quinta-feira, 21 de maio de 2015

'POLTERGEIST - O FENÔMENO': APESAR DAS NOVAS TECNOLOGIAS USADAS NA RECRIAÇÃO DAS CENAS ICÔNICAS, LONGA FICA DEVENDO AO ORIGINAL DE 1982


SINOPSE:

A família Bowen acaba de se mudar para uma nova casa.

O pai, Eric (Sam Rockwell) a mãe Amy (Rosemarie DeWitt) e os três filhos parecem se adaptar bem ao novo lar, até começarem a perceber estranhas manifestações, atingindo principalmente a filha pequena, Maddy (Kennedi Clements).

Um dia, ela é sequestrada pelas forças malignas, fazendo com que os pais procurem a ajuda de especialistas no assunto para recuperar a criança,  antes que seja tarde demais.

CRÍTICA:

Na década em que o gênero estava em evidência, com longas como  'A Hora Do Pesadelo' e 'Sexta-feira 13', podemos afirmar que 'Poltergeist', de 1982, é um dos melhores filmes de terror de todos os tempos.

O longa da Warner Bros.,  dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg, tornou-se uma referência do gênero por ser  absolutamente assustador e ousado, ao mostrar que nem a própria casa era um lugar seguro.

Além disso, o longa original não era somente um filme de terror: era um filme inteligente, pois assustava as pessoas com objetos comuns do dia a dia, como um aparelho de televisão, por exemplo.

Pena que isso não se repete na nova versão, agora dirigida por Gil Kenan e produzida por Sam Raimi,  que dirigiu a primeira trilogia do 'Homem-Aranha' e que também é um experiente diretor de filmes de terror.

Sem despertar grandes sustos, 'Poltergeist - O Fenômeno' - que estreia hoje em 372 salas em todo o Brasil - até resgata os elementos clássicos e procura manter a essência do original  - e para isso, investe em efeitos bem mais avançados em relação aos de 1982.

Poltergeist - O Fenômeno : Foto Kennedi Clements
Maddy (Kennedi Clements), em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Film do Brasil
As cenas mais famosas, como a da pequena Maddy (Kennedi Clements) em frente ao aparelho de televisão escutando vozes estranhas, ganharam agora um realismo absurdo com as novas tecnologias, que além de serem bem executadas, ajudam na diversão.

Infelizmente, a nova roupagem não é suficiente para causar um novo impacto, principalmente nas pessoas que curtem o filme clássico, pois o longa cai nos clichês e, pior, fica indeciso se apenas reproduz a obra original ou se traz algo novo para um público mais jovem.

Poltergeist - O Fenômeno : Foto
A família reunida
A trama acompanha o recém desempregado, Eric Bowen (Sam Rockwell), que se muda com a esposa, Amy (Rosemarie Dewitt), e os três filhos, Kendra (Saxon Sharbino), Griffin (Kyle Catlett) e Madison (Clements), para uma casa no subúrbio.

Eric acabou de perder um bom emprego e Amy é uma escritora, que não escreve há bastante tempo e agora só atua como dona de casa.

Enquanto tentam se adaptar à nova realidade, o casal tenta lidar com os descontentamentos e inseguranças dos filhos, principalmente de Kendra e Griffin, os dois mais velhos.

No entanto, tudo começa a mudar quando Maddy, começa a ouvir coisas estranhas e é sequestrada por forças malignas, fazendo com que os pais busquem ajuda de especialistas.

Poltergeist - O Fenômeno : Foto Kennedi Clements, Kyle Catlett
Cena clássica recriada no novo longa
Se no longa de 1982 o foco eram os eletrodomésticos famosos da época, essa nova versão deixa de aproveitar as novas tecnologias  - celulares e tablets estão presentes no filme, mas são irrelevantes para o desenvolvimento da trama, o que é uma pena.

Apesar de tentar contar a história de um clássico de uma maneira moderna, o longa está longe de ser uma referência e não causa o mesmo impacto que o filme de 33 anos atrás.

Poltergeist - O Fenômeno : Foto Kyle Catlett
Cena do Longa
Quem não viu o original até pode encontrar uma boa opção de entretenimento, pois o novo longa é dinâmico e consegue prender a atenção até o fim.

Os fãs do filme de Hooper, porém,  vão se decepcionar com o resultado final.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'POLTERGEIST - O FENÔMENO'
Título Original:
POLTERGEIST
Gênero:
Terror
Direção:
Gil Kenan
Roteiro:
David Lindsay-Abaire
Elenco:
Jane Adams, Jared Harris, Karen Ivany, Kennedi Clements, Kyle Catlett, L.A. Lopes, Nicholas Braun, Rosemarie DeWitt, Sam Rockwell, Saxon Sharbino, Soma Bhatia, Susan Heyward
Produção:
Nathan Kahane, Robert G. Tapert, Roy Lee, Sam Raimi
Fotografia:
Javier Aguirresarobe
Montador:
Jeff Betancourt
Trilha Sonora:
Marc Streitenfeld
Duração:
94 min.
Ano:
2015
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
21/05/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Fox 2000 Pictures / Ghost House Pictures / Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / Vertigo Entertainment
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário