quinta-feira, 25 de setembro de 2014

'SIN CITY 2: A DAMA FATAL': SE O PRIMEIRO FOI BOM, ESSE SEGUNDO É ABSOLUTAMENTE DISPENSÁVEL


SINOPSE:

Na continuação de 'Sin City - A Cidade do Pecado' e após a morte de John Hartigan (Bruce Willis), Nancy Callahan (Jessica Alba) só pensa em vingança.

Ela passa suas noites dançando no mesmo bar, mas agora na companhia de uma garrafa de bebida, enquanto toma coragem para enfrentar o poderoso Senador Roark (Powers Boothe).

Ao mesmo tempo, Dwight (Josh Brolin) tenta ajudar a enigmática Ava (Eva Green) apenas para se ver traído mais uma vez por esta dama fatal.

Praticamente destruído, ele buscará a ajuda de Gail (Rosario Dawson) e sua turma para enfrentar a amada, enquanto que Nancy contará com o apoio do gigante Marv (Mickey Rourke).

CRÍTICA:

O mundo mudou bastante nos últimos anos e a continuação do longa de 2005 que teve certo sucesso não acompanhou essa evolução.

'Sin City 2: A Dama Fatal', que estreia hoje em 201 salas em todo o Brasil, entrega mais do mesmo, sem o impacto visual e sem o bom roteiro do primeiro longa.

Machista, exageradamente violento e sem propósito, o novo filme de Robert Rodriguez (que teve codireção do criador, Frank Miller) oferece uma visão sexista e ultrapassada das mulheres justamente no momento em que a pauta feminista está tão em evidência.

Quando 'Sin City - A Cidade Do Pecado' foi lançado, o visual impactante que servia de base para toda a sua narrativa sustentava um bom roteiro.

Eva Green é Awa - Fotos dessa Postagem: Distribuição - Imagem Filmes
O segundo repete essa mesma opção, privilegiando um apego exagerado ao visual e deixando na superfície aquilo que poderia ser seu grande diferencial e essa sensação de falta de propósito que permeia todo o longa é fruto de uma roteiro que nunca decola.

Repetindo boa parte dos personagens do primeiro filme - como os interpretados por Bruce Willis, Mickey Rourke e Jessica Alba - o longa aposta em idas e vindas, contando uma série de histórias paralelas que se entrelaçam até se encontrarem no desfecho final.

Mickey Rourke é Marv
Apoiar-se em frases de efeito, em meia dúzia de cenas bonitas e, por vezes, inteligentes e em um humor ofensivo não esconde a visão preconceituosa daquilo que parece ser o elemento principal do que Frank Miller quis trazer ao protagonismo: a mulher.

Jessica Alba é Nancy
A Dama Fatal do título é vivida por Eva Green - atriz conhecida por cenas de nudez em filmes como 'Os Sonhadores' e '300: A Ascensão Do Império' - que constrói sua personagem repetindo aquele estereótipo já manjado da mulher sedutora de corpo escultural, que usa sua sensualidade para conseguir o que deseja - e tome nudez exagerada, seios à mostra e lingeries...

Essa sexualidade se une a uma série de diálogos machistas e ao mesmo padrão do filme anterior, onde os personagens são meros acessórios, entregando atuações monótonas e um certo cinismo irritante.

Joseph Gordon-Levitt é Johnny
Como boas surpresas, Jessica Alba e Josh Brolin, por exemplo, estão confortáveis em seus papéis e oferecem os melhores momentos de um filme que precisa muito dessas sequências.

Enfim, as mulheres da trama são sexualizadas demais e por isso têm como esporte destruir o caráter de homens bonzinhos e inocentes (como a Awa de Eva Green) e se tornam máquinas passionais por terem perdido seu grande amor (como a Nancy de Jessica Alba).

Josh Brolin é Dwight
Este retrato simplista e questionável incomoda muito e se o espectador conseguir deixar de lado essa objetificação do feminino, talvez se divirta aqui e ali com essa adaptação exagerada e canastrona, exatamente o que se pode esperar de Frank Miller.

Se o primeiro longa foi bom, esse segundo é absolutamente dispensável.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
SIN CITY 2: A DAMA FATAL
Título Original:
SIN CITY: A DAME TO KILL FOR
Gênero:
Ação
Direção:
Frank Miller, Robert Rodriguez
Roteiro:
Frank Miller, Robert Rodriguez, William Monahan
Elenco:
Alexa Vega, Clive Owen, Dennis Haysbert, Jaime King, Jamie Chung, Jessica Alba, Michael Madsen, Mickey Rourke, Rosario Dawson
Produção:
Aaron Kaufman, Robert Rodriguez, Sergei Bespalov, Stephen L'Heureux
Fotografia:
Robert Rodriguez
Trilha Sonora:
Robert Rodriguez
Duração:
102 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
25/09/2014
Distribuição:
Imagem Filmes
Estúdio:
Aldamisa Entertainment / AR Films U.S / Miramax Films / Quick Draw Productions / Solipsist Film / Troublemaker Studios
Classificação:
18 anos
Informação complementar:
Baseado na graphic novel de Frank Miller

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário