quinta-feira, 11 de setembro de 2014

'RIO, EU TE AMO': FILME EM EPISÓDIOS TEM MAIS ALTOS DO QUE BAIXOS E PROVA QUE O RIO CONTINUA LINDO


SINOPSE:

Novo episódio da série de filmes 'Cidades do Amor', 'Rio, Eu Te Amo' reúne dez curtas de dez diretores brasileiros e internacionais onde cada uma das histórias revela um bairro e uma característica marcante da cidade maravilhosa.

'Dona Fulana', por Andrucha Waddington
Leandro (Eduardo Sterblitch)  acreditava que sua avó (Fernanda Montenegro), que conheceu quando criança, estava morta, até encontrá-la um dia na rua.
Dona Fulana mora na rua, e de lá não quer sair.
Mesmo com os apelos do neto, ela se recusa a voltar para casa, e ainda o leva numa experiência inesquecível pelo Rio de Janeiro.

'La Fortuna', por Paolo Sorrentino
Uma ex-modelo (Emily Mortimer)  e seu marido (Basil Hoffman) vêm para o Rio de Janeiro passar férias em uma linda casa de praia.
Mas ele esta cansado da atitude controladora da mulher, e decide por um fim nessa situação.

'A Musa', por Fernando Meirelles e Cesar Charlone
O escultor Zé (Vincent Cassell)  reproduz nas areias de Copacabana obras mundialmente conhecidas, até o dia em que vê passar uma linda jovem (Débora Nascimento) no calçadão.
Sonhando com sua nova musa, ela o inspira a criar uma escultura original.

'Acho que Estou Apaixonado', por Stephan Elliott
Jay (Ryan Kwanten) esta no Brasil para divulgar seu novo filme no Festival do Rio.
Após o evento, ele não vê a hora de voltar para o hotel e descansar, mas seu motorista (Marcelo Serrado) não para de puxar conversa.
Quando Jay se depara com o Pão de Açúcar, fica deslumbrado e é atraído até o ponto turístico.

'Quando Não Há Mais Amor', por John Turturro
Um home (John Turturro) viaja com a mulher  até a ilha de Paquetá, mas percebe que, na verdade, seu casamento esta chegando ao fim.
Então, eles aproveitam a ocasião para fazer uma bela despedida.

'Texas', por Guillermo Arriaga
Após um acidente de carro, Texas (Márcio Rosário), um ex-lutador de boxe, perde um braço e sua esposa (Laura Neyva) não consegue mais andar.
Movido pelo sentimento de culpa, ele esta disposto a fazer de tudo para arrecadar o dinheiro necessário para a cirurgia que pode curar sua mulher.
Com isso, acaba se envolvendo em uma rede lutas clandestinas no Rio de Janeiro.

'O Vampiro do Rio', por Im Sang Soo
Fernando (Tonico Pereira) é um garçom de meia-idade que trabalha num movimentado restaurante turístico.
Ele mora no Vidigal, guarda um grande segredo e é apaixonado por Isabel (Roberta Rodrigues), sua vizinha.
Ela é uma mulher bonita e batalhadora, que trabalha como prostituta para sustentar a filha.

'Pas de Deux', por Carlos Saldanha
Um casal de bailarinos (Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer) esta ensaiando um novo espetáculo, quando ele recebe um convite para se apresentar no exterior.
O jovem hesita em aceitar a proposta com medo de prejudicar seu relacionamento com a parceira.
Faltando poucos minutos para entrar no palco, a discussão se agrava, mas o show tem que continuar.

'O Milagre', por Nadine Labaki
Durante uma filmagem no Rio, um casal de atores famosos (Harvey Keitel e Nadine Labaki) conhecem um menino (Cauã Antunes) que acredita receber telefonemas de Jesus.
No início, eles o encaram com desconfiança, mas depois percebem que o "Jesus" com quem ele fala não é quem o menino esta pensando.

'Inútil Paisagem', por José Padilha
Um instrutor de asa-delta (Wagner Moura)  analisa sua relação com as pessoas e a cidade durante um voo na Pedra Bonita.

CRÍTICA:

Somente uma cidade internacional e ao mesmo tempo brasileiríssima como o Rio de Janeiro poderia ser cenário de um projeto como esse, que mistura histórias ótimas, outras não tão boas, interpretadas pelos nossos maiores astros e estrelas - Fernanda Montenegro, Wagner Moura e Rodrigo Santoro à frente - com a adição de nomes consagrados em Hollywood e no cinema internacional.

A cidade, cuja alcunha de maravilhosa não é à toa, mantém-se encantadora e não por acaso foi escolhida como cenário do terceiro filme da série 'Cities of Love', que já destacou Nova York e Paris.

'Rio, Eu te Amo'- que estreia hoje em 166 salas em todo o Brasil - apostou num diferencial entre os outros filmes da franquia, ao buscar pela primeira vez uma ligação entre os seguimentos dirigidos de forma independente por diversos diretores.

O responsável por tentar criar unidade entre as tramas foi o cineasta Vicente Amorim ('Corações Sujos'), que fez o que pôde e conseguiu só em parte  amalgamar as histórias curtas a ponto de assimilarmos o conjunto como um filme só.

Cada um dos cineastas envolvidos no projeto teve total liberdade para desenvolver seus dramas, com a condição de que tivessem a cidade do Rio como pano de fundo e que os enredos tratassem do amor em suas diferentes formas.

Ainda bem que, mesmo com altos e baixos, o time estelar de realizadores e atores salvou o filme de ser apenas mediano e isso se deve muito às oscilações entre as tramas e a tentativa de uni-las.

Bruna Linzmeyer e Rodrigo Santoro, em cena do segmento 'Pas de Deux' - Fotos dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.
Aos menos houve esforço criativo dos diretores, que procuraram fugir do evidente.

Se os belos cartões postais da cidade estão lá, como cenários de tramas ficam um pouco óbvios.

O mago das animações da Fox, Carlos Saldanha (de 'Rio' e 'A Era do Gelo'), por exemplo, optou nessa sua estreia com atores em carne e osso por contar a história de amor entre dois bailarinos do Theatro Municipal (Rodrigo Santoro e ).

O sul-coreano Im Sang-Soo ('A Empregada') leva um vampiro, interpretado por Tonico Pereira, para as vielas de uma favela comandando um número musical.

Há também o polêmico seguimento dirigido por José Padilha (de 'Tropa de Elite' e 'Robocop'), que quase ficou de fora do corte final do longa quando a Arquidiocese do Rio – que detém o direito de imagens sobre o monumento do Cristo Redentor – o censurou e depois voltou atrás.

No trecho, o personagem interpretado por Wagner Moura resolve fazer um passeio de asa delta no entorno do Cristo para tirar satisfações, fala uns palavrões, dá uma banana para estátua e não vai além disso.

Vincent Cassell, em cena do segmento 'A Musa'
Há ainda sequências dirigidas por Fernando Meirelles ('Cidade de Deus'), cujo personagem principal é um escultor de monumentos de areia interpretado por Vicent Cassel; a de Nadine Labaki (de 'E Agora, Aonde Vamos'?) é sobre um menino que rua que aguarda um telefonema de Jesus; John Turturro ('Amante a Domicílio'), que também atual em seu seguimento ao lado de Vanessa Paradis - vive um conflito amoroso na tela; e Andrucha Waddington ('Os Penetras'), que traz Fernanda Montenegro interpretando uma moradora de rua que decidiu viver sem teto deliberadamente.

Fernanda Montenegro e Eduardo  Sterblitch, em cena do episódio 'Dona Fulana'
 Guillermo Arriaga, Stephan Elliott e Paolo Sorrentino completam o time de cineastas.

Nesta mescla de grandes nomes e ideias distintas, evidentemente que alguns seguimentos se sobressaem e outros decepcionam, justamente pela tentativa de promover unidade dramática nessa miscelânea irregular, naturalmente, não dar muito certo.

Marcelo Serrado e Ryan Kwanten, no segmento 'Acho que eu estou Apaixonado'
Há momentos iluminados aqui e ali - o de Fernanda Montenegro é sen-sa-cio-nal, principalmente para quem só conhece Eduardo Sterblitch do 'Pânico na TV'  - e algumas passagens decepcionantes - como o que conta com Wagner Moura.

Mas os bons momentos do longa, mesmo que pontuais, valem muito uma ida ao cinema.

Com o adendo de se poder atestar, nas belas imagens captadas, que o Rio de Janeiro continua lindo, é a nossa cidade mais cinematográfica, o que permite que muitas histórias tendo a cidade como cenário sejam contadas e recontadas.

TRAILER DO LONGA:


FICHA TÉCNICA:
RIO, EU TE AMO
Título Original:
RIO, I LOVE YOU
Gênero:
Drama
Direção:
Andrucha Waddington, Carlos Saldanha, Fernando Meirelles, Guillermo Arriaga, Im Sang-soo, John Turturro, José Padilha, Nadine Labaki, Paolo Sorrentino, Stephan Elliott, Vicente Amorim
Roteiro:
Andrucha Waddington, Carlos Saldanha, Fellipe Barbosa, Im Sang-soo, John Turturro, Nadine Labaki
Elenco:
Basil Hoffman, Bebel Gilberto, Bruna Linzmeyer, Cláudia Abreu, Débora Nascimento, Eduardo Sterblitch, Emily Mortimer, Fernanda Montenegro, Harvey Keitel, Jason Isaacs, John Turturro, Land Vieira, Laura Neiva, Marcelo Serrado, Márcio Garcia, Michel Melamed, Nadine Labaki, Regina Casé, Roberta Rodrigues, Rodrigo Santoro, Ryan Kwanten, Stepan Nercessian, Tonico Pereira, Vanessa Paradis, Wagner Moura
Produção:
Emmanuel Benbihy, Valéria Amorim
Fotografia:
Ricardo Della Rosa
Trilha Sonora:
Khaled Mouzanar, Pedro Bromfman
Duração:
110 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
11/09/2014
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
Conspiração Filmes / RioFilme
Classificação:
12 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário