quinta-feira, 28 de maio de 2015

'CAUBY - COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ' - DOCUMENTÁRIO DESNUDA A LENDA, SEU TALENTO E SUA INTIMIDADE


SINOPSE:

O documentário conta a trajetória da lenda Cauby Peixoto, um dos mais icônicos cantores brasileiros de todos os tempos.

Com uma carreira que em desde os anos 1940 a ainda na ativa, Cauby passou pelos boleros, pela Bossa Nova, pelos grandes clássicos americanos até o Rock’n Roll, sendo considerado o maior cantor do Brasil por grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina e Agnaldo Rayol.

CRÍTICA:

"Começaria Tudo Outra Vez" é o subtítulo deste documentário dirigido por Nelson Hoineff, mas também é uma expressão perfeita para definir as idas e vindas da trajetória artística de Cauby Peixoto.

Em atividade desde o final dos anos 40, o cantor teve uma vida repleta de reviravoltas, em que nunca teve medo de recomeçar, de se reinventar,  como fica claro na sua tentativa de fazer uma carreira internacional cantando em inglês.

Se hoje em dia, Cauby é visto pelos mais jovens um pouco como uma figura exótica, um Liberace brasileiro, 'Cauby - Começaria Tudo Outra Vez', que depois de dois anos pronto finalmente estreia hoje em 13 salas em todo o Brasil, mostra que ele foi (e é) muito mais que isso.

Cauby - Começaria Tudo Outra Vez : Foto
A Lenda, em imagem recente - fotos dessa postagem: Divulgação/Comalt Filmes
Estamos diante de um dos maiores intérpretes da música brasileira, um artista de personalidade forte e complexo.

Se o melhor que um documentário musical pode fazer é mostrar fatos e curiosidades que não sabíamos sobre uma figura pública, o filme de Hoineff faz  isso, com sobras.

O diretor teve acesso a um acervo incrível de imagens de arquivo, retratando vários períodos da carreira de Cauby.

Cauby - Começaria Tudo Outra Vez : Foto
No começo da carreira
Também teve um acesso direto ao artista, o que dá autenticidade a obra e coloca o personagem como parte ativa da narrativa.

Hoineff foca toda sua atenção na trajetória profissional, mas conseguiu um acesso tão irrestrito que acabou obtendo declarações íntimas da Lenda, que pela primeira vez fala sobre sua homossexualidade - tão cantada em prosa e verso há décadas, mas jamais admitida - na maior naturalidade.

Evidentemente, Cauby também fala de problemas pessoais - principalmente sobre sua atual frágil saúde e os altos e baixos da sua carreira.

Cauby - Começaria Tudo Outra Vez : Foto
Cercado pelas fãs
O longa também mostra imagens de apresentações recentes do artista, que servem para mostrar que sua total dedicação à música continua viva.

E por falarmos nos jovens, o documentário destaca um garoto, fã apaixonado de Cauby, que sonha conhece-lo pessoalmente e passa seu tempo colecionando seus discos.

A ideia de colocar um garoto dos dias de hoje como apaixonado por Cauby é muito bem vinda, pois boa parte de seus fãs fiéis são da terceira idade.

Cauby - Começaria Tudo Outra Vez : Foto
O diretor Nelson Hoineff e Cauby
Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Emilio Santiago e Maria Bethânia são alguns artistas brasileiros ouvidos pelo longa.

Os depoimentos são todos interessantes e relevantes, mas a principal força da produção está mesmo em Cauby Peixoto, seja nas entrevistas recentes, seja nas performances de arquivo, maravilhosas de se ver e ouvir.

Cauby - Começaria Tudo Outra Vez : Foto
Cauby em entrevista do documentário
O documentário, bem feito da primeira à última cena, tem o potencial de mudar a visão de muita gente sobre o artista e de deixar muita gente com vontade de também vê-lo ao vivo.

Felizmente para os fãs - eu incluso - depois de alguns problemas de saúde, o já octogenário Cauby, ainda mantendo a mesma voz maravilhosa de sempre, retomou sua agenda de shows e pode ser visto no palco do Bar Brahma, na esquina das icônicas Avenidas Ipiranga e São João, todas as segundas.

Cauby é imperdível ao vivo.

Cauby é imperdível no documentário.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'CAUBY - COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ'
Gênero:
Documentário
Direção e Roteiro:
Nelson Hoineff
Produção:
Selma Regina
Fotografia:
Rafael Boccanera
Montador:
Rodrigo Pastore
Duração:
72 min.
Ano:
2013
País:
Brasil
Cor:
Colorido
Estreia:
28/05/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Comalt Filmes
Estúdio:
Comalt Comunicação
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário