quinta-feira, 14 de maio de 2015

'A GANGUE': SEM VOZ, FILME CHOCA PELA BRUTALIDADE E SEXO EXPLÍCITO EM SUBMUNDO DE ESCOLA ADOLESCENTE


SINOPSE:

Sergey (Grigoriy Fesenko), um jovem surdo-mudo, começa a estudar num internato especializado que abriga secretamente uma rede de crime e prostituição entre seus estudantes, "a tribo".

Neste novo ambiente, ele é forçado a aceitar as duras regras da gangue e participa de vários assaltos, o que lhe garante o respeito dos colegas.

Ele cresce na hierarquia do grupo, mas coloca tudo a perder ao se envolver com Anna (Yana Novikova), amante do líder da organização.

CRÍTICA:

Um filme rodado em linguagem de sinais e sem narração ou legendas, já que o amor e o ódio não precisam de tradução.

Só que a violência de 'A Gangue', em exibição em apenas 3 salas de cinema em todo o Brasil, não é para qualquer um.

O retrato cru e absolutamente ousado do diretor Myroslav Slaboshpytskiy foge do convencional logo na forma: não há qualquer diálogo nas mais de duas horas de cenas chocantes e que causam desconforto e sua ousadia vem rendendo prêmios por onde aparece – o mais importante deles no Festival de Cannes de 2014.

O protagonista é Sergey (Grigoriy Fesenko), um jovem que entra em uma escola para surdos-mudos mantida pelo governo na periferia de uma cidade ucraniana qualquer.

Grigoriy Fesenko E Yana Novikova, num '69' explícito - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Filmes da Mostra
Para se enturmar com os colegas, ele percebe que terá que se inserir em uma gangue que funciona internamente, a 'The Tribe'.

Pequenos crimes, prostituição e bullying são comuns na rotina desses alunos, que vivem em um ambiente hostil e marginal.

A iniciação do personagem dentro desse submundo também é a introdução cena a cena do espectador nessa realidade marcada pela crueldade, seguindo a base do cinema independente: câmera na mão, atores não profissionais, e muito sexo explicito.

Cena do Longa
A lógica é quebrada quando Sergey se apaixona pela namorada do líder da gangue (Yana Novikova), o que causa uma onda de violência que culmina em uma cena final, das mais chocantes do cinema nos últimos anos.

Cena do Longa
Há várias virtudes no longa, a começar pela capacidade que o diretor apresentou de emergir o espectador dentro daquele universo tão brutal.

Mesmo sem qualquer linguagem verbal, o gestual que os personagens usam para a comunicação acaba criando uma tensão crescente, nos colocando na função de voyeurs desse mundo tão cru.

Cena do Longa
O som seco das brigas e a falta de qualquer voz contrastam com os gritos que ecoam em sua melhor sequência: retratado como um ritual, o aborto clandestino praticado por uma das personagens é criado diante dos nossos olhos com uma frieza assustadora - do espectador fechar os olhos e ouvir os gritos em sua cabeça por dias.

O longa tem a marca da experimentação, mas os pés no chão que nos permite ver sentido no meio de todo este caos.

Filmaço.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'A GANGUE'
Titulo Original:
PLEMYA
Gênero:
Drama
Direção, Roteiro e Produção: 
Miroslav Slaboshpitsky
Elenco:
Alexander Dsiadevich, Alexander Osadchiy, Alexander Panivan, Alexander Sidelnikov, Grigoriy Fesenko, Ivan Tishko, Rosa Babiy, Yana Novikova, Yaroslav Biletskiy
Fotografia e Montagem:
Valentyn Vasyanovych
Duração:
130 min.
Ano:
2014
País:
Holanda / Ucrânia
Cor:
Colorido
Estreia:
14/05/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Filmes da Mostra
Estúdio:
Garmata Film Production
Classificação:
18 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário