LEGO são aquelas pecinhas que crianças usam pra montar coisas, certo?
Não mais - faz tempo!
O brinquedo de encaixar, criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, fabricado em escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950 e popularizando-se em todo o mundo desde então, ganhou vida nos videogames e séries animadas para TV - as melhores são as da parceria com a DC Comics e Warner, que levaram as pecinhas a serem animadas como Batman e Superman, por exemplo.
Com tanto sucesso em outras mídias, uma hora os Lego chegariam às telonas - e essa hora finalmente chegou!
Em 'Uma Aventura Lego' - que estreou sexta em 375 salas em todo o Brasil - as pecinhas de encaixar dão vida a uma divertida e inspirada animação.
Aqui, os diretores Phil Lord e Christopher Miller demonstram entender muito bem como os fãs brincam, ao reproduzir o movimento dos personagens e blocos de maneira criativa - pois, para a legião de fãs mundo afora, manter a estética dos brinquedos é importante para manter o clima e garante risadas por si só, como quando o protagonista Emmet resolve fazer 'polichinelo' com movimentos limitados.
Se o uso da técnica 'stop-motion' é pouco usado - nos diversos curtas-metragens criados por fãs no passado ela imperava - para o longa optou-se por um ótimo CG na maioria das cenas, que permite ação grandiosa e cenários gigantescos, como metrópoles sendo reconstruídas ou oceanos em chamas.
Se fosse ser feito só com 'stop motion', o longa teria de usar nada menos que 15 milhões de peças, segundo o estúdio, o que encareceria e demoraria muito.
Pôsters dessa postagem - Divulgação/Warner Bros. |
A trama, claramente inspirada em 'Matrix' dos Irmãos Wachowski, mostra um mundo controlado, cuja realidade é mantida distante dos olhos das pessoas comuns.
Nesse cenário, Emmet (voz de Chris Pratt no original) é o mais genérico dos cidadãos, sempre seguindo as regras e com a mente vazia, exatamente o que quer o vilão Senhor Negócios (Will Ferrell) - falta de imaginação e cumprimento rigoroso das regras a fim de garantir total dominação sobre os mundos Lego.
Quem já brincou com as peças, sabe que é a criatividade que transforma a brincadeira em algo divertido e sem isso sobra apenas um universo sem graça.
Zoando maravilhosamente bem filmes famosos da cultura pop, o longa mostra, lógico, uma profecia capaz de mudar as coisas: o mago Vitruvius afirma que alguém especial vai liberar o universo dessa "chatice".
Assim, a garota gótica Megaestilo - homenagem à Trinity da trilogia 'Matrix' - encontra o escolhido - ou pelo menos isso é o que ela pensa - pois confunde Emmet com um mestre construtor, seres especiais capazes de criar qualquer coisa, e o leva para uma aventura muito além de suas capacidades, acompanhado por Batman e o pirata Barba de Ferro.
Repleto de referências e participações especiais - como Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Gandalf, olha aí a parceria com a DC/Warner novamente - a produção já é sucesso mundial, principalmente pelas reviravoltas inspiradas e roteiro inteligente.
O espectador dá risadas do começo ao fim, o longa não perde o ritmo frenético necessário para manter os mais jovens ligados o tempo todo e a animada trilha sonora - que tem como destaque a canção tema 'Tudo é incrível' - ajuda a manter as coisas leves e em movimento.
Surpreendentemente, o longa pode ser considerado uma diversão para todas as idades e é criativo a ponto de deixar os espectadores com vontade de comprar um kit na loja de brinquedos mais próxima e fazer seu próprio curta-metragem.
A mistura de candice e ação atinge seu momento máximo no ótimo final, que ainda deixa espaço para uma sequência - felizmente já confirmada.
'A História de um Zé Ninguém que salvou o Mundo' é um Filmaço.
Confira o trailer do longa:
*****
'UMA AVENTURA LEGO'
Título Original:
THE LEGO MOVIE
Gênero:
Animação
Direção:
Christopher Miller, Phil Lord
Roteiro:
Christopher Miller, Dan Hageman, Kevin Hageman, Phil Lord
Produção:
Dan Lin, Roy Lee, Stephen Gilchrist
Elenco de Vozes Originais:
Will Ferrell, Liam Neeson, Nick Offerman, Alison Brie, Chris Pratt, Elizabeth Banks, Will Arnett, Morgan Freeman
Trilha Sonora:
Mark Mothersbaugh
Duração:
104 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
07/02/2014
Distribuidora:
Warner Bros
Estúdio:
Animal Logic / LEGO / Lin Pictures / Warner Bros. Pictures
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário