quarta-feira, 12 de setembro de 2018

WARNER SERÁ O PRIMEIRO GRANDE ESTÚDIO A COLOCAR DIVERSIDADE EM CONTRATO

<>
O drama 'Just Mercy', com Michael B. Jordan, será produzido com os chamados “inclusion riders”
<>

No início de 2018, depois de todas as polêmicas envolvendo o #OscarSoWhite e o movimento #MeToo, a atriz Frances McDormand recebeu seu Oscar pelo papel em 'Três Anúncios Para Um Crime' com as seguintes palavras: 'Inclusion Riders'.

Ela se referia a uma cláusula no contrato de atores que poderia exigir que uma produção fosse "inclusiva", ou seja, tivesse uma composição diversa à frente e atrás das câmeras.

Agora, as primeiras consequências dessa provocação estão começando a aparecer – e, é preciso dizer, são muito mais significativas do que o mais otimista dos cinéfilos poderia esperar.

Acontece que a Warner Bros., um dos maiores de Hollywood, anunciou que irá aplicar o "inclusion rider" em toda a extensão da empresa, incluindo as produções dos canais HBO e Turner.

Esse é o primeiro estúdio a fazer tal anúncio.

Frances McDormand no Oscar 2018 - Divulgação

A forma como a iniciativa será colocada em prática ainda é uma incógnita, mas é provável que cada nova produção passe por um estudo e controle na hora de selecionar as pessoas envolvidas.

A primeira experiência, inclusive, já começará a ser testada no filme 'Just Mercy', cujas filmagens acabaram de começar.

O longa traz no papel principal o ator Michael B. Jordan, que foi um dos primeiros a se comprometerem com a ideia após o discurso de McDormand, prometendo exigir essa cláusula em todos os seus contratos.

Resultado de imagem para michael b jordan
O ator Michael B. Jordan - Divulgação
Vale lembrar que as "inclusion riders" podem valer tanto para a diversidade de gênero quanto para cor, e pode ser bastante desafiador encontrar um equilíbrio ideal.

"O objetivo é criar oportunidades para indivíduos de grupos sub-representados em todos os níveis", informou a WarnerMedia por meio de um comunicado, explicando que irá envolver roteiristas, produtores e diretores na criação de um plano concreto para implementar esse "comprometimento com a diversidade e inclusão" em seus projetos.

Jordan, também por meio de uma nota oficial, declarou:

"inclusão sempre foi algo óbvio para mim, especialmente como um homem negro neste mercado. Mas foi apenas quando Frances McDormand falou as duas palavras que atearam fogo na indústria – inclusion rider – que eu percebi que poderíamos padronizar essa prática".

As informações são do jornal britânico The Guardian.

'Just Mercy' tem estreia prevista para 27 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário