quinta-feira, 11 de setembro de 2014

'ERA UMA VEZ EM NOVA YORK': HISTÓRIA MANJADA SOFRE COM FALTA DE FESCOR E RITMO


SINOPSE:

Em 1921, as irmãs polonesas Magda (Angela Sarafyan) e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova York, em busca de uma vida melhor.

Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição.

A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba provocando uma tragédia.

CRÍTICA:
(por Francisco Russo)

Apontado por muitos como um dos diretores mais promissores do século 21, especialmente devido ao seu trabalho à frente dos pequenos e bons 'Amantes' e 'Os Donos da Noite', James Gray é daqueles casos que cresceram à margem do cinemão produzido em Hollywood.

Seus filmes costumam ter um toque autoral no estilo de narrativa, favorecendo a fotografia e a direção de arte.

Diante deste histórico, existia uma boa expectativa para seu filme mais ambicioso até então: 'Era Uma Vez em Nova York', exibido pela primeira vez no Festival de Cannes 2013 e que finalmente estreia hoje - em 25 salas - em todo o Brasil.

A história acompanha a saga de Ewa Cybulski (Marion Cotillard, excepcional), uma polonesa que, em 1921, deixa o país natal rumo a Nova York em busca de uma vida melhor e logo na imigração, enfrenta um grande problema: é separada da irmã, Magda (Angela Sarafyan), que enfrenta problemas de saúde.

Ameaçada de ser deportada, ela consegue escapar graças à ajuda de Bruno (Joaquin Phoenix), sem saber que ele na verdade é um cafetão e deseja ganhar dinheiro às custas da prostituição de Ewa.

Era Uma Vez em Nova York : Foto Joaquin Phoenix, Marion Cotillard
Marion Cottilard (Ewa) e Joaquin Phoenix) Bruno, em cena do longa - Fotos dessa postagem: Divulgação/Califórnia Filmes
Melodrama assumido, o longa traz a típica história do imigrante em busca do sonho americano que se depara com uma realidade inesperada, resultando em uma vida bastante sofrida e para tanto, conta com o talento de Marion - que capricha no sotaque polaco, assim como mantém sempre uma certa altivez, por mais que tenha uma profunda vergonha do meio através do qual sobrevive.

Mas quem brilha de fato é Joaquin Phoenix, como o cafetão que se apaixona por sua prostituta.

Suas explosões de raiva são, de longe, o que o filme traz de melhor.

As irmãs Ewa e Magda são separadas assim que chegam a NY
Entretanto, o longa-metragem peca justamente na obviedade e por mais que possua uma ambientação caprichada - traço marcante na carreira do diretor - a narrativa caminha rumo a um triângulo amoroso sem sal entre Ewa, Bruno e Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo do cafetão.

Se por um lado Bruno é passional e representa o que há de pior no capitalismo selvagem americano (ainda que seja situado no início do século 20), Orlando é a esperança de um mundo melhor. 

O conflito esperado entre eles caminha de modo arrastado e lento, em um filme que anuncia seu desfecho bem antes dele, enfim, acontecer.

Ewa (Marion Cottilard) e Orlando (Jeremy Renner), em cena do longa
No fim das contas, temos aqui um filme que promete bem mais do que cumpre e apesar das boas atuações, falta ritmo e algum frescor a uma história tão manjada.

TRAILER DO LONGA:


FICHA TÉCNICA:
Era Uma Vez em Nova York : Poster
'ERA UMA VEZ EM NOVA YORK'
Título original:
THE IMMIGRANT
Gênero:
Drama
Direção:
James Gray
Roteiro:
James Gray, Ric Menello
Elenco:
Al Linea, Angela Sarafyan, Antoni Corone, Dagmara Dominczyk, DeeDee Luxe, Dylan Hartigan, Elena Solovey, Francesca Murdoch, Francine Daveta, Gabriel Rush, George Aloi, Gil O'Brien, Glenn Fleshler, Ilia Volokh, James Colby, James Thomas Bligh, Jeremy Renner, Jicky Schnee, Joaquin Phoenix, John Mitchell, Julian Murdoch, Kevin Cannon, Marion Cotillard, Matthew Humphreys, Nancy Digonis, Patrick Husted, Ross Brodar, Susan Gardner, Tom Stratford
Produção:
Anthony Katagas, Christopher Woodrow, Greg Shapiro, James Gray
Fotografia:
Darius Khondji
Montador:
John Axelrad, Kayla Emter
Trilha Sonora:
Christopher Spelman
Duração:
120 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
11/09/2014
Distribuidora:
Europa Filmes
Estúdio:
Keep Your Head / Kingsgate Films / Worldview Entertainment
Classificação:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário