sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FESTIVAL DE VENEZA: DRAMA DE GUERRA AMERICANO É VAIADO PELOS JORNALISTAS E PROTAGONISTA REAGE


'Good Kill', de Andrew Niccol (roteirista de 'O Show de Truman' e diretor de 'Gattaca'), último filme a ser apresentado na mostra competitiva do Festival de Veneza, foi vaiado na sessão oficial da imprensa na manhã desta sexta (5).

O longa conta a história de Tommy (Ethan Hawke), um piloto de drones que opera à partir de Las Vegas e começa a questionar o porquê de estar envolvido em uma guerra.

Como todo filme americano que envolve soldados, pilotos e guerras – em especial aqueles realizados depois do 11 de setembro – o longa mostra o lado desumano do combate, em contrapartida ao bom mocismo do protagonista. 

E, talvez por ser uma história tipicamente americana, foi recebido com vaias por parte da imprensa europeia.

A trama lembra um pouco o premiado 'Guerra ao Terror', de Kathryn Bigelow, ao apresentar a fixação americana pela adrenalina e pelo medo que a guerra impõe, mas dessa vez o mocinho tem a chance de se redimir. 

January Jones e Zoe Kravitz também estão no elenco do filme, e vão passar pelo tapete vermelho de Veneza esta noite, ao lado de Ethan Hawke.

Cena do longa - Divulgação

Ao ser questionado por um jornalista italiano sobre o final do filme, Niccol ficou constrangido e tentou defender o protagonista, que aparece o tempo todo amargurado e, segundo o repórter, não deveria ter redenção no fim da história.

Ele tem a chance de começar de novo e é o que faz”, resumiu o diretor.

Já o ator Ethan Hawke ficou nitidamente nervoso ao ser indagado sobre a falta de coerência de seu personagem.

“Não acho isso, acho que ele questiona, pensa, indaga e faz o que tem que ser feito. Ele toma uma atitude enquanto os outros ficam só olhando”.

Hawke chegou a tomar a frente do diretor para falar sobre o filme, reclamou de um telefone que tocava sem parar no meio da coletiva, mas respirou fundo e seguiu até o fim, respondendo todas as perguntas.

Uma curiosidade: depois que a coletiva acabou, Ethan Hawke foi reclamar com a mediadora do Festival sobre as perguntas dos jornalistas. 

Apesar de irritado, o ator acabou cedendo aos pedidos de autógrafos, posou para fotos e ainda escorregou na saída, quase caindo em cima dos repórteres.

Neste sábado (6), o Festival de Veneza anuncia seus vencedores. 

'Birdman', 'The Look of Silence', 'Pasolini' e 'A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence' são os favoritos ao Leão de Ouro

Os italianos 'Anime Nere' e 'Hungry Earts', o francês 'Loin des Hommes' e o chinês 'Red Amnesia' correm por fora, tendo mais chances nas categorias roteiro e direção, ator e atriz, respectivamente.
*****
Por Janaina Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário