quinta-feira, 14 de maio de 2015

'MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA': MELHOR FILME DE AÇÃO DO ANO - E TUDO FILMADO EM LOCAÇÃO!


SINOPSE:

Num futuro apocalíptico, após ser capturado por Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), Max (Tom Hardy), um guerreiro das estradas, se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), na tentativa se salvar um grupo de garotas.

Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.

CRÍTICA:

Os estúdios de Hollywood sempre apostaram em remakes, reboots e releituras, a maioria deles não fazendo frente aos filmes originais e perdendo a essência de suas franquias.

Quando eu soube que o mesmo diretor dos três primeiros 'Mad Max', George Miller, estava rodando um quarto, já pensei: "Putz.... justo a saga futurista filmada na Austrália, que eu adoro e que catapultou o diretor e o também australiano Mel Gibson ao estrelato"...

Pois é: 'Mad Max: Estrada Da Fúria', que estreia hoje em 583 salas em todo o Brasil, parecia mais um desses casos.

Parecia.

Com um ator primoroso como Tom Hardy no lugar do apenas correto Mel Gibson, me preparei para mais um reboot/remake razoável, mesmo que a presença do diretor George Miller, criador da série, me dissesse o contrário.

E não é que ele conseguiu?

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto Tom Hardy
Tom Hardy como Max, em cena do longa: Fotos dessa postagem: Divulgação/Warner.Village Roadshow
Não só fez um novo Mad Max digno, como nos entregou o melhor filme de ação do ano, de fazer 'Velozes e Furiosos 7' e 'Vingadores: Era De Ultron' terem de comer muito feijão com arroz para ao menos chegarem perto.

Desertos, motociclistas vestindo couro, grupos de sobreviventes enlouquecidos, sedentos por gasolina e água, um protagonista vingador de poucas palavras: essas são as marcas do universo criado por George Miller, que continua tão cativante como sempre na mão do australiano, mesmo 30 anos depois.

Sem ser um reboot, um remake ou uma continuação propriamente dita, encontramos Max aparentemente em algum lugar entre o segundo e o terceiro filmes, ainda pilotando seu Ford Falcon Coupe Interceptor e com os cabelos compridos - que vemos no início de 'Cúpula Do Trovão'.

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto Charlize Theron
Charlize Theron como a Imperatriz Furiosa
Nesses 30 anos desde que vimos Max na telona pela última vez, muita coisa mudou - não apenas na forma de fazer cinema de ação, mas também na história do herói pós-apocalíptico.

Embora o mundo seja muito similar ao criado para os filmes anteriores da série, é também algo novo, ampliado, detalhado e ainda mais violento – afinal, os espectadores estão mais exigentes.

Só uma coisa continua igual: a capacidade espetacular de Miller para dirigir acrobacias com carros em perseguição, de tirar o fôlego.

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto
Cena do longa
E a ação das duas horas de porrada quase ininterrupta começa logo, com Max obrigado a fugir de um grupo de selvagens, acaba capturado e é levado então para a "Cidadela", cujo líder, Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), é Warlord e messias de uma estranha religião, responsável por oprimir os sobreviventes do holocausto nuclear que vivem sob sua proteção e imploram por um pouco de água.

Quando a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron, simplesmente sensacional) foge com as esposas de Joe, Max vê a chance de escapar, mas precisa decidir se ajuda a rebelde ou se segue seu próprio caminho.

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto Charlize Theron, Nicholas Hoult
Cena do Longa
Max, que passa boa parte do filme mascarado, é praticamente coadjuvante em seu próprio filme.

Tom Hardy está simplesmente soberbo: já experiente em interpretar sem quase nenhuma fala, só com as expressões faciais e de olhar, que já tinham nos arrepiado no seu Bane de 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge', o ator, seguramente um dos melhores da sua geração, consegue recriar o estilo e a engenhosidade do problemático personagem, porém sem aquele jeito irônico/esperto que Gibson transmitia no papel.

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto Abbey Lee, Zoë Kravitz
Cena do Longa
Talvez por isso, a Imperatriz Furiosa de Charlize Theron é quem ganha importância na trama: igualmente com poucos diálogos e muitos olhares, a atriz consegue transmitir tudo o que sofreu na mão de Immortan Joe, se destaca desde a primeira cena em que aparece e ganha cada vez mais espaço - ajudada, é claro, pela grande atuação da atriz.

E não há nem sequer a ideia de uma história de amor entre Max e Furiosa - clichê máximo dos filmes de ação e boa ausência aqui, mais um sinal de que Miller tenta manter o espectador sempre fora da zona de conforto, ao tentar subverter expectativas.

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto Charlize Theron
Cena do Longa
Arcos são criados e resolvidos de forma inesperada, eventos do começo do filme são lembrados no final, com conclusões brilhantes.

Miller nunca subestima a audiência e não tem medo de arriscar - se você se surpreendeu com as perseguições da série 'Velozes e Furiosos', saiba que nenhuma chega perto do que Miller faz aqui.

Ao menos, o longa tentou deixar claro a cada trailer o nível de loucura que veríamos na tela - e não falo só de mutantes selvagens e ação explosiva.

Mad Max: Estrada da Fúria : Foto Hugh Keays-Byrne, Nathan Jones
Cena do Longa
Além disso, quem gosta de porrada, boa música (conduzida por um guitarrista deformado preso a um caminhão militar), belos visuais e perseguições não vai se decepcionar.

Na atual Hollywood, onde filmes de ação, cheios de CGI (computação gráfica) e personagens clichês com dramas descartáveis reinam, o novo Mad Max chega como um soco no estômago - e tudo filmado em locação!

Filmaço, que foi aplaudido de pé na estreia mundial ontem, no Festival de Cannes.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA'
Título Original:
MAD MAX: FURY ROAD
Gênero:
Ação
Direção:
George Miller
Roteiro:
Brendan McCarthy, George Miller, Nick Lathouris
Elenco:
Abbey Lee, Angus Sampson, Charlize Theron, Coco Jack Gillies, Courtney Eaton, Debra Ades, Greg van Borssum, Hugh Keays-Byrne, John Howard, Josh Helman, Megan Gale, Melissa Jaffer, Nathan Jones, Nicholas Hoult, Richard Carter, Richard Norton, Riley Keough, Rosie Huntington-Whiteley, Tom Hardy, Zoë Kravitz
Produção:
Doug Mitchell, George Miller, P. J. Voeten
Fotografia:
John Seale
Montador:
Jason Ballantine, Margaret Sixel
Trilha Sonora:
Junkie XL
Duração:
120 min.
Ano:
2015
País:
Austrália / Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
14/05/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Kennedy Miller Productions / Village Roadshow Pictures
Classificação:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário