde pretende visitar o teatro e os estúdios de seus ídolos.

Quando eles descobrem que a trupe não está mais reunida, resolvem procurar Kermit e sugerir uma reunião, até porquê um barão do petróleo - interpretado por Chris Cooper  - quer derrubar o teatro, pois o seu subsolo é rico em óleo.

Para salvar o palco onde foram famosos, os Muppets se reunem novamente e fazem uma espécie de Teleton, para arrecadar dinheiro e impedir o desaparecimento do teatro.

Divulgação/Disney
Kermit, Amy Adams e Jason Segel, em cena do filme

Com essa história bem simples, o diretor Bobin e o elenco, de humanos e bonecos, conseguem tirar algumas lições de vida - nada chato ou panfletário como "Happy Feet 2" - e muitas, muitas risadas.

O reencontro de alguns personagens é o que chamo de "cenas inesquecíveis": o urso "stand-up comedy" Fozzie trabalha num show de segunda, que imita os verdadeiros Muppets; Miss Piggy tem a posição que merece: é a editora da revista Vogue francesa, mora em Paris e rivaliza com a interpretação de Merryl Streep em O Diabo veste Prada - sen-sa-cio-nal! - o que resulta num dos melhores momentos do filme: sua secretária é vivida por Emily Blunt, praticamente repetindo seu papel no filme que revelou ao mundo o talento de Anne hathaway.

O elenco de humanos também inclui Jack Black, Zach Galifianakis, Selena Gomez e Whoopi Goldberg.

Longe dos efeitos digitais que enchem sem medidas o cinema infantil, Os Muppets é divertidamente vintage e encontra diálogo com adultos e crianças - não necessariamente pelos mesmos motivos.

A trilha sonora, com versões para músicas de Paul Simon, Nirvana e Jefferson Starship não é o que se esperaria para um filme infantil - mas, e daí? Os Muppets nunca foram convencionais e certinhos mesmo!

Confira um making-off com a banda OK Go, que fez uma nova versão para o tema dos Muppets:

Tomara que Os Muppets não encaretem nunca.
Seus fãs - eu incluso - vão agradecer.

Confira o trailer do filme:

*****
OS MUPPETS
Título Original:
The Muppets
Diretor:
James Bobin
Elenco Humano:
Amy Adams, Jason Segel, Chris Cooper, Rashida Jones, Alan Arkin, Bill Cobbs, Zach Galifianakis, Ken Jeong, Jim Parsons, Eddie Pepitone, Kristen Schaal, Sarah Silverman, Eddie Piolin
Elenco Muppets:
Kermit, Miss Pigg, Fozzie, Cozinheiro, Coral de Galinhas, Walter e toda a turma
Produção:
David Hoberman, Todd Lieberman
Roteiro:
Jason Segel, Nicholas Stoller
Fotografia:
Don Burgess
Trilha Sonora:
Christophe Beck
Duração:
98 min.
Ano:
2011
País:
EUA
Gênero:
Comédia
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Disney
Estúdio:
Mandeville Films / Walt Disney Pictures / Muppets Studio
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário