A 68º edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, começou na quarta (13) e vai até domingo (24).
Nessa terceira e penúltima postagem especial sobre Cannes 2015, você vai conferir o que de melhor aconteceu - de quarta (20) a sábado (23) - e também vai conferir que filme pode levar o prêmio máximo - a Palma de Ouro - as Palmas de diretor, ator e atriz e outras apostas dessa edição.
Confira:
'SICARIO': COM EMILY BLUNT, LONGA CONCORRE EM CANNES DE OLHO NO OSCAR
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'MOUNTAINS MAY DEPART': FILME CHINÊS É O FAVORITO DA CRÍTICA
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'CHRONIC': DIRETOR MEXICANO SURPREENDE E LONGA ENTRA NAS APOSTAS POR ALGUM PRÊMIO
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'LOVE': SEXO EXPLÍCITO EM 3D TRANSFORMA '50 TONS DE CINZA' EM MUSICAL DA DISNEY
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'O PEQUENO PRÍNCIPE' TEM ESTREIA ARRASADORA EM CANNES
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MACBETH': COM MICHAEL FASSBENDER E MARION COTTILARD, LONGA DIVIDE OPINIÕES EM CANNES
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CONHEÇA OS FAVORITOS NAS APOSTAS DE CANNES 2015
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Veja:
'SICARIO': COM EMILY BLUNT, LONGA CONCORRE EM CANNES DE OLHO NO OSCAR
Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro por ‘Incêndios‘, o canadense Denis Villeneuve volta a filmar em inglês após o sucesso de ‘Os Suspeitos‘ (que rendeu elogios, mas não as esperadas indicações à estatueta dourada aos protagonistas Hugh Jackman e Jake Gyllhenhall).
Villeneuve lançou no Festival de Cannes o aguardado ‘Sicario‘, já de olho nas premiações de 2016.
E dessa vez ele tem muitas chances, não só pelo bom roteiro e direção, mas por trazer um eficiente trio de protagonistas.
Emily Blunt se destaca ao lado de Benício del Toro e Josh Broslin como Kate, agente do FBI que vê os seus valores éticos e morais levados ao limite quando participa numa operação secreta da CIA para eliminar o líder de um cartel de narcotraficantes mexicanos.
Emily Blunt em Cannes - USA Today
Na coletiva do filme, uma das melhores deste Festival, Emily, em versão loira e com um chamativo batom vermelho, respondeu aos questionamentos sobre ser uma mulher em um papel que, normalmente, seria de um homem.
“É decepcionante. As pessoas têm que descobrir que as mulheres são fascinantes de se conhecer no cinema. Eu vivo mulheres duronas como esta, mas não as vejo assim. Porque elas são duronas do mesmo jeito na vida. As mulheres com quem conversei no FBI são normais e vão para casa à noite ver ‘Gosford Park’ e ‘Downton Abbey'”.
Denis Villeneuve revelou que os produtores desejavam um homem no papel principal, mas ele conseguiu manter a ideia original de ter uma mulher como protagonista.
A Paris Filmes lança o filme no Brasil em 24 de setembro.
Confira Josh Brolin, Elily Blunt e Benicio del Toro no red carpet de Cannes:
'MOUNTAINS MAY DEPART': FILME CHINÊS É O FAVORITO DA CRÍTICA
O diretor Jia Zhangke é o favorito da crítica à Palma de Ouro do Festival de Cannes.
No drama ‘Mountains May Depart‘ (As montanhas podem partir, em tradução literal), o cineasta chinês aborda uma história de amor tendo como pano de fundo as mudanças culturais da China.
A trama é dividida em três partes, que se passam entre 1999 e 2025 e acompanha Tao (Zhao Tao, mulher de Jia), uma mulher disputada por dois amigos.
É o tipo de filme considerado artístico o suficiente para vencer um festival de cinema mas que, infelizmente, acaba não atingindo a maior parte do público.
A atriz Zhao Tao, protagonista, ao lado do seu marido e diretor do longa, Jia Zhangke em Cannes - Yahoo
Na coletiva de imprensa, o simpático Zhangke explicou a metáfora que acompanha o titulo de seu filme.
“Mesmo que as montanhas se separem, o sentimento que une as pessoas é imutável”.
Considerado um dos melhores cineastas em atividade, Jia Zhangke já venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza com ‘Em Busca da Vida‘ (2006) e o premio de melhor roteiro do Festival de Cannes com ‘Um Toque de Pecado‘ (2013).
O diretor foi tema de ‘Jia Zhangke, um homem de Fenyang‘, um documentário de Walter Salles (diretor de ‘Central do Brasil‘), exibido no Festival de Berlim.
Confira o trailer do longa:
'CHRONIC': DIRETOR MEXICANO SURPREENDE E LONGA ENTRA NAS APOSTAS POR ALGUM PRÊMIO
Único representante latino na competição do Festival de Cannes, o mexicano Michel Franco mostrou todo o seu talento na manhã desta sexta (22).
Quando os jornalistas já fechavam seus palpites e não davam nada para o primeiro filme em inglês de Franco, eis que surge ‘Chronic‘, com Tim Roth, que depois da sessão de imprensa é dado como certo na lista de premiações.
O ator Tim Roth e o diretor Michel Franco em Cannes - AFP
Na trama, Tim Roth interpreta um enfermeiro que cuida de pacientes em estado terminal.
Com poucos diálogos, e tratando a morte com muita sutileza, Franco conseguiu fazer um filme forte, que arrebata o espectador com seu final surpreendente.
Roth está perfeito no papel, imprimindo a doçura e a garra necessárias para o personagem.
Um pequeno grande filme, que deixa a competição pela Palma de Ouro ainda mais acirrada.
'LOVE': SEXO EXPLÍCITO EM 3D TRANSFORMA '50 TONS DE CINZA' EM MUSICAL DA DISNEY
Desde que os cartazes de ‘Love‘, de Gaspar Noé, foram divulgados, todo mundo já sabia que o filme ia causar reboliço na Croissette.
E se era essa a intenção do Festival de Cannes, eles conseguiram - afinal, o filme não teve sessão de imprensa antes da première mundial, o que causou um grande congestionamento na entrada do Palais des Festivals.
Detalhe: a sessão marcada para 00h15 de quinta (21), começou quase 1 hora da madrugada.
Com direito a convidados que não conseguiram entrar na sala lotada, ‘Love‘ conta a história de um triângulo amoroso - mas quem se importa?
O povo foi mesmo conferir as cenas de sexo explícito em 3D, o que faz o longa entrar naquela seleta lista de “pornôs chiques” que o cinema adora produzir de vez em quando.
Sem roteiro, só restam cenas de sexo que podem ser consideradas até pouco ousadas diante de um filme que tem um cartaz onde o órgão sexual masculino está lá, livre, ereto...e melado.
Um dos cartazes do longa - Divulgação
A câmera mostra tudo, com riqueza de detalhes, que é para garantir que parte da platéia fique excitada com o que está vendo.
O filme traz cenas de sexo reais com com nudez frontal e muitos close-ups nas genitálias – sexo oral, relação sexual e ejaculação.
No final da produção, ‘Love’ deixa no chinelo a versão sem cortes de ‘Ninfomaníaca‘ e transforma ‘Cinquenta Tons de Cinza‘ em um musical da Disney.
A polêmica vai além: temos uma cena de sexo a três, a de um adolescente de 17 anos e uma mulher transexual…
Noé, de 51 anos, afirmou que preferiu filmar no formato em 3D para que o espectador pudesse se identificar com “o personagem principal e seu estado melancólico”.
"‘Love‘ é “um melodrama sexual sobre um menino, uma menina e outra menina que celebra o sexo de maneira alegre”.
Em entrevistas anteriores, o diretor disse que sua intenção é “provocar ereções nos garotos e deixar as garotas molhadas” com ‘Love’".
Depois de chocar o mundo com ‘Irreversível‘ (2002) e a cena de estupro mais real da história do cinema, Gaspar Noé mostra que sua criatividade vai longe, já o bom gosto para fazer um filme legal...
Assista a uma cena comportada de 'Love':
'O PEQUENO PRÍNCIPE' TEM ESTREIA ARRASADORA EM CANNES
‘O Pequeno Príncipe‘ (Le Petit Prince), clássico de Antoine de Saint-Exupéry, ganhou uma versão moderna e criativa do diretor Mark Osborne, que apresentou a animação nesta sexta (22) no Festival de Cannes.
Esta é a primeira vez que o conto chega aos cinemas como uma animação.
O elenco de vozes na versão dublada em inglês é formado por grandes estrelas de Hollywood: James Franco, Rachel McAdams, Jeff Bridges, Marion Cotillard, Benicio Del Toro e Paul Giamatti.
O diretor Mark Osborne em Cannes - AFP
Osborne cria uma história ao redor do conto e decide que o aviador sobrevive para contar sua história.
Já idoso, ele passa seu tempo a observar as estrelas com seu telescópio e uma noite, ele percebe que sua pequena vizinha estuda em seu quarto.
Ele a envia um avião de papel, no qual escreve as primeiras linhas de uma história e, assim, a imaginação nos leva ao mundo de Saint-Exupéry em uma bela viagem visual.
A Paris Filmes anunciou que o filme estreia no Brasil dia 20 de Agosto, dois meses antes do previsto.
Confira o trailer:
MACBETH': COM MICHAEL FASSBENDER E MARION COTTILARD, LONGA DIVIDE OPINIÕES EM CANNES
A história é conhecidíssima: certo dia, o general escocês Macbeth ouve de três bruxas uma profecia: um dia ele se tornará o Rei da Escócia.
Ambicioso e impelido por sua mulher, ele assassina o Rei Duncan e toma o trono para si, mas sofre com a culpa e paranoia.
Ele se torna um líder tirano, cometendo cada vez mais assassinatos para se proteger, em um banho de sangue que o leva aos limites da arrogância, da loucura e da morte.
Neste sábado, 23, último dia de exibição de filmes da mostra competitiva no Festival de Cannes, o esperado ‘Macbeth‘, adaptação para o cinema do clássico de William Shakespeare, dividiu a crítica.
Enquanto alguns jornalistas acharam pouco inspirada a versão do diretor Justin Kurzel, outros ficaram empolgados com o longa.
Com uma dupla dos sonhos como protagonistas – a diva francesa Marion Cottilard e o astro alemão Michael Fassbender – o filme investe em uma bela fotografia, figurinos estonteantes e em uma Lady Macbeth (Marion) mais contida do que em outras versões.
Já o Macbeth de Fassbender tem o grau de força e loucura que o personagem pede.
Marion Cottilard e Michael Fassbender em Cannes - Reuters
Adaptar Shakespeare para o cinema não é fácil - e aqui não cabe nenhum comparação com a versão definitiva de Orson Welles, de 1948.
Mas a tentativa de Kurzel vale pela ousadia estética e por trazer dois atores que defendem com garra o filme - uma versão digna, embora não empolgue.
O roteiro é de Jacob Koskoff e Todd Louiso, que trabalharam juntos antes em ‘De Volta Para a Escola’ (The Marc Pease Experience).
‘Macbeth’ inspirou mais de 50 de filmes desde 1898 até 2012, e o protagonista já foi interpretado no cinema e na TV por atores do quilate de Sean Connery, Sir Ian McKellen e Orson Welles.
O longa ainda não tem datas de estreia confirmadas.
Confira o trailer do longa:
CONHEÇA OS FAVORITOS NAS APOSTAS DE CANNES 2015
Com uma das melhores seleções de filmes dos últimos tempos, a 68º edição do Festival de Cannes promete encerrar com grande estilo neste domingo (24), quando o júri presidido pelos irmãos Coen anunciar o grande vencedor da Palma de Ouro.
Segundo a imprensa especializada, o prêmio deve ir para o chinês ‘Mountains May Depart‘, de Jia Zhangke.
‘Dheepanm‘, do francês Jacques Auiard, ‘The Lobsterm‘ do grego Yorgos Lanthimos, ‘O Filho de Saul‘, do húngaro László Nemes e ‘Youth‘, do italiano Paolo Sorrentino aparecem com chances menores, mas não devem sair de mãos abanando do Festival.
‘Mia Madre‘, do italiano Nanni Moretti, também tem boa cotação do público e da crítica.
‘Youth‘ pode dar a Michael Caine o prêmio de melhor ator - com Gabriel Byrne (de ‘Louder than Bombs‘) e Géza Röhrig (‘O Filho de Saul‘) correndo por fora.
Michael Caine e Jane Fonda, na coletiva de imprensa de 'Youth' em Cannes - AFP |
Entre as atrizes, Cate Blanchett ('Carol') e Margherita Buy ('Mia Madre') são as favoritas.
O prêmio de direção pode ficar com Michel Franco ('Chronic') ou Todd Haynes ('Carol').
Não será surpresa se ‘Conto dos Contos‘, de Matteo Garrone, ganhar alguma coisa - mas, entre os italianos, ele aparece menos cotado.
Resta saber se os irmãos Coen vão optar pela beleza clássica e trama minuciosamente contada de ‘Mountains May Depart‘, de Jia Zhangke, ou vão surpreender.
Na última postagem especial sobre Cannes 2015 - amanhã - vocês vão ficar por dentro de todos os ganhadores.
Aguardem!
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Texto base: Janaina Pereira - site Cinepop
Texto final, adição de fotos e trailers: Blog de Klau
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