quarta-feira, 20 de maio de 2015

FESTIVAL DE CANNES 2015: CONFIRA TUDO O QUE DE MELHOR ACONTECEU - DE DOMINGO A QUARTA


A 68º edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, começou na Riviera Francesa na última quarta (13).

Nessa postagem, você vai conferir o que de melhor aconteceu - de domingo (17) a hoje (20).

Confira:
'AMY': A VOZ DE WINEHOUSE EMOCIONA CANNES
*****
FESTIVAL TEM SESSÕES GRATUITAS DE FILMES, EXIBIDOS NA PRAIA
*****
'DIVERTIDA MENTE' EMPOLGA PÚBLICO E CRÍTICA EM CANNES
*****
'LOUDER THAN BOMBS' TEM BOA RECEPÇÃO EM CANNES
*****
USO OBRIGATÓRIO DE SALTO ALTO NO RED CARPET CAUSA POLÊMICA
*****
'YOUTH': NOVO LONGA DE SORRENTINO, COM MICHAEL CAINE E JANE FONDA DIVIDIU A CRÍTICA
*****
Veja:
'AMY': A VOZ DE WINEHOUSE EMOCIONA CANNES

‘Amy‘, documentário sobre a cantora britânica Amy Winehouse, que morreu em 2011 aos 27 anos, foi um dos filmes mais comentados do Festival de Cannes.

Nele, o pai da cantora, Mitch, aparece como um homem capaz de tudo para explorar a fama da filha.

O que não se esperava, porém, era ver uma Amy tão frágil, tão doce e tão desprotegida.

A cantora de voz marcante parece não ter encontrado um ombro amigo que a salvasse do submundo de drogas, álcool e depressão.

O cineasta britânico Asif Kapadia (que também dirigiu o documentário sobre Ayrton Senna) constrói a imagem de uma Amy Winehouse ciente de sua voz poderosa, mas totalmente vulnerável diante da fama iminente.

Um dos momentos mais tocantes do filme é quando a cantora, aos 23 anos, está entregue ao álcool e às drogas, mas o pai não a ajuda, e ainda insiste para que ela não fosse internada numa clínica de reabilitação, porque a cantora se preparava para concretizar a sua primeira grande turnê pelos Estados Unidos.

Foi por causa dessa situação que Amy escreveu 'Rehab', que se tornaria seu maior sucesso.

A inteligência e sensibilidade fora do comum da cantora ficam claras quando um de seus produtores afirma que ela compôs letra e melodia de 'Black to Black' em cerca de 10 minutos.

Depois dessa informação, uma das melhores composições de Amy fica ainda mais forte quando a ouvimos no filme.

O pôster do documentário:

Asif Kapadia fez mais de 100 entrevistas ao longo dos últimos anos, e usou as letras das canções como fio condutor do filme, além de muitas imagens de arquivo de amigos, colegas músicos da cantora e de alguns familiares.

O resultado é um dos melhores documentários sobre música dos últimos tempos, páreo duro com o também emocionante ‘Cobain: Montage of Heck‘ (exibido no Festival de Berlim, em janeiro).

O crítico do jornal britânico The Guardian, Peter Bradshaw, se referiu ao documentário como “uma obra-prima trágica”.

Confira o trailer de 'Amy':


‘Amy‘ não tem previsão de estreia no Brasil.

FESTIVAL TEM SESSÕES GRATUITAS DE FILMES, EXIBIDOS NA PRAIA

Um dos espaços mais disputados da pequena cidade no sul da França é a praia.

Por isso, o Festival de Cannes promove sessões noturnas diárias, gratuitamente.

O Cinéma de la Plage já virou tradição, e ano passado teve seu maior público quando apresentou ‘Pulp Fiction‘, com direito a Quentin Tarantino e Uma Thurman ao vivo e a cores - o filme foi exibido para comemorar os 20 anos desde que ele que ganhou sua Palma de Ouro.

Para este ano, é aguardada a presença - ainda não confirmada - da lenda Arnold Schwarzenegger, para a sessão de ‘O Exterminador do Futuro‘. 

Outro filme que está programado para ser exibido no Cinéma de la Plage é ‘Os Suspeitos‘, de Bryan Singer.

A entrada do Cinéma de la Plage, em Cannes - AFP

O longa foi exibido fora de competição em Cannes em 1995, e assim iniciou uma carreira de sucesso, que culminaria com dois Oscar: melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante para o até então desconhecido Kevin Spacey (que hoje brilha na série 'House of Cards').

Curiosamente, um dos protagonistas de ‘Os Suspeitos‘ está em Cannes concorrendo (com chances) ao prêmio de melhor ator: Gabriel Byrne, que na noite de segunda, 18, passou pelo red carpet com o elenco do filme 'Louder than Bombs'.

'DIVERTIDA MENTE' EMPOLGA PÚBLICO E CRÍTICA EM CANNES

Em uma sessão pouco concorrida na segunda (18), a nova animação da Disney/Pixar, ‘Divertida Mente‘ (Inside Out) foi ovacionada por jornalistas e convidados, na première mundial do longa no Festival de Cannes.

Quem não foi perdeu não só o melhor filme do Festival, como deixou também de se divertir.

O filme é, de longe, o melhor realizado pelo estúdio, e pode ser comparado – sem nenhum medo de ser pretensioso – a já clássica trilogia ‘Toy Story‘.

Confira o trailer:


Com um roteiro inteligente e criativo, ‘Divertida Mente‘ conta a história da pequena Riley, uma garota alegre que fica com seus sentimentos confusos quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal para viver em São Francisco.

Dentro do cérebro de Riley convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo (representados por bonequinhos fofos, coloridos e extremamente simpáticos).

As emoções precisam trabalhar para não se misturarem e, assim, fazer com que Riley se adapte bem a sua nova realidade.

As risadas da platéia e os aplausos entusiasmados ao final da sessão resumem bem o que é o filme - e um dos segredos está na direção competente de Pete Docter, responsável por outro sucesso do estúdio, o também sensacional ‘Up – Altas Aventuras‘ (que, não por acaso, abriu o Festival de Cannes em 2009 e entrou para a história como o primeiro 3D do evento).

Docter e sua equipe souberam criar uma história que encanta crianças de todas as idades, como também fizeram um filme de mensagem muito simples: sem tristeza, não há alegria (não é a toa que elas estão sempre juntas no filme).

Para quem acha que o Festival de Cannes não tem nada de comercial, e que por aqui só filme de arte é que faz sucesso, ‘Divertida Mente‘ veio para mostrar que o cinema mudou, Cannes também, e que atualmente as animações tem roteiros melhores – e conseguem ser superiores – a muitos filmes com ‘atores de carne e osso’.

‘Divertida Mente‘ estreia no Brasil em 16 de junho.

'LOUDER THAN BOMBS' TEM BOA RECEPÇÃO EM CANNES

O drama ‘Louder than Bombs‘, do norueguês Joachin Trier, foi bem recebido pela imprensa que está acompanhando o Festival de Cannes.

O filme, estrelado pela francesa Isabelle Huppert e pelo americano Gabriel Byrne, conta ainda com Jesse Eisenberg no elenco - ele não veio a Cannes porque está filmando ‘Batman vs Superman‘, onde interpreta o vilão Lex Luthor.

O longa de Trier narra a história de uma família que tenta superar suas crises.

O pai (Gabriel Byrne) esconde de um dos filhos (Devin Druid) os verdadeiros motivos da morte da mãe (Isabelle Huppert), uma fotógrafa de guerra.

Já o filho mais velho (Jesse Eisenberg) acaba descobrindo que a mãe tinha muito mais segredos do que ele podia imaginar.

No meio dessas revelações, a relação do pai e filhos vai sendo questionada.

Jesse Eisemberg e Isabelle Hupppert, em cena do longa - Divulgação

Um dos grandes destaques do filme é o roteiro enxuto, bem amarrado, que sabe delinear os personagens e envolver o espectador em uma trama que envolve, basicamente, as lembranças de cada um, e como eles lidam com a morte da esposa e mãe.

Com atuação impecável, Byrne entra para a disputa de melhor interpretação masculina, que até o momento tinha Géza Röhrig, do húngaro ‘O Filho de Saul‘, como favorito.

Na coletiva de imprensa que aconteceu na manhã da segunda (18), Joachin Trier explicou como chegou ao elogiado roteiro.

“Nós não começamos com uma trama a qual você pode descrever com duas frases. Passamos um ano nos reunindo e discutindo ideias que, às vezes, eram de natureza visual, e outras, apenas sobre os personagens. Então, tentamos estruturar a história”, disse.

USO OBRIGATÓRIO DE SALTO ALTO NO RED CARPET CAUSA POLÊMICA

Desde que vazou a notícia de que mulheres foram barradas no red carpet do Festival de Cannes,  por não estarem usando sapatos de salto alto, diversos veículos internacionais estão publicando extensas reportagens sobre o assunto.

Sabe-se com certeza que algumas idosas e uma produtora (que não possui dois dedos do pé e não pode usar salto) foram barradas por estarem de sapatilha.

Salto alto no red carpet - AFP

A direção do Festival nega que isso tenha acontecido, mas o cineasta Asif Kapadia, diretor do documentário ‘Amy‘, disse em uma rede social que sua esposa foi ao tapete vermelho sem salto alto e foi barrada - só depois de muita conversa com os seguranças ela conseguiu entrar.

A atriz Emily Blunt, que está em Cannes lançando ‘Sicario‘, um dos concorrentes à Palma de Ouro, reclamou publicamente da situação e ainda disse que prefere tênis a salto alto.

“As mulheres lutam pela igualdade e ainda precisam passar por isso”, criticou.

'YOUTH': NOVO LONGA DE SORRENTINO, COM MICHAEL CAINE E JANE FONDA DIVIDIU A CRÍTICA

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ano passado com ‘A Grande Beleza‘ – exibido em Cannes em 2013 – o italiano Paolo Sorrentino conseguiu lotar, pela primeira vez, a sessão matutina para imprensa neste Festival de Cannes.

Seu novo filme ‘Youth‘ (La Giovenezza, em italiano) é falado em inglês e conta com um elenco de estrelas, liderados por Michael Caine e Jane Fonda.

Caine interpreta um maestro aposentado, que está hospedado em um hotel de luxo com a filha (Rachel Weiz) e um amigo cineasta (Harvey Keitel).

Ele começa a repensar sua vida e suas escolhas, enquanto a filha vive uma desilusão amorosa e o amigo tenta terminar um roteiro.

Confira o trailer:


Com uma interpretação magistral, Michael Caine aparece com chances de ganhar o prêmio de melhor ator em Cannes.

Sua atuação, e a participação luminosa da Diva das Divas Jane Fonda (como uma atriz decadente que quer abandonar o cinema para fazer TV e, assim, "comprar uma casa em Miami”) foram as unanimidades do filme.

Sim, porque todo o resto, desde a supostamente arrogante direção, considerada pretensiosa, fez com que o longa fosse muito questionado - tanto, que, ao final da sessão de imprensa, parte dos jornalistas aplaudiu e a outra parte vaiou o longa.

Tecnicamente, o filme chama a atenção por sua fotografia deslumbrante, a edição perfeita e a trilha sonora inesquecível, mesclando música clássica e pop.

Provavelmente foi o melhor conceito visual já apresentado em Cannes este ano, e isso não é pouco, porque a média da mostra competitiva tem sido boa.

Não será surpresa se ‘Youth‘ for reconhecido pelo júri, mesmo dividindo opiniões – ou justamente por causa disso.

Poucos cineastas no mundo são capazes de tantas ousadias como Sorrentino, considerado por parte da imprensa uma fraude, e por outra um gênio - resta saber de que lado o Festival de Cannes vai ficar.
*****
Tudo sobre o Festival de Canner - com trailers, fotos das estreias e do red carpet e muita informação - você confere no site oficial do evento.

*****
Texto Base: Janaina Pereira - site CinePop
Texto Final e inserção de trailers: Blog de Klau

Nenhum comentário:

Postar um comentário