quinta-feira, 20 de setembro de 2018

'BUSCANDO...': SUSPENSE CATIVANTE, CHEIO DE REVIRAVOLTAS E MISTÉRIOS PRENDE O ESPECTADOR NA POLTRONA DO CINEMA


SINOPSE:

Após uma jovem de 16 anos desaparecer, seu pai David Kim (John Cho) pede ajuda às autoridades locais.

Sem sucesso, após 37 horas, David decide invadir o computador de sua filha para procurar pistas que possam levar ao seu paradeiro.

CRÍTICA:

Desde que David Fincher lançou 'A Rede Social' em 2010, o cinema vem tentando introduzir a internet como tema – seja abordando problemas gerados pelo uso das redes, normalmente em filmes adolescentes como 'Com Amor, Simon', 'Ferrugem' ou 'Slender Man - Pesadelo Sem Rosto', seja colocando a tecnologia em foco, como no terror 'Medo Viral', no suspense 'O Círculo' ou na animação 'Wifi Ralph - Quebrando A Internet', que estreia em janeiro de 2019.

Enquanto os primeiros acabaram encontrando um material psicológico rico para trabalhar, a verdade é que quase todas as tentativas de representar a vida digital como ela é (como uma "extensão" da realidade e não apenas um acessório) passaram bem longe do alvo.

Até agora.

Porque 'Buscando...', que estreia hoje, capta com precisão assombrosa o nível de interação que uma pessoa comum pode ter com um computador na vida real.

Buscando... : Foto John Cho
John Cho é o protagonista David Kim - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Sony Pictures
Todas as cenas são narradas pela tela de um notebook, que capta conversas em vídeo, em texto, reportagens, entrevistas, imagens de câmeras de segurança vazadas, timelines de diferentes redes sociais, transmissões ao vivo, arquivos de texto, tabelas de Excel, etc - tudo para contar uma história que já faria qualquer espectador ficar grudado na poltrona do cinema.

Na verdade, o formato inusitado do longa não sugere que pessoas comuns passem todas as horas de seu dia diante de uma tela (apesar de a realidade não ser tão distante disso), mas mostra como uma história pode ser conhecida exclusivamente por meio do seus registros, sem que jamais se tenha contato com uma fonte real.

Essa é, afinal, a forma indireta, via celular ou computador, que a maioria de nós consome notícias, emite opiniões e se comunica com familiares e amigos no dia-a-dia.

Vale notar que todos os textos mostrados na tela (incluindo as menores manchetes nos menores cantinhos) foram traduzidos para o português, facilitando bastante a experiência do espectador brasileiro.

O filme parte desse cenário para desenvolver uma história cativante cheia de reviravoltas e mistérios.

Buscando... : Foto Michelle La
Michelle La é Margot, a jovem desaparecida
Será que Margot (Michelle La) fugiu ou foi vítima de um crime?

E por que todos os colegas dizem não conhecê-la muito bem?

O filme, que marca a estreia do diretor Aneesh Chaganty, trouxe um rosto conhecido para nos guiar por essa complicada narrativa, que flui muito bem depois dos primeiros minutos de adaptação.

O estupendo John Cho, intérprete de Sulu nos filmes mais recentes da franquia 'Star Trek' e atualmente o ator de ascendência asiática mais em evidência em Hollywood é o protagonista David Kim, um pai cuja filha adolescente desapareceu sem deixar vestígios.

Para ajudar a polícia a encontrá-la, ele mergulha no computador dela e traça um perfil completo de sua vida social e pessoal, descobrindo coisas que ela jamais lhe mostrara (e reforçando a ideia de que, pessoalmente, estamos nos comunicando muito mal).

Antes do desaparecimento, descobrimos um pouco sobre a família (por meio de suas diferentes áreas de trabalho, o que é uma ótima sacada): David e Pamela Kim (Sara Sohn) eram um casal apaixonado e a filha, Margot, era muito próxima da mãe.

Porém, depois de anos de tratamento, Pamela perde para um linfoma, deixando os dois sozinhos para lidar com a dor.

Algum tempo depois, tudo parece estar melhor quando, após algumas respostas evasivas para o pai sobre um grupo de estudos de biologia, Margot não volta para casa.

O filme parte desse cenário para desenvolver uma história cativante cheia de reviravoltas e mistérios e pouco a pouco, a trama policial vai se amarrando a um drama psicológico sobre as distâncias entre pais e filhos, sobre o luto e o isolamento emocional de uma adolescente e, mais uma vez, sobre a desesperadora necessidade de diálogo.

Buscando... : Foto Aneesh Chaganty, Debra Messing
O diretor Aneesh Chaganty instruiu Debra Messing para uma cena do longa
Debra Messing interpreta Rosemary Vick, a detetive que investiga o caso e é quem mais contracena com Cho.

Sua personagem ajuda a colocar em perspectiva a investigação independente do pai, evitando a imagem de "super-herói" ou de "detetive profissional da noite para o dia" que é tão comum nesse tipo de filme, e mostrando que ele vai, sim, cometer muitos erros no caminho.

O filme opta por um final bastante hollywoodiano, o que pode decepcionar quem acreditava na sua vocação mais independente, mas esse caminho (que envolve um ou dois plot twists a mais do que o necessário) vai certamente agradar a um público muito maior e garantir que ele se torne o fenômeno de bilheteria que está prometendo ser.

Seja como for, o longa prende o espectador e vale o ingresso - com folga.

TRAILER:



FICHA TÉCNICA:
BUSCANDO...
Título Original:
SEARCHING
Gênero:
Suspense
Direção:
Aneesh Chaganty
Elenco:
Alex Jayne Go, Ashley Edner, Benjamin J. Cain Jr., Brad Abrell, Courtney Lauren Cummings, Debra Messing, Erin Henriques, Gabriel D. Angell, Gage Biltoft, John Cho, Joseph Lee, Kyle Austin Brown, Lasaundra Gibson, Melissa Disney, Michelle La, Morgan Peter Brown, Rasha Goel, Reed Buck, Roy Abramsohn, Sara Sohn, Steven Michael Eich, Thomas Barbusca
Roteiro:
Aneesh Chaganty, Sev Ohanian
Produção:
Adam Sidman, Congyu E, Natalie Qasabian, Sev Ohanian, Timur Bekmambetov
Fotografia:
Juan Sebastian Baron
Trilha Sonora:
Torin Borrowdale
Montador:
Nicholas D. Johnson, Will Merrick
Estúdio:
Bazelevs Entertainment, Bazelevs Production
Distribuidora:
Sony Pictures
Ano de Produção:
2018
Duração:
101 min.
Estréia:
20/09/2018
Classificação Indicativa:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário