quinta-feira, 21 de maio de 2015

'A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE': ROMANCE CONVENCIONAL COM NARRATIVA INTELIGENTE E DESEMPENHO MEMORÁVEL DE HARRISON FORD


SINOPSE:

Adaline Bowman (Blake Lively) nasceu em 1908.

Ela tinha uma vida normal, marido, uma filha, até sofrer um grave acidente de carro.

Desde então, o tempo, milagrosamente, parou para Adaline, e ela fica indefinidamente com a aparência de 29 anos.

Ela vive uma existência solitária, nunca se permitindo criar laços com ninguém, para não ter seu segredo revelado.

Nos dias atuais, porém,  ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.

CRÍTICA:

Um 'Retrato De Dorian Gray', versão feminina.

'A Incrível História De Adaline', novo filme de Lee Toland Krieger ('Celeste' e 'Jesse Para Sempre'), que estreia hoje em 148 salas em todo o Brasil, acompanha uma mulher nascida em 1908 e incapaz de envelhecer.

Na trama, Blake Lively é Adaline Bowman, bela mulher presa à eterna juventude – algo mostrado tanto como benção quanto uma maldição pelo cineasta.

A Incrível História de Adaline : Foto Blake Lively
Blake Lively é a protagonista Adaline - Fotos dessa postagem: Divulgação/Universum Film e Diuamond Films
Quando a vemos pela primeira vez, ela anda de táxi por São Francisco em busca de documentos falsos, para que possa assumir sua nova identidade, alterada a cada década.

Se a garota aparenta ser uma agente secreta da CIA ou algo assim, logo fica claro que ela é apenas uma mulher tentando viver com sua realidade.

A trama chega a brincar com a teoria científica por trás da situação de Adaline, mas, claramente, o realismo passa longe e é apenas tratado com humor, principalmente, quando o narrador (absolutamente desnecessário para a trama) cita que a teoria para o acontecido seria descoberta apenas em 2035.

A Incrível História de Adaline : Foto Blake Lively, Michiel Huisman
Ellis Jones (Michiel Huisman): o homem que pode fazer Adaline perder sua imortalidade
Krieger, porém, consegue capitalizar em cima da condição da protagonista e é capaz de dramatizar seu caso sem exageros, se rendendo apenas eventualmente ao melodrama.

É claro que a premissa não passa de metáfora para solidão e medo de mudanças, além de ser a desculpa perfeita para a garota ter pavor de relacionamentos após a morte traumática de seu primeiro marido – aspectos importantes para a sua personalidade.

Além disso, diferente de 'Eternamente Jovem', Adaline tem total controle sobre sua vida e entende perfeitamente as mudanças da sociedade ao longo do último século.

Com poucas reviravoltas dramáticas, as coisas esquentam principalmente quando ela encontra William Jones (Harrison Ford), seu antigo interesse romântico.

A partir daí, o filme ganha ritmo e deixa de ser apenas uma comédia romântica convencional, pelo menos por alguns minutos, para logo se entregar de vez aos clichês que tentou evitar até aquele momento.

A Incrível História de Adaline : Foto Harrison Ford
Harrison Ford, em cena como William Jones
Entretanto, para deleite do espectador, Ford surpreende e rouba a cena, com grande atuação e presença absolutamente irresistível na telona.

Pena que nos momentos finais o longa se perde: a trama, repleta de questões interessantes até então, se torna simplória e previsível demais, perde força e termina incoerente e sem graça.

O diretor Krieger desperdiça a chance de criar um final contundente, deixando-se cair no mesmo erro que tantos outros filmes / roteiros de comédias românticas fizeram até então.

Mesmo assim, o filme é boa opção para quem quer fugir dos blockbusters de ação e aventura da temporada e está longe de ser desagradável.

O longa ainda encanta pelo visual, principalmente nas cenas de flashback, momentos breves sobre a vida da protagonista, mas bastante funcionais, graças ao belo design de produção de Claude Pare e figurinos de Angus Strathie.

A Incrível História de Adaline : Foto Blake Lively
Visual competente nas cenas de flash-backs
Apesar da estranha premissa, que flerta com a ficção-científica, sem se levar a sério, o filme funciona e consegue divertir com seu enredo leve e boas atuações.

Embora o longa seja um romance bastante convencional, a narrativa inteligente garante o interesse do público até o fim.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE'
Título Original:
THE AGE OF ADALINE
Gênero:
Drama
Direção:
Lee Toland Krieger
Roteiro:
J. Mills Goodloe, Salvador Paskowitz
Elenco:
Amanda Crew, Anjali Jay, Anthony Ingruber, Barclay Hope, Blake Lively, Chris William Martin, Ellen Burstyn, Harrison Ford, Kathy Baker, Lynda Boyd, Mark Ghanimé, Michiel Huisman, Peter J. Gray, Richard Harmon, Robert Moloney
Produção:
Alix Madigan, Gary Lucchesi, Sidney Kimmel, Tom Rosenberg
Fotografia:
David Lanzenberg
Montador:
Melissa Kent
Trilha Sonora:
Rob Simonsen
Duração:
110 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia:
21/05/2015 (Brasil)
Distribuidora:
Diamond Films
Estúdio:
Lakeshore Entertainment / Sidney Kimmel Entertainment / Sierra / Affinity
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário