quinta-feira, 28 de maio de 2015

'TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS': SHOW VISUAL COM ROTEIRO FRACO E CHEIO DE CLICHÊS


SINOPSE:

Um terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray (Dwayne Johnson), um bombeiro especializado em resgates com helicópteros de Los Angeles, tenha que percorrer o estado ao lado da ex-esposa (Carla Gugino) para resgatar a sua filha Blake (Alexandra Daddario), que tenta sobreviver em São Francisco com a ajuda de dois jovens irmãos.

CRÍTICA:

'Terremoto: A Falha De San Andreas' - que estreia hoje em 532 salas em todo o Brasil - se apresenta como típico filme catástrofe, sem novidades, sem reviravoltas, no qual os protagonistas são simplesmente peças em um tabuleiro que não podem influenciar, já que toda ação acontece independente deles.

Como consequência, o longa só existe para vê-los tentar sobreviver por duas horas - e isso é extremamente cansativo.

O filme em si segue o padrão de tantos outros - como '2012' e 'O Dia Depois De Amanhã' - ou seja, já vimos tudo isso antes: a família reunida pela catástrofe, novos amigos são feitos em momento de necessidade, todos à procura de entes queridos e as cenas de ação têm o único objetivo de fazer os protagonistas salvarem as próprias vidas, impotentes além disso.

Tudo de uma repetição cansativa, cansativa.

Terremoto - A Falha de San Andreas : Foto Dwayne Johnson
Dwayne Johnson é o protagonista Ray - Fotos dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.
Pior: o roteiro não ajuda, pois a trama descarta rapidamente alguns dos elementos mais interessantes, como, por exemplo, a dinâmica da equipe de salvamento dos bombeiros de Los Angeles, bem apresentada logo no começo e esquecida cenas depois.

A trama acompanha Ray (Dwayne Johnson) sua  ex-esposa, interpretada por Carla Gugino e a filha (Alexandra Daddario), que precisam sobreviver e se encontrar o mais rápido possível.

Claro que o patriotismo rola solto, a engenhosidade dos norte-americanos é apontada incansavelmente como responsável pelo salvamento de milhões de vidas, a bandeira tremula intacta após o desastre...

E para não chocar os mesmos espectadores norte-americanos, milhões morrem em segundos na telona, mas não vemos um corpo se quer.

Terremoto - A Falha de San Andreas : Foto Carla Gugino, Dwayne Johnson
Carla Gugino interpreta a ex-mulher de Ray
Nunca.

É o desastre máximo em sua forma mais limpa possível.

Como os personagens são construídos de forma superficial, ao menos as cenas de destruição são empolgantes e divertidas os - dois primeiros terremotos, de fato, são interessantes.

Só que depois, as coisas ficam monótonas, sem graça mesmo, e nenhum dos momentos finais chega perto dos primeiros tremores.

Quem já viu as cenas e trailers anteriormente divulgados conferiu, em poucos minutos as melhores cenas e, portanto, não espere ser surpreendido com algo espetacular que ainda não viu nas prévias, pois isso não vai acontecer.

Terremoto - A Falha de San Andreas : Foto Alexandra Daddario, Art Parkinson
Alexandra Daddario é a filha do protagonista
O longa não empolga, não gera tensão e raramente faz o espectador sentir qualquer coisa pelos protagonistas.

Longos momentos de diálogos descartáveis tornam o filme ainda mais chato, de o espectador começar a torcer (muito) para que a terra volte a tremer para animar um pouco a chatice.

Ninguém esperava algo tão impactante como 'Mad Max: Estrada da Fúria', com folgas a melhor ação deste ano.

Nem alguma coisa parecida com 'O Impossível', que mostra a realidade cruel do terrível tsunami que atingiu a Tailândia em 2004.

Se o espectador recebesse a diversão despreocupada como a do interessante 'Godzilla (2014) já estaria de bom tamanho.

Ao menos, Dwayne Johnson consegue mais uma vez se mostrar como grande ator de ação e sua presença, mais do que seu impotente personagem jamais poderia fazer, realmente salva o dia.

Colton Haynes - ponta direita - em seu primeiro papel na telona, interpreta um dos pilotos dos bombeiros de LA
No restante do elenco, o destaque fica para Colton Haynes: o intérprete do Arqueiro Vermelho Arsenal da série 'Arrow' mostra que, se ainda tem muito a aprender na arte da interpretação, mas, ao menos, se mostra melhor a cada novo trabalho.

O longa, enfim, é um show visual de destruição, melhor apreciado em Imax 3D ou, se estiver disponível em sua cidade, em 4D.

Dá pro gasto.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'TERREMOTO: A FALHA DE SAN ANDREAS'
Título Original:
SAN ANDREAS
Gênero:
Ação
Direção:
Brad Peyton
Roteiro:
Allan Loeb, Carey Hayes, Carlton Cuse, Chad Hayes
Elenco:
Adam Reeser, Afsheen Olyaie, Alan D. Purwin, Alec Utgoff, Alexandra Daddario, Allan Poppleton, Arabella Morton, Archie Panjabi, Ari Atken, Art Parkinson, Brad McMurray, Breanne Hill, Carla Gugino, Christina July Kim, Colton Haynes, Dwayne Johnson, Gabriel Koura, Harris Michaels, Hugo Johnstone-Burt, Ioan Gruffudd, Jackie Dallas, Jaden Alexander, Janell Islas, Jaymes Butler, Kylie Minogue, Leilani Amour Arenzana, Marissa Neitling, Matt Gerald, Morgan Griffin, Paul Giamatti, Phillip E. Walker, Ran Wei, Robin Atkin Downes, Steven Wiig, Teresa Navarro, Tina Gilton, Todd Williams, Tom O'Reilly, Vanessa Ross, Will Yun Lee
Produção:
Beau Flynn, Tripp Vinson
Fotografia:
Steve Yedlin
Montador:
Bob Ducsay
Trilha Sonora:
Andrew Lockington
Duração:
114 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
28/05/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
Flynn Picture Company / New Line Cinema / Village Roadshow Pictures / Warner Bros. Pictures
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário