No começo de dezembro, o presidente da Warner Bros. - Jeff Robinov - disse que a excelente campanha viral feita em Batman: O Cavaleiro das Trevas seria superada pela de seu sucessor: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Agora, finalmente chegou a hora de conferirmos - justamente porquê as primeiras pistas começaram a aparecer na última terça (6).
Nesse dia, a Wired e a Empire receberam dois documentos misteriosos: em um deles, podemos ver a ficha de um homem conhecido como Dr. Leonid Pavel, e descobrimos que o físico nuclear está desaparecido e, "dada experiência do Dr. Pavel em tecnologias de combustíveis nucleares e design de reatores", a CIA planeja recuperá-lo - o documento ainda mostra que ele pode estar sob controle de milicianos de um local não revelado.
No outro papel, vemos uma rápida conversa entre a CIA e o miliciano, em que eles negociam as condições de entrega do Dr. Pavel.
Embora os sites tenham recebido o material, nenhuma confirmação foi feita por parte da Warner dizendo que os documentos têm algo a ver com O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Só que, como o SuperHeroHype apontou, a imagem que vemos no perfil do cientista se assemelha a do ator Alon Aboutboul, recentemente adicionado ao elenco do longa.
A confirmação final veio somente nesta quinta (8), por meio do perfil TheFireRises no twitter - o mesmo que revelou a primeira imagem do vilão Bane há alguns meses - chegou à rede um novo documento, desta vez detalhando uma operação chamada "Early Bird", algo como "Pássaro da Manhã".
No papel, é dito ainda que a operação terá início nesta sexta (9), às 16h (horário de Brasília).
Se você entrar na página destino, verá um relógio com uma contagem regressiva até o horário relatado no documento, e ainda é incerto que tipo de conteúdo será veiculado no canal.
Como o diretor Christopher Nolan é conhecido por deixar os trailers de seus filmes serem revelados na Internet somente depois de serem exibidos para o público nas telonas, é bem provável que vejamos uma nova peça do quebra-cabeça envolvendo o Dr. Pavel ou algum novo pôster ou imagem.
Ontem à noite, parte dessas dúvidas foram esclarecidas, com a exibição de sete minutos do filme, já editado e sonorizado, para a mídia especializada.
Nolan comandou o encontro com cerca de 100 jornalistas, que aconteceu na sala Imax dos estúdios Universal e que começou com uma pequena apresentação do diretor, que contou ter iniciado recentemente a edição do filme, que estreará em julho de 2012.
O prólogo começou com um discurso do comissário Jim Gordon - Gary Oldman - no funeral do promotor Harvey Dent - Aaron Eckhart -, antes de a ação se transferir para um avião em pleno voo, onde aparece o novo vilão da franquia: Bane, interpretado por Tom Hardy.
Hardy, que aparece com a máscara já exibida nas fotos promocionais do filme, dá um registro ameaçador a seu personagem - nas cenas vista ontem, Bane consegue escapar de uma situação comprometedora abandonando o avião em pleno voo, de forma espetacular.
O prólogo chega ao fim com uma mistura de imagens onde aparecem o Batman - Christian Bale, Mulher-Gato - Anne Hathaway, vestida com seu traje de couro - e o próprio Bane, incluindo uma imagem em que o vilão leva a máscara do Homem-Morcego.
"Tanto o Coringa como o Batman são personagens muito extremos e nossa intenção foi mostrá-los dessa forma no segundo filme. Para esta, buscamos um inimigo que explorasse os limites físicos de Batman. Assim chegamos a Bane, que é um personagem genial", explicou Nolan.
Divulgação
Anne Hathaway, como Selina Kyle e vestindo o uniforme de couro negro da Mulher-Gato
A jornalista do UOL Ana Maria Bahiana também participou dessa exibição - confira seu relato:
Muito chique no seu habitual modelo - terno preto com colete - Christopher Nolan saudava os convidados na porta do cinema IMAX do complexo da Universal com o orgulho de pai em festa de escola.
Noite fria de quinta feira em Los Angeles, e a sala do IMAX não estava lotada como seria de se esperar: muita gente desanimou quando soube que a tão badalada “sessão mistério” de The Dark Knight Rises teria apenas 9 minutos.
“Eu sei, é estranho vir até aqui apenas para poucos minutos, mas eu realmente queria que vocês tivessem uma ideia de como o filme é em IMAX”, disse Nolan.
“É uma tecnologia criada no ano em que eu nasci, mas ainda é a maior qualidade de imagem que conheço, e a maneira mais imersiva de apreciar um filme. É minha contribuição para evitar o encolhimento do cinema que, infelizmente, vem acontecendo nos últimos tempos.”
As luzes se apagam, e com a tela negra ouve-se a voz de Gary Oldman/Comissário Gordon dizendo: “Harvey Dent era meu amigo. Eu acreditava em Harvey Dent.”
Rapidamente as coisas ficam menos filosóficas: há uma ação da CIA, homens encapuzados, o Dr. Pavel - Alon Aboutboul - da campanha viral que começou hoje à tarde, equipamentos médicos, Bane - Tom Hardy - e o mais inacreditável sequestro de avião que eu pelo menos já vi em filme.
Seguem-se imagens do batmóvel disparando por Gotham, multidões em fúria, a Mulher Gato em toda a sua glória.
Com a música de Hans Zimmer bombando e as imagens de Tom Hardy, Joseph Gordon Leavitt e Marion Cotillard, em alguns momentos tem-se a impressão de estar vendo A Origem - filme anterior de Nolan.
E se vocês acharam difícil entender o que Christian Bale diz quando põe a máscara do Batman, esperem para - tentar - ouvir os grunhidos de Tom Hardy atrás da sua engenhoca de Bane…
A tela gigante do IMAX de fato coloca o espectador no meio da ação, e compreende-se porque Nolan prefere este formato ao 3D que encanta tantos dos seus contemporâneos.
E de repente… pronto, acabou, entre muitos aplausos.
“Não me perguntem o que acontece depois disso”, Nolan brinca.
“Estou começando agora a montar o filme.”
Mais relaxado depois da exibição, Nolan conversava sobre sua paixão pelos grandes formatos:
“O cinema que me apaixonou, o cinema da minha infância e adolescência, era o grande cinema, o que me transportava para além da vida cotidiana. Essa sempre foi minha meta como realizador, recapturar essa magia do cinema.”
Sobre o repeteco de tantos atores de A Origem, Nolan tem uma explicação simples:
“Por que não usar de novo atores tão maravilhosos, que se adaptam tão perfeitamente aos papéis? Sim, sou um privilegiado em ter essa oportunidade.”
Este aperitivo - ou “prólogo”, como Nolan o chama, reduzido para sete minutos - estreará nos Estados Unidos no próximo dia 16 e na Grã Bretanha dia 21 - antes das exibições de Missão Impossível: Protocolo Fantasma.
“É uma estratégia que já usamos em Cavaleiro das Trevas e que me agradou muito”, diz Nolan.
É claro que Nolan não espera que todo mundo vá ver Dark Knight Rises em IMAX, em julho – afinal existem apenas 100 telas gigantes pelo mundo afora - uma delas aqui em SP, no Bourbon Shopping.
“Os fãs não vão ter dificuldade em achar lugares que estejam exibindo o filme em 35 mm. Mas espero que eles façam um esforço para ver em IMAX, nem que tenham que esperar um pouco mais. Pensei o filme com estas dimensões, filmei com estas dimensões. É um épico. É assim que tem de ser visto.”
Relembre o primeiro trailer do filme, já divulgado:
O primeiro filme do Homem-Morcego sob a direção de Nolan - Batman Begins - estreou em 2005 e arrecadou quase US$ 400 milhões em todo o mundo.
A sequência - O Cavaleiro das Trevas -, lançada em julho de 2008, conseguiu mais de US$ 1 bilhão nos cinemas e se transformou no terceiro filme com maior arrecadação da história, atrás apenas de Titanic e Avatar.
O Cavaleiro das Trevas Ressurge estreia nos cinemas americanos em 20 de julho de 2012, e uma semana depois, aqui no Brasil.
No elenco, além dos já citados, teremos Michael Caine, Morgan Freeman, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard e Juno Temple, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário