quarta-feira, 10 de setembro de 2014

RICHARD KIEL: O MELHOR VILÃO DE JAMES BOND


O ator Richard Kiel era o mais cotado nos anos 70 para interpretar o gigante esmeralda Hulk na Cult série – a primeira da Marvel a dar certo.

Afinal, o ator - nascido em Detroit em 13 de setembro de 1939 - era um gigante sem efeitos especiais: tinha 2,18 metro e presença cênica marcante.

Ele já tinha aparecido em muitas séries - foi o Malak (Molok em algumas versões), da série ‘Land of the lost,’ no capítulo ‘O Elo Perdido’ – e em ‘Jeannie é um Gênio’, participou de um episódio como Ali, um carrasco das prisões de Bagdá 2000 anos atrás, que se interessou por Jeannie (Barbara Eden).

Em cena de 'Jeannie é um Gênio', ao lado de Barbara Eden e Larry Hagman - Arquivos do Klau
Só que os produtores o consideraram “gentil e afetuoso” demais e ele, mesmo já tendo rodado algumas cenas, acabou perdendo o papel para Lou Ferrigno, que se tornou lenda ao interpretar o primeiro Hulk ‘live action’.

Imagem rara de Richard Kiel como o Hulk, papel que ele não fez por ser gentil demais... - Arquivos do Klau
Se a sorte não o alcançou na TV, o arrebatou no cinema: o produtor da cinessérie de 007, Albert ‘Cubby’ Broccolli, o escalou para um pequeno papel em "The Spy Who Loved Me/007 – O Espião que me Amava” (1977), terceiro filme que Roger Moore fez como James Bond.

Só que a sua presença cênica era tão marcante que Broccolli não teve dúvidas: nas filmagens em locação no Egito, convocou seus roteiristas para que escrevessem mais cenas para Kiel e seu personagem ‘Jaws’, um vilão com ‘dentes de aço’ - esse foi o nome que ele ficou conhecido aqui no Brasil.

As cenas de Kiel no longa são muitas e memoráveis: ele mata vários - inclusive um tubarão - com mordidas no pescoço, arranca a lateral de uma van na mão, joga pedras imensas pra cima de Bond e termina vivíssimo, a nado em alto mar, nas cenas finais.

Com Roger Moore, em cena de '007 – O Espião que me Amava' (1977) - EON Productions
Lógico, a presença dele no filme foi um enorme sucesso – tamanho, que inusitadamente, os fãs pediram, o produtor Broccolli atendeu e Jaws voltou com tudo no filme seguinte – ‘Moonraker/007 Contra o Foguete da Morte’ (1979).

Quem acompanha este Blog já sabe: ‘Moonraker’ teve muitas cenas filmadas no Rio de Janeiro e este que vos escreve, Bond maníaco de carteirinha, abandonou sua vida em São Paulo para ir ao Rio acompanhar as filmagens, chegando a atuar como figurante em duas cenas: no desembarque de Bond (Roger Moore) de um avião Concorde no Aeroporto do Galeão – como um passageiro, logo atrás de 007 - e no Morro da Urca – como um turista sentado no bar.

Nos 15 dias em que fiquei como um carrapato agarrado à produção, além de tietar muito meu ídolo Roger Moore, pude conhecer melhor Richard Kiel: ele realmente só tinha tamanho, falava em um tom de voz baixo e suave, tinha gestos delicados e era muito cortês, educado e profissional com todos.

Só reclamava na hora que tinha de colocar as dentaduras metálicas do personagem – me disse depois que elas machucavam sua boca, mas que ele aguentava firme a cada cena, profissional extremado que era.

E foi ele que protagonizou uma das melhores cenas de luta da saga Bond de todos os tempos, ao lutar com 007 em cima - e do lado de fora - de um dos famosos bondinhos do Pão de Açúcar.

Lutando com Roger Moore em cima do bondinho do Pão de Açúcar - EON Productions
Evidentemente, quando vemos Roger Moore nessa luta, sabemos que o ator estava filmando na verdade numa réplica do bondinho nos estúdios Pinewood, arredores de Londres, onde quase todos os 'Bond Movies' são rodados.

Só que a base da cena foi filmada em cima de um bondinho real, com um ‘stunt’ como Bond e o próprio Richard Kiel como Jaws – como não tinha dublê do seu tamanho, ele mesmo fez as perigosas cenas – e eu ali do lado, no Morro da Urca, vendo Jaws cortando o cabo do bondinho com os dentes, simplesmente maravilhado!

Cena Antológica: Jaws corta o cabo do bondinho do Pão de Açucar com os dentes - EON Productions
Ao descer, ele confidenciou que o cinto de segurança atrapalhava seus movimentos e para que a cena ficasse perfeita, ele filmou quase tudo sem proteção nenhuma!

CONFIRA UMA COMPILAÇÃO DE CENAS DE KIEL COMO JAWS NOS DOIS LONGAS:


Depois do sucesso como Jaws, Kiel continuou aparecendo em séries de TV, esteve com Burt Reynolds em "The Longest Yard” e figurou no elenco da comédia "Um Maluco no Golfe" (1996), estrelada por Adam Sandler.

Com seu amigo Roger Moore, em foto de 2007 - The Hollywood Reporter
Kiel também emprestou sua voz a um videogame de James Bond em 2003 e mais recentemente, fez a voz do personagem Vlad para o filme de animação "Tangled" (2010).

Richard Kiel morreu hoje, aos 74 anos.

Segundo o site TMZ, Kiel quebrou a perna na semana passada e foi internado em um hospital em Fresno, no estado americano da Califórnia.

Um amigo da família disse que ele morreu nesta tarde de quarta (10) e não informou se a morte está relacionada à fratura na perna.

Como fã, só tenho a agradecer cada cena maravilhosa que esse ator deu aos seus fãs.

No evento de lançamento dos DVDs e Blu-rays comemorativos dos 50 anos de Bond no cinema - Sony Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário