sexta-feira, 5 de setembro de 2014

JOAN RIVERS: DIVA DA TV AMERICANA DEIXA TODO O SHOWBIZ ÓRFÃO DE SUAS PIADAS, RACIOCÍNIO RÁPIDO, ENORME TALENTO E INFINITA GENEROSIDADE


Aprendi a admirar o talento de Joan Rivers há alguns anos, desde que comecei a pesquisar entrevistas com celebridades do cinema e TV americanos e sempre topava com alguma, feita brilhantemente por ela.

Culta, inteligente, desbocadíssima, praticante contumaz de um humor politicamente incorretíssimo em meio ao que a atual América careta insiste em nos submeter, Joan foi estrela da TV e do humor por décadas e teve o seu tapete profissional puxado um sem número de vezes principalmente por ser mulher, comediante e apresentadora de talk-show num mundo masculino e fechado ao extremo.

Com a chegada do canal E! Entertaiment ao Brasil, pudemos privar das suas piadas e comentários ácidos todas as semanas pelo 'Fashion Police', programa de moda e estilo que ela estrelava tão bem.

Aos 81 anos, Joan era a estrela absoluta do show biss americano e amada pelo público, que simplesmente a adorava e lotava com muita antecedência cada show de 'stand-up' que ela até hoje fazia por todo o país, ela que foi a mulher pioneira nesse tipo de formato de humor.

Apesar de possuir um estilo agressivo de comédia, Joan era querida por muitas celebridades, pois ela própria sempre deixava claro que, antes de falar mal dos outros, brincava com sua própria aparência, e não deixaria de falar o que pensa para agradar todo mundo.

Joan Rivers

Mais ácida e a maior de uma geração de comediantes e apresentadoras de TV americanas - que inclui Lucille Ball e Phyllis Diller (já falecidas), assim como Carol Burnett - Joan Alexandra Molinsky Sanger Rosenberg nasceu no bairro novaiorquino do Brooklin em 8 de junho de 1933, filha de imigrantes judeus russos.

O pai, médico famoso, era reconhecido pelo senso de humor e Joan herdou isso, se tornando uma das lendas do 'stand-up' americano.

Joan formou-se em Antropologia, mas o que queria realmente era seguir carreira no entretenimento e assim, foi ser vitrinista da lojas de roupas Bond, na Quinta Avenida, onde NY acontecia.

Seu charme, elegância e bom humor a fizeram ser a principal vitrinista das lojas em pouco tempo, e ela chegou a se casar com o herdeiro - o casamento, porém, durou meses e foi anulado.

Joan aos 18 anos
Brigando muito com os pais por querer ser atriz, Joan foi ser secretária do famoso agente teatral Tony Rivers e à noite, já se apresentava contando piadas nos bares de Manhattan - foi assim uma das primeiras a fazer o que hoje se chama 'humor stand-up'.

Os contratantes implicavam com seu nome muito comprido e muito russo e ela então resolveu prestar uma homenagem a Tony - nascia aí JOAN RIVERS.

Só que Tony Rivers não entendeu assim e a demitiu!

Dessa pequena tragédia, nasceu o seu às vezes humor muitas vezes corrosivo e muitas vezes auto depreciativo, já que ela, com seu raciocínio sempre rápido, sabe como ninguém zoar, não só os outros, como a si mesma.

Nos anos 70
Tendo consciência de que era, sim, engraçada, aceitou um convite para se apresentar na aclamada casa de comédia 'Second City',em Chicago.

Na cidade, elevou seu nível de fazer comédia, começou a escrever suas próprias piadas e voltou a NY, já que seu grande sonho era, sim, estar no talk show da lenda Johnny Carlson - o 'Tonight Show',  na NBC, líder de audiência no horário noturno.

E assim foi: em 17 de fevereiro de 1965, ela estreou ao lado da lenda e arrebentou: todos, público e crítica, diziam que ela era muito engraçada e Carlson chegou a dizer muitas vezes, ao vivo, que ela seria uma grande estrela.

O programa, atualmente apresentado por Jimmy Fallon, é um dos que mais tempo está no ar  e Joan logo saltou de pequenas participações para ser uma das substitutas de Carlson, quando ele não podia apresentar o programa.

Com Carlson, no 'Tonight Show'
Foi na NBC que conheceu o roteirista e produtor Edgar Rosenberg: tão inteligente e engraçado quanto ela, Edgar e Joan logo se apaixonaram e se casaram em 15 de julho de 1965.

Ele adorava o que ela escrevia, ela turbinava a carreira dele - um casal perfeito, enfim.

Com o marido, Edgar Rosemberg
Aos 32 anos, depois de ser aconselhada por uma atriz francesa que foi ser entrevistada por Carlson, fez sua primeira de uma série imensa de plásticas: retirou as bolsas abaixo dos olhos, iguais às que seu pai tinha.

Começou e nunca mais parou: em 2012, ela disse que tinha feito 734 plásticas e que aquela - mostrada no reality que estrelou com sua filha - seria a última.

Joan sempre desejou ser mãe e em 20 de janeiro de 1968, deu à luz à sua única filha, Melissa.

Quando voltou da licença-maternidade, a NBC resolveu dar a ela um talk show nas manhãs e o 'That Show' virou um sucesso instantâneo, dando a Joan experiência em fazer programas diários e ao vivo.

À época do 'That Show'
Ao mesmo tempo, começou a apostar em uma carreira de atriz nas telonas e chegou a estrelar, ao lado de Burt Lancaster, o bom longa 'The Swimmer'.

De véu, em cena do longa 'The Swimmer'
No início dos 70, a família se mudou para Los Angeles, com Melissa crescendo nos bastidores das TV e dos teatros onde Joan trabalhava - mesmo morando em Beverly Hills, Joan e Edgar criaram Melissa com os pés no chão.

Nessa época, seu pai ficou doente, Joan insistiu com a mãe para que ela e o pai fossem morar em LA com ela.

A mãe não aceitou e, após uma briga por telefone em que Joan chegou a bater o telefone,morreu de parada cardíaca - o que a deixou completamente devastada.

Depois dessa triste experiência, Joan nunca discute com alguém sem fazer as pazes no mesmo dia.

Joan com Melissa, ainda menina

Em 1983 e após 20 anos trabalhando junto dele, Joan tornou-se substituta permanente de Carlson - nas férias e nas folgas - e todos diziam que, com sua aposentadoria eminente, ela seria sua substituta natural.

O sonho acabou quando, em 1985, um amigo da direção da NBC mostrou a Joan um memorando interno, uma lista com vários nomes que poderiam vir a substituir a lenda no 'Tonight Show' - todos os nomes eram de homens.

Magoada, e tendo o marido como produtor executivo, Joan aceitou tempos depois a proposta da Fox TV - que estava se formando - e por US$ 15 milhões anuais, foi ter seu próprio talk-show noturno.

Johnny Carlson não perdoou: inconformado e usando de toda a sua influência nos bastidores da TV americana, começou a minar a carreira de Joan, tanto que seu programa durou só 9 meses no ar.

Entrevistando Nancy Reagan, ex-atriz e ex-primeira dama americana
O stress entre Joan e Edgar - que reconhecia que ela era a estrela e principal fonte de sustento da família - foi tamanho que os dois se separaram.

Edgar cometeu então o ato que é o pior que um judeu pode cometer: em 14 de setembro de 1987, ele se matou com uma overdose de remédios num quarto de hotel.

Pior: alguém ligou para a casa de Joan e Melissa - então com 17 anos - atendeu.
A pessoa disse à moça que seu pai havia se matado.

Edgar deixou uma fita cassete para cada uma das duas - se despedindo - e Melissa rompeu com a mãe.

Nessa época dura, Joan desenvolveu um distúrbio alimentar, entrou em depressão profunda e chegou a pegar em uma arma para seguir o exemplo do marido.

Quem a salvou foi seu cãozinho, Spike, que sentou em cima do revólver e não a deixou cometer tamanho desatino.

Melissa jovem
Lentamente, ela começou a se recuperar, com Melissa ainda vivendo longe dela.

Num dia, a filha ligou para Joan dizendo que estava no pronto socorro.

Ao chegar, Melissa contou à mãe ter sido espancada pelo então namorado mas que tinha revidado - o que deixou Joan orgulhosa.

Lógico, voltaram às boas.

Juntas definitivamente agora, as duas voltaram para NY e no final de 1988, Joan estreou o 'The Joan Rivers Show' com enorme audiência.

Pelo programa, Joan ganhou o prêmio mais importante da TV, o Emmy - ponto importante da virada da carreira como comediante e apresentadora de TV.

Em cena do 'The Joan Rivers Show'
Nesse meio tempo, Melissa formou-se, seguiu os passos da mãe e foi trabalhar na MTV, onde se deu muito bem como repórter e apresentadora.

Logo depois, a 'Time Life' quis fazer uma telebiografia de Joan e a reconstituição acabou por cimentar ainda mais a relação de mãe e filha.

Recebendo o Emmy de Melhor Apresentadora
Logo depois, o canal E! convidou Joan para fazer entrevistas nos 'red carpet 'em Hollywood e mais uma vez ela fez uma revolução na TV americana.

O primeiro red carpet foi o do Globo de Ouro, logo em seguida veio o do Oscar e os astros e estrelas todos, absolutamente todos, faziam fila para serem entrevistados por ela.

Joan deu de perguntar para cada estrela entrevistada: "O que você está vestindo?" - uma pergunta simples mas que até então ninguém tinha feito - e mais uma vez fez história.

Graças a ela, Hollywood se abriu para o mercado mundial dos estilistas, que agora todos os anos se estapeiam para ver qual deles vai vestir as estrelas nos principais red carpets da temporada.

Rainha dos red carpets
E Melissa?

Foi junto com a mãe para o E!, fez ótima dobradinha com ela nos 'red carpets' e agora é a produtora executiva do 'Fashion Police', programa de moda e tendência onde Joan foi a estrela absoluta.

Joan queria um casamento de rainha para Melissa - e fez tudo, dos convites à festa, que tinha como cenário uma floresta russa azul com neve em plena Califórnia!

Melissa se casou com John em 12.12.98 e em 31.12.2000 seu único filho, Cooper, nasceu.

Após dois anos, se separaram.

Com a única filha, Melissa e o único neto, Cooper
Em 2002, as duas receberam convite do próprio Donald Trump para serem candidatas na versão para celebridades do programa 'O Aprendiz', chamado lá de 'Celebrity Apprentice'.

Se Melissa foi logo eliminada, Joan tinha todo o país torcendo por ela e não deu outra: foi a campeã e levou o prêmio de US$ 250 mil para sua entidade beneficente.

Com Donald Trump, após vencer o 'Celebrity Apprentice'
Vencer um reality de enorme audiência novamente mudou sua carreira, tanto que sua melhor amiga, Margie Stern, convenceu a filha documentarista a fazer um tendo Joan como tema.

'Joan Rivers: a Piece of Work' foi tão bem aceito, que acabou levando o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance.

Os convites para ser entrevistada nos talk shows noturnos começaram novamente a pipocar e Joan foi a todos, levando com ela as cinzas do marido Edgar - uma pequena vingança contra o mesmo mundo que o fez se matar.

Cena do documentário 'Joan Rivers: a Piece of Work'
O E! a procurou novamente, agora para ancorar um programa que falaria de moda e onde ela poderia exercitar livremente sua veia humorística.

Joan assinou contrato para fazer o semanal 'Fashion Police' por apenas seis semanas, depois por um ano e agora, para sempre - o programa é um dos de maior audiência da TV paga de todos os tempos.

Tendo Melissa como produtora executiva, Joan fez o que quis, recebeu convidados com total liberdade para falar o que quiser e voltou a ser  amada pelo público e também  pelos seus colegas de programa - Giulianna Rancic, Kelly Osbourne e George Kotsiopoulos.

Eventualmente, Giulianna - que também apresenta o diário 'E! News' - tinha de se ausentar e era substituída por Melissa, que batia uma bola redondinha com a mãe e os outros participantes.

"O que ela pede, nós fazemos, porquê ela é uma lenda", conta Giulianna.

Kelly Osbourne, Joan Rivers, Giulianna Rancic e George Kotsiopoulos: apresentadores  do 'Fashion Police' 
Também no E!, o reality 'Joan & Melissa: Joan Knows Best?' foi um sucesso em suas três temporadas, ao mostrar a intimidade das duas.

No programa, Joan mudou-se para a casa de Melissa e depositou cinzas de um amigo gay morto nos lugares em que ele gostava de ir em LA: quase apanhou dos lojistas de Rodeo Drive e do atual dono da casa onde Judy Garland, ícone gay, morou.

Logo depois, sua entrada num bar gay frequentado pelo amigo morto foi antológica - a 'drag' que apresentava o show a reconheceu,Joan subiu ao palco, explicou o que tinha ido fazer lá e todos toparam ir para a pista jogar as cinzas e dançar.

Na segunda temporada, fumou maconha medicinal - após 40 anos sem acender um baseado - teve uma enorme larica e ainda consolou a filha ao final dos seus relacionamentos amorosos.

Fumando maconha na segunda temporada de 'Joan & Melissa: Joan Knows Best?'
No último episódio, Joan decide partir para uma nova cirurgia plástica e Melissa convoca todos os amigos para faze-la desistir.

Decidida, Joan suborna um por um, pagando a eles seus próprios procedimentos estéticos - o que deixa Melissa arrasada.

As cenas das duas voltando da cirurgia foram hilárias.

Foto promocional do reality 'Joan & Melissa: Joan Knows Best?' 
Em 17 de fevereiro último, no programa da estreia de Jimmy Fallon como apresentador do 'Tonight Show', uma constelação de celebridades apareceu no estúdio da NBC no Rockfeller Center, centro de Manhattan, para felicita-lo, mas quem chamou todas as atenções foi Joan, que fez uma divertida entrada, ao atirar notas de cem dólares na mesa de Fallon - como os outros, pagando uma aposta de que ele nunca assumiria o talk show mais famoso da TV americana.

A aparição foi histórica, pois, coincidentemente, Rivers apareceu pela primeira vez com Johnny Carlson no "Tonight" em 17 de fevereiro de 1965, exatamente 49 anos do dia de seu retorno na noite para homenagear o novo apresentador.

Ela foi recebida na NBC como convidada pessoal de Jimmy Fallon e, num movimento aparente para fazer as pazes com o show, disse que tinha apenas palavras amáveis ​​para este novo começo.

"Foi uma emoção em dobro por poder dar a Jimmy boas vindas em sua primeira noite", ela disse à revista Variety.

"O programa me trouxe muita sorte e eu sei muito bem que fará o mesmo por ele. Ele é um artista completo, cujo reinado como anfitrião, eu prevejo, irá superar qualquer um de seus antecessores."

Com o sucesso da rápida aparição, Fallon  não perdeu tempo e ainda a entrevistou, dias depois.

Confira a hilária participação de Joan:


Joan Rivers, mesmo sendo estrela, era tida por todos como uma das pessoas mais generosas do show biss, ajudando e dando empurrões fundamentais na carreira e inspirando novos talentos do 'stand-up' e da TV a perseguirem seus sonhos.

Este ano, Rivers lançou o livro "Diário de uma Diva Descontrolada", onde discorre seu humor ácido para mais de 130 celebridades.

"Só piadas bobas", disse à CNN - a obra é dedicada ao rapper Kanye West, "porque ele certamente nunca vai ler isso", escreveu.

Na mesma entrevista, Rivers disse que as celebridades que mais a irritam hoje em dia "são as que se acham muito grandiosas".

Infelizmente, essa trajetória espetacular de vida foi interrompida na quinta (28), quando Joan foi a uma clinica na cidade onde sempre morou, Nova York, para fazer uma simples intervenção ambulatorial nas cordas vocais para livra-la de vez de uma rouquidão progressiva.

No dia anterior, tinha chegado feliz de Los Angeles - cidade onde gravava toda quinta o 'Fashion Police' e onde sua filha e seu neto moram - pois tinha se divertido muito na gravação do especial do VMA e do Emmy - sua última aparição nas telinhas, aliás.

Ela parou de respirar durante o procedimento cirúrgico em suas cordas vocais na clínica e foi levada às pressas para o Mount Sinal Hospital, também em Manhattan, onde chegou em estado crítico.

Assim que soube, Melissa e Cooper voaram a NY para ficarem a seu lado.

A apresentadora estava desde então em coma induzido e no último domingo (31), os médicos decidiram dar início ao procedimento de retirada do coma.

Infelizmente, Joan não resistiu e ontem à tarde, Melissa publicou a seguinte nota nas redes sociais:

"É com grande tristeza que anuncio a morte de minha mãe, Joan Rivers. Ela morreu tranquilamente às 13h17 [14h17 de Brasília] rodeada pela família e amigos íntimos", disse Melissa, agradecendo aos médicos e enfermeiros que cuidaram da mãe durante o tempo que ela ficou internada no Hospital Mount Sinai.

"A maior alegria da minha mãe na vida era fazer as pessoas rirem. Apesar de ser difícil rir agora, eu sei que o seu desejo final seria que voltássemos a rir em breve",  finalizou  Melissa no comunicado.

Homenagem dos fãs na estrela de Joan na calçada da fama em Hollywood 

Imediatamente, o Facebook e o Twitter foi inundado de mensagens de fãs e de personalidades, lamentando a sua morte.

O ator Johnny Depp foi um dos primeiros a postar uma despedida para Joan.

"Descanse em paz, Joan Rivers, você era uma pessoa incrível", escreveu.

A apresentadora Ellen Degeneres escreveu:

"Joan Rivers vai sempre ser a pioneira. Ela abriu caminho para muitos comediantes. Estou muito triste que ela se foi".

"Obrigado, Joan. Você fez os Estados Unidos rirem", diz cartaz deixado para Joan Rivers na calçada onde fica seu apartamento em Nova York

Kelly Osbourne, parceira de Joan no reality "Fashion Police", escreveu:

"Estou com o coração completamente partido pela perda de minha amada Joan. Ela não era só minha chefe, mas foi e sempre vai ser minha professora, terapeuta, amiga mais próxima, inspiração e a única avó que eu já conheci. Ela era minha família e eu nunca vou esquecê-la. O riso vai ser difícil por um tempo, mas, quando eu estou triste, solitária ou tudo ficar perturbado o que tenho que fazer é pensar em Joan e um sorriso vai cruzar meu rosto. Eu vou sentir profundamente sua falta e sempre vou ouvir sua voz na minha cabeça dizendo: 'Minha querida, chegue lá e seja você!'".

David Letterman, apresentador do "Late Show", disse:

"Aqui está uma mulher, uma verdadeira pioneira para outras as mulheres que procuram carreiras em stand-up comedy. Ela viria aqui, se sentaria nesta cadeira e diria algumas coisas que seriam inacreditáveis, exatamente da maneira que você teria que engolir tudo. A força de sua comédia foi avassaladora".

Personalidades da TV norte-americana como Queen Latifah, Seth Mayers , Jimmy Kimmel, Jimmy Fallon, Sharon Osbourne e Whoopi Goldberg também dedicaram palavras para Joan e sua família.

Grande mulher, uma das minhas grandes alegrias da minha vida, deixará muitas saudades e um espaço que dificilmente será preenchido.

O canal E! há havia perdido dias atrás sua outra estrela - Chelsea Handler, que foi para o Netflix - e agora perde Joan.

Aliás, a programação especial em homenagem a Joan - exibida desde ontem - está muito boa.
Aprendi a não me arrepender de nenhuma piada que já fiz. Você pode desligar a televisão ou trocar de canal... Está tudo bem. Não vou ceder ao politicamente correto. Mas vocês precisam aprender que, se querem ser humoristas, não poderão fazer parte desta festa"
*****
Imagens dessa postagem:
Internet, NBC, E!, AP, Fox TV, Getty Images, Perez Hilton, AFP, sites de fãs e das páginas de Joan Rivers nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário