terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ESPECIAL: A MORTE DE NATALIE WOOD E OUTROS MISTÉRIOS DO CINEMA


A reabertura do caso Natalie Wood,  30 anos após sua misteriosa morte, me fez lembrar que, de Marilyn Monroe a Pier Paolo Pasolini, passando por Brandon Lee e Heath Ledger, são muitas as estrelas de cinema que morreram da maneira que as polícias costumam catalogar como  "sob estranhas circunstâncias".

Natalie Wood - que nunca escondeu seu medo de água - comoveu o mundo ao morrer, em 29 de novembro de 1981, afogada nas proximidades da ilha de Catalina, na Califórnia, onde passava o fim de semana num iate com seu marido, Robert Wagner - na época astro da série de TV Casal 20 - , e também com o ator Christopher Walken.


Arquivos do Klau


A atriz Natalie Wood

Há quem afirme que o caso foi um complexo crime passional, mesmo que a versão oficial diga que sua  morte  foi acidental, e as novas informações que motivaram a reabertura do caso voltaram a dar margem a especulações.

Quase um ano depois daquele 1981, a musa de Alfred Hitchcock e princesa de Mônaco, Grace Kelly, perdeu a vida em um acidente de carro nas sinuosas estradas de Monte Carlo, quando estava acompanhada de sua filha Stéphanie.


Arquivos do Klau
A atriz e princesa de Mônaco Grace Kelly

Durante anos, a versão mais popular dizia que, na realidade, era Stéphanie quem dirigia o automóvel.

Duas estrelas do cinema de vida conturbada - Marilyn Monroe e Romy Schneider -  morreram com 20 anos de diferença - uma em 1962 e outra em 1982 - por uma combinação de álcool e remédios que gerou especulações sobre possíveis suicídios.

Com relação  a Marilyn, morta aos 36 anos, eram bastante conhecidas suas instabilidades emocionais, apesar de suas relações com a máfia e com os Kennedy terem sido as principais fontes de teorias conspiratórias.


Arquivos do Klau

A Diva das Divas Marilyn Monroe


Schneider - que morreu aos 43 anos -  havia enfrentado o suicídio de seu primeiro marido, o cenógrafo Harry Meyen, e  a trágica morte de seu filho - aos  14 anos, David tentava pular a cerca da casa onde passavam férias  e foi empalado pelas lanças. 
Por isso, nunca se soube se o excesso de barbitúricos foi provocado ou não - a causa oficial da morte foi "parada cardíaca".


Arquivos do Klau


A atriz Romy Schneider

Os remédios também acabaram com a vida de Heath Ledger, que apareceu morto em seu apartamento de Nova York em 22 de janeiro de 2008, pouco antes da estreia do filme pelo qual ganharia o Oscar - Batman: O Cavaleiro das Trevas, no qual interpretou um apavorante Coringa.


Arquivos do Klau

O ator Heath Ledger

O suicídio foi descartado, da mesma forma que ocorreu com Brittany Murphy, morta em 20 de dezembro de 2009. 


Arquivos do Klau

A atriz Brittany Murphy

As causas do óbito foram uma mistura de pneumonia e anemia, mas depois que seu marido, Simon Monjack, também morreu pouco depois, houve rumores de que tratou-se do efeito tóxico de fungos gerados pela umidade de sua casa, versão que nunca foi provada.

Brandon Lee morreu durante a filmagem de uma cena de O Corvo (1994) , por uma bala que deveria ser de festim, mas não era. 


Arquivos do Klau

O ator Brandon Lee


As similaridades com a morte de seu próprio pai, a lenda  Bruce Lee - morto em 1973 aos 32 anos - completaram a teoria de que por trás de ambos os casos estava a máfia chinesa.

Outro mestre das artes marciais, David Carradine apareceu morto em 2010 em seu quarto de hotel em Bangcoc, Tailândia - tinha 72 anos.


Arquivos do Klau


O ator David Carradine

Protagonista da cult série de TV  Kung Fu (1972-1975) e resgatado por Quentin Tarantino em Kill Bill (2003), Carradine foi encontrado nu ,com uma corda de náilon atada ao pescoço e aos genitais.

O legista descartou o suicídio e a polícia apontou que o ator se asfixiou acidentalmente durante uma extravagante masturbação, mas a família solicitou uma investigação do FBI que nunca apresentou resultados.

Ator  catapultado ao estrelado ao lado de James Dean em  Juventude Transviada (1955), Sal Mineo foi por outro lado vítima do que parecia um crime passional em 1976, quando retornava a sua casa após um ensaio. - tinha 37 anos.


Arquivos do Klau

O ator Sal Mineo

Mineo foi esfaqueado num beco atrás do seu prédio em Hollywood, e uma das facadas acertou em cheio seu coração.

Nas investigações, o nome do ator Björn Andresen, seu ex-namorado, apareceu, mas finalmente um entregador de pizzas foi acusado e preso pelo crime. 

Soube-se depois que Mineo, um dos primeiros famosos de Hollywood a assumir sua homossexualidade, tinha contratado o rapaz como michê, e, ao chegarem perto do seu  prédio, discutiram e ele o matou.

Outro caso de morte pelas mãos de um michê  é o de Pier Paolo Pasolini, polêmico diretor que incomodou a sociedade italiana e a Igreja Católica, e cujo assassinato foi reivindicado pelo então adolescente Pino Pelosi, que, aos 17 anos e sem mostrar arranhões, teria sido capaz de dar uma surra no diretor e atropelá-lo com seu próprio carro em 2 de novembro de 1975 - o aclamado diretor tinha 53 anos.

Pasolini foi encontrado no hidro-aeródromo de Ostia, perto de Roma, com o rosto desfigurado e várias lesões no corpo.

Arquivos do Klau
O diretor Italiano Pier Paolo Pasolini


Os motivos de seu assassinato continuam gerando polêmica até hoje, sendo associados a crime político ou um mero latrocínio. 

Um processo judicial concluiu que o cineasta foi assassinado pelo michê, mas a versão, porém, não se sustenta mais. 

Existem estudos, filmes e programas de tv que desmontam  a versão aceita pela justiça italiana. 

Em 2005, Pino Pelosi declarou não ter sido ele o assassino de Pasolini, depois de ter cumprido pena como assassino confesso.

Mais uma morte misteriosa e não solucionada, nesse mundo atribulado, confuso, porém fascinante, que é o mundo do Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário