domingo, 17 de maio de 2015

FESTIVAL DE CANNES 2015: CONFIRA TUDO O QUE DE MELHOR ACONTECEU - DE QUARTA A DOMINGO


A 68º edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, começou na Riviera Francesa na última quarta (13).

Nessa postagem, você vai conferir o que de melhor aconteceu, de quarta a domingo (17).

Confira:
FESTIVAL COMEÇA COM JORNALISTAS BARRADOS EM SESSÃO INAUGURAL, QUE TEVE 'LA TÊTE HAUTE' E 'UMIMACHI DIARY'
*****
'MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA' FAZ ESTREIA MUNDIAL ESTRONDOSA EM CANNES
*****
NATALIE PORTMAN ESTREIA COMO DIRETORA
*****
'THE LOBSTER': LONGA FUTURISTA COM COLIN FARRELL CHAMA ATENÇÃO
*****
WOODY ALLEN REVELA PORQUÊ NUNCA FILMOU NO BRASIL
*****
FILME HÚNGARO É O PRIMEIRO FAVORITO À PALMA DE OURO E FILME ITALIANO EMOCIONA TODOS
*****
DOCUMENTÁRIO SOBRE AMY WINEHOUSE FOI OVACIONADO POR PÚBLICO E CRÍTICA
*****
'THE SEA OF TREES': NOVO FILME DE VAN SANT É VAIADO DUAS VEZES
*****
EM CANNES, CATE BLANCHETT JÁ E A FAVORITA AOS OSCAR 2016
*****
Veja:

FESTIVAL COMEÇA COM JORNALISTAS BARRADOS EM SESSÃO INAUGURAL, QUE TEVE 'LA TÊTE HAUTE' E 'UMIMACHI DIARY'

O Festival de Cannes, maior festival de cinema do mundo começou na quarta (13) com o filme ‘La Tête Haute‘, de Emanuelle Bercot, sendo exibido para convidados.

Pela manhã, quando os jornalistas começaram a ver os filmes da Mostra Competitiva, já rolou confusão, pois nem todo mundo conseguiu assistir a ‘Umimachi Diary‘, de Hirokazu Kore-eda - relata a jornalista Janaína Pereira, do CinePop.

cannes_3
Jornalistas barrados na sessão de abertura - AFP
‘La Tête Haute‘ conta a história de Malony (Rod Paradot)  e de sua educação dos 6 aos 18 anos de idade - período no qual um juiz da vara da infância e um assistente social tentam salvá-la.

Filmado nas regiões de Nord-Pas de Calais, Ródano Alpes e Paris, o filme conta com a participação de Catherine Deneuve, Benoit Magimel e Sara Forestier.

Confira cenas e matéria:


‘Umimachi Diary‘ acompanha três irmãs que vivem juntas em uma casa grande na cidade de Kamakura.

Quando seu pai – ausente da casa da família nos últimos 15 anos – morre, eles viajam para o interior para seu funeral, e conhecem Suzu, sua tímida meia-irmã adolescente.

A organização do Festival de Cannes terá júri presidido pelos irmãos diretores Joel e Ethan Coen - esta será a primeira vez que o júri do festival é presidido por uma dupla.

Segundo os organizadores, a ideia é celebrar o “cinema de irmãos” este ano, aproveitando o 120º aniversário da invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière.

O Festival de Cannes 2015 vai até o dia 24 de maio.

'MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA' FAZ ESTREIA MUNDIAL ESTRONDOSA EM CANNES

Exibido na manhã de quinta (14) para a imprensa no Festival de Cannes, o filme ‘Mad Max: Estrada da Fúria‘, de George Miller, foi aplaudido varias vezes pelos jornalistas durante a sessão.

Na coletiva de imprensa, o protagonista Tom Hardy distribuiu autógrafos e tirou selfies, esbanjando simplicidade e simpatia e logo depois, deu um senhor exemplo de humildade para uma estrela do porte dele.

festivaldecannestomhardy_1
Tom Hardy, na coletiva de imprensa na quinta (13), em Cannes - AFP
À noite, com toda pompa e gala, aconteceu a première mundial do filme no Festival, que já está em cartaz aqui no Brasil.


Hardy revelou durante a Coletiva de Imprensa que só conseguiu assistir ao filme completo ontem, depois de passar mais de 100 dias filmando a ação pós-apocalíptica no deserto da Namíbia.

O ator inglês foi questionado sobre os problemas ao longo da produção e revelou que devia ao diretor um pedido de desculpas.

“Eu devo um pedido de desculpas a George [Miller], por ser tão míope… A coisa mais frustrante durante as filmagens foi tentar entender o que ele queria que eu fizesse. Eu só compreendi sua visão quando a vi na tela” - revelou.

Em uma sala cheia de jornalistas, Hardy deu a entender que teve problemas de comunicação com o diretor ao longo das filmagens.

“Eu tenho que me desculpar com você [Miller], porque eu fiquei frustrado enquanto filmávamos. E hoje entendo que George não iria conseguir me explicar sua visão de maneira alguma, enquanto estavamos na areia tentando terminar as filmagens. [Miller] foi brilhante, mas eu não sabia o quão brilhante até que eu assisti ao filme”, concluiu, em uma  atitude cada vez mais rara entre seus pares.

Relembre o trailer do longa:


Miller enfrentou vários problemas durante as filmagens, que deveriam ter início em 2010 mas foram adiadas por dois anos, por conta da ironia da natureza, que transformou o deserto da Austrália em uma floresta.

“Estava tudo pronto para filmarmos, no deserto australiano, e então veio uma tempestade sem igual e transformou a terra inóspita em um jardim. Toda aquela região plana de terras vermelhas agora está repleta de lagos, peixes e pássaros”, afirmou o diretor.

Foi então que os produtores tiveram que encontrar uma nova locação, no deserto na Namíbia.

No longa de ação pós-apocalíptico, Tom Hardy assume o papel que foi  de Mel Gibson nos três longas anteriores da saga, como um guerreiro das estradas e tem como missão resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal.

madmax4fotos20
Hardy e Miller, nas filmagens do longa - Warner Bros.
Miller falou também sobre a possibilidade de rodar mais filmes da franquia ‘Mad Max’ e admitiu que ainda “não está recuperado” para uma sequência imediata de ‘Mad Max: Estrada da Fúria’.

“Mas você sabe que esses personagens vivem na sua cabeça e temos muitas histórias de apoio”, continuou.

“Se tivermos tempo de ir de novo à terra vazia, há outros filmes que gostaríamos de fazer. Então sim, essa é a resposta que posso dar agora”, revelou em entrevista à Reuters.

Questionado se uma grande bilheteria do novo filme poderia influenciar ou adiantar seus planos de produzir um quinto ‘Mad Max’, Miller disse que isso era como perguntar a uma mulher que acabou de dar à luz se ela planeja ter outro filho.

NATALIE PORTMAN ESTREIA COMO DIRETORA

Após ganhar um Oscar por ‘Cisne Negro‘, Natalie Portman decidiu tentar a sorte atrás das câmeras.

A atriz, que em breve será vista como Jacqueline Kennedy nas telonas, lançou seu primeiro filme como diretora no Festival de Cannes na sexta (15), fora de competição.

natalieportman_2
Natalie Portman e o marido, na sexta (15) em Cannes - AFP
O longa-metragem é baseado em ‘De Amor e Trevas‘ ('A Tale Of Love And Darkness'), autobiografia do escritor israelense Amos Oz.

Além de dirigir, Portman também interpretará a mãe de Oz.

Confrontado com o suicídio da mãe aos doze anos, três anos depois Oz declara sua independência e volta as costas para o mundo em que crescera a fim de assumir uma nova identidade num novo lugar: o kibutz Hulda, na fronteira com o mundo árabe.

O livro foi vencedor do Prêmio France Culture de 2004 e do Prêmio Goethe do mesmo ano.

Confira um clipe do longa:


“Ela leu De Amor e Trevas e me pediu os direitos para fazer uma adaptação para os cinemas, há cinco anos. Concordei por causa da minha alta estima pelo trabalho dela, que é um excelente atriz”, afirmou o ator do livro.

Vale lembrar que Portman nasceu em Jerusalém, filha de pai israelense.

‘A Tale of Love and Darkness’ ainda não tem data de estreia no circuito comercial.

Confira um vídeo dos bastidores das filmagens:



'THE LOBSTER': LONGA FUTURISTA COM COLIN FARRELL CHAMA ATENÇÃO

Considerado lento para uns, mas interessante para outros, o longa ‘The Lobster‘, do diretor grego Yorgos Lanthimos, chamou a atenção no Festival de Cannes.

Estrelado por Colin Farrell, o filme se passa no futuro, quando uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras.

thelobster_1
Colin Farell em Cannes - AFP
Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar seu parceiro e caso não consigam encontrar alguém, são transformados em animais e soltos na Floresta - só que um dos homens se apaixona após ser solto na floresta, algo extremamente proibido pelo sistema.

WOODY ALLEN REVELA PORQUÊ NUNCA FILMOU NO BRASIL

Outro grande nome do dia no Festival foi o diretor Woody Allen, que veio lançar seu novo filme, ‘O Homem Irracional‘ (Irrational Man), estrelado por Joaquin Phoenix e Emma Stone.

O ator americano, no entanto, não deu as caras na coletiva de imprensa e Woody não fez a menor questão de posar para fotos - mas falou, inclusive com a imprensa brasileira presente.

Allen foi questionado se um dia filmaria no Brasil e revelou que o projeto ainda não aconteceu porque ele nunca visitou o país.

Eu nunca estive no Brasil, então ainda não tive uma ideia para filmar no Rio de Janeiro. Fico em casa bolando ideias e daí penso em uma cidade que já estive que seria ideal para a trama. Sendo assim, não sei como começar uma história passada no Brasil, mas assim que algo me ocorrer e for perfeito para o Brasil, farei na hora”, afirmou.

Woody Allen em Cannes - AFP
Em 2013, a prefeitura do Rio de Janeiro revelou que bancaria um filme do cineasta se ele filmasse na capital carioca.

“Eu quero muito que ele venha”, disse  à época o prefeito Eduardo Paes para 'O Globo'.

“Já fiz de tudo. Falei com a irmã dele, mandei bilhete via [o arquiteto Santiago] Calatrava, que é vizinho dele em Nova York, e pago o que for para que ele venha filmar aqui. O Reage Artista vai me matar quando eu der os milhões que o Woody pedir. Mas eu pago 100% da produção.”

O prolífico diretor já filmou em diversos cartões postais do mundo, como foi o caso de ‘Vicky Cristina Barcelona’, ‘Meia-Noite em Paris’ e ‘Para Roma com Amor’.

Ele também rodou alguns longas em Londres, incluindo ‘O Sonho de Cassandra’ e ‘Ponto Final – Match Point’.

Seu cenário mais tradicional, porém, é sua Nova York natal: boa parte de seus filmes mais famosos e celebrados, como ‘Manhattan’, ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’ e ‘Hannah e Suas Irmãs’, se passam na cidade.

‘O Homem Irracional’ estreia nos cinemas nacionais em agosto.

Confira o trailer do longa:


FILME HÚNGARO É O PRIMEIRO FAVORITO À PALMA DE OURO E FILME ITALIANO EMOCIONA TODOS

O cineasta italiano Nanni Moretti levou a imprensa às lágrimas na manhã deste sábado (16) no Festival de Cannes.

‘Mia Madre‘, novo filme do diretor, mostra uma cineasta envolvida entre uma filmagem e os cuidados com a mãe doente.

A personagem, alter ego do diretor (que participa do filme como irmão da protagonista), é de uma sensibilidade imensa, e todo o filme transcorre entre delicadeza, tristeza e o bom humor do personagem de John Tuturro, que transforma esse comovente drama em uma das mais belas homenagens às mães.

Confira o trailer de 'Mia Madre':


Por outro lado, ‘Saul Fia‘ (‘Son of Saul’), do húngaro Laszlo Nemes,  já desponta como favorito ao prêmio máximo do Festival de Cannes.

O longa conta a história de Saul Auslander, um deportado judeu forçado a participar na Solução Final em Auschwitz, no Sonderkommando, unidade de prisioneiros que trabalhava nas câmaras de gás.

saulfia_1
Cena do Longa
Um dia Saul descobre um rapaz que sobrevive, mas apenas brevemente ao gás, e no qual ele acredita ter reconhecido seu filho.

Desolado, ele fará de tudo para fazer o enterro de seu suposto filho.

DOCUMENTÁRIO SOBRE AMY WINEHOUSE FOI OVACIONADO POR PÚBLICO E CRÍTICA

'Amy', documentário sobre Amy Winehouse dirigido por Asif Kapadia (do premiado ‘Senna’), foi ovacionado pelo público e crítica durante sua exibição, neste sábado (16).

Com testemunhos inéditos, o documentário foi apresentado fora da competição, mas conquistou a todos e foi aplaudido ao final da exibição.

Amy Winehouse faleceu em julho de 2011, aos 27 anos, por consumo excessivo de álcool.

Revelador, o documentário desvenda nove segredos sobre a vida da cantora inglesa, que a revista Variety anotou.

Confira:

1. Ela dispensou Justin Timberlake, e riu quando descobriu que sua nova música chamava ‘What Goes Around… Comes Around?’.

2. Winehouse sofria de depressão e anorexia desde adolescente, após o divórcio de seus pais.

3. Ela nunca gostou de ser associada com as Spice Girls.

4. Amy não desejava ser famosa.

5. Seu pai perdeu uma oportunidade de salvar a filha das drogas em 2005, quando os amigos de Winehouse tentaram uma intervenção para levá-la para a reabilitação após abuso de drogas e álcool. Seu pai lhe disse que ela não precisava ir para a reabilitação.

6. O seu marido Blake Fielder-Civil foi quem lhe deu cocaína e crack pela primeira vez.

6. Seu pai ainda tenta lucrar com sua fama.

8. Ela quase invadiu um show de Tony Bennett para tentar fazer um dueto.

9. Os paparazzi não paravam de persegui-la.

Deu pra perceber porquê a família vampira tem se mostrado revoltada e contra o documentário?

O filme, que chegará aos cinemas do Reino Unido no dia 3 de julho, mês que marca o aniversário de quatro anos da morte da cantora britânica, examina a história de Winehouse através do ponto de vista da própria, usando várias imagens raras dos bastidores e da vida da artista, além de canções inéditas.

De acordo com o Deadline, os direitos de distribuição internacional de ’Amy’ estão sendo negociados neste momento, por isso o filme segue sem previsão de lançamento nos EUA, no Brasil e demais mercados.

Confira trailer:


'THE SEA OF TREES': NOVO FILME DE VAN SANT É VAIADO DUAS VEZES

Após ser vaiado em duas sessões para a imprensa, o filme ‘The Sea of Trees’ (Mar de Árvores, em tradução literal) passou por seu teste definitivo na coletiva, realizada neste sábado (16) no Festival de Cannes.

O diretor Gus Van Sant e os atores Matthew McConaughey e Naomi Watts encararam com muita seriedade os jornalistas, e defenderam o filme com unhas e dentes.

“Eu li uma crítica nesta manhã, e ela era muito definitiva. Eu estava imaginando que todo mundo era como a pessoa que havia escrito, e eu pensei “agora eu sei onde estamos”. Foi bom, mas mais tarde eu fiquei nervoso”, disse o diretor.

THE SEA OF TREES
Matthew McConaughey e Ken Watanabe em cena do longa - Divulgação
McConaughey, que ano passado ganhou o Oscar de Melhor Ator por ‘Clube de Compras Dallas‘, foi bastante aplaudido pelos jornalistas quando entrou na sala, e defendeu seu personagem.

“Ele passa por um isolamento para chegar à salvação. O filme mostra como enfrentar a morte ajuda você a encontrar a vida”, refletiu.

O ator, que tem uma longa cena de choro na trama, poderia ter alguma chance de ganhar prêmio, se o filme não tivesse sido apontado como o pior do festival até agora.

‘The Sea of Trees‘ conta a história de um norte-americano (McConaughey) que viaja para o Japão para entrar na floresta Aokigahara e se matar, depois da morte da sua mulher (Naomi Watts).

Lá, ele encontra um japonês (Ken Watanabe) e os dois iniciam uma jornada de autorreflexão e sobrevivência.

Segundo a crítica especializada, o filme foi o pior apresentado até agora na 68ª edição do Festival de Cannes.

EM CANNES, CATE BLANCHETT JÁ E A FAVORITA AOS OSCAR 2016

Já na primeira cena de ‘Carol‘, Cate Blanchett mostrou que não estava para brincadeiras.

Linda e loira, usando um figurino impecável em tons de vermelho, a atriz tem uma de suas melhores atuações no filme de Todd Haynes (‘Longe do Paraíso’) e é a favorita absoluta ao prêmio de interpretação feminina em Cannes.

O filme se passa na Nova York da década de 1950 e Cate vive a Carol do título, uma lésbica que não pode assumir sua opção sexual por conta dos preconceitos da época, e por isso mantém um casamento de aparências, em especial para não perder a guarda da filha.

Enquanto está iniciando o processo de separação do marido (Kyle Chandler), Carol encontra Therese (Rooney Mara), uma atendente de loja de luxo.

A jovem se encanta por Carol e vice-versa e, assim, iniciam uma história que une paixão e intelecto, já que Therese admira a elegância e inteligência de Carol, e Carol gosta da fragilidade e meiguice de Therese

Haynes conduz o filme com muita sensibilidade, deixando sempre para depois as cenas mais aguardadas - um beijo entre Cate e Rooney e uma ousada cena de sexo, que expõe as duas atrizes de forma poucas vezes vista em Hollywood.

Porém, nada tão evasivo como em ‘Azul é a Cor Mais Quente’, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 2013 e ficou famoso pela longa cena de sexo (cerca de oito minutos) entre as atrizes Adèle Exarchopoulos e Lèa Seydoux.

Na coletiva de imprensa realizada neste domingo (17) em Cannes, uma discreta Cate Blanchett revelou que, ao contrário do que foi publicado recentemente, ela nunca fez sexo com mulheres.

“Pelo que eu me lembre, o repórter me perguntou: você já teve relações com mulheres? Sim. Com sexo? Não”, disse.

Cate, que foi pouco sorrisos e não posou para fotos após a coletiva, pareceu querer encerrar o assunto.

“A questão é que, em 2015, quem liga para isso? Há uns 70 países no mundo onde a sexualidade é algo ilegal. Vivemos em tempos muitos conservadores. Se achamos que não, estamos sendo ingênuos”, criticou.

‘Carol‘ já tem distribuição garantida no Brasil, mas sua data de lançamento ainda não foi anunciada.

Confira make-off:

*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário