sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

'TRAPAÇA': ESTELIONATOS E VIGARISTAS EM ÓTIMA AMBIENTAÇÃO DOS 70 E DESEMPENHOS INESQUECÍVEIS


Foi nos anos 1970 que eu passei minha adolescência e foi quando fiquei apaixonado pelo Cinema de vez, conhecendo os gênios de artistas do quilate dos diretores Sidney Lumet e Martin Scorsese e dos atores Al Pacino, Dustin Hoffman, Meryl Streep e Jessica Lange.

Foi nos 70 que eu conheci a saga James Bond - com Roger Moore - e nunca mais larguei!

Por isso, toda obra ambientada nos 70 chama muito a minha atenção e esse 'Trapaça' - que estreia hoje em 124 salas em todo o Brasil - não poderia ser diferente, ainda mais sendo o longa, de personagens fortes, intensos e impulsivos ganhando muito prêmio importante e o que mais indicações tem ao Oscar 2014 - que fecha a temporada.

Aqui, o diretor e co-roteirista David O. Russell (que vinha do sucesso 'O Lado Bom da Vida', que deu o Oscar de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence ano passado) ) sabia de tudo isso e mais: sabia que teria de escalar um elenco poderoso para dar vida a esses personagens sensacionais, tudo envolto em muitas perucas, laquê, paletós com estampa xadrez, muitos quilos a mais e muito, muito talento individual e coletivo.

O.Russell conseguiu reunir aqui um elenco muito acima da média de protagonistas, que enche a telona de prazer e entrega ao espectador uma experiência absolutamente maior e prazerosa.

A trama é simples: todos, absolutamente todos são trambiqueiros que vão direto ao ponto, sem mais delongas.

Irving (Christian Bale, que engordou 22 quilos e está magnífico no papel) é o oportunismo em pessoa: proprietário de uma rede de lavanderias de fachada, ele aplica todo o tipo de golpe que possa lhe dar uma grana a mais, com flashbacks absolutamente sensacionais o mostrando ainda menino atirando tijolos em vidraças do bairro para "dar uma força" ao negócio do pai, um vidraceiro.

Christian Bale é Irving - fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures Brasil

Mesmo casado com Rosalyn (Jennifer Lawrence), ele se apaixona por uma de suas amantes, Sydney (Amy Adams aqui fazendo a 'gostosa da vez' e se saindo muito bem) e, em pouco tempo, o casal está aplicando golpes em idiotas, desesperados por um empréstimo.

Tudo vai bem até que topam com o ambicioso, vaidoso e inconsequente agente do FBI Richie DiMaso (Bradley Cooper, em seu melhor papel na carreira), que resolve usar o talento da dupla de estelionatários para levar à cadeia políticos corruptos e gângsteres.

Bradley Cooper é o vaidoso agente do FBI Richie DiMaso

Corajoso, o roteiro brilhante não explora o eterno embate mocinhos/vilões - o que sempre facilita - e todos os personagens têm a simpatia e desprezo do público por igual.

Amy Adams é Sydney, amante de Irving

Tanto, que seria óbvio demais apresentar o prefeito Carmine Polito (Jeremy Renner) como um canalha inescrupuloso a ser punido, só que ele é mostrado como sendo algo ingênuo, com o propósito de ajudar sua comunidade.

Esta imperfeição faz com que os personagens fiquem absolutamente reais, homens e mulheres no limite, desesperados, que podem reagir de forma inesperada a qualquer momento.

Jeremy Renner é Carmine Polito

Assim, a trama envolvendo corrupção fica em segundo plano diante desse elenco - a partir da cena de abertura, com Irving sozinho realizando uma espécie de ritual complexo para esconder a calvície diz muito sobre ele.

E estes detalhes, muitos deles de rachar de rir, constroem todas essas pessoas, absolutamente cativantes e como o crítico do 'NY Times' disse: "filme imperfeito sobre pessoas imperfeitas fazendo coisas imperfeitas".

Jennifer Lawrence como Rosalyn

E não foi só eu que adorei: 'Trapaça' recebeu elogios rasgados da crítica quase universal e, entre outros, foi nomeado para sete Globos de Ouro, vencendo 3 prêmios: 'Melhor Filme - Comédia ou Musical', 'Melhor Atriz - Comédia ou Musical' (Amy Adams) e 'Melhor Atriz Coadjuvante - Cinema ' (Jennifer Lawrence).

No próximo dia 2 de março, o longa concorre a 10 Oscars - incluindo 'Melhor Filme', 'Melhor Diretor', 'Melhor Ator'(Bale), 'Melhor Atriz' (Adams), 'Melhor Ator Coadjuvante' (Cooper) e 'Melhor Atriz Coadjuvante' (Lawrence).

Por mim, todos ganham.

Filmaço!

Confira o trailer do filme:


*****
'TRAPAÇA'
Título Original:
American Hustle
Gênero:
Suspense
Direção:
David O. Russell
Roteiro:
David O. Russell, Eric Singer
Elenco:
Adrian Martinez, Alessandro Nivola, Amy Adams, Anthony Zerbe, Bradley Cooper, Christian Bale, Colleen Camp, Dawn Olivieri, Elisabeth Röhm, Erica McDermott, Jack Huston, Jack Jones, Jeffrey Corazzini, Jennifer Lawrence, Jeremy Renner, Louis C.K., Melissa McMeekin, Michael Peña, Robert De Niro, Stephanie Atkinson, Thomas Matthews
Produção:
Megan Ellison, Richard Suckle
Fotografia:
Linus Sandgren
Montador:
Crispin Struthers, Jay Cassidy
Trilha Sonora:
Danny Elfman
Duração:
138 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Estreia no Brasil:
07/02/2014
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Annapurna Pictures / Atlas Entertainment
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário