A nova animação da DreamWorks Animation, 'As Aventuras de Peabody e Sherman', que entra em cartaz hoje em 397 salas em todo o Brasil, é um sonho antigo do diretor do já clássico 'O Rei Leão', Rob Minkoff.
Aqui, ele adapta o desenho animado exibido originalmente durante 'As Aventuras de Alceu e Dentinho' na década de 60 - aquele estrelado por um esquilo voador e seu amigo alce - e faz uma divertida animação que encanta já pela premissa: não é o garoto que adota um cachorro e sim o contrário, dando origem a uma amizade profunda que leva os protagonistas a uma jornada pela história.
Peabody é um dos seres mais inteligentes do mundo, vencedor do prêmio Nobel, gênio inquestionável e que, quando encontra um bebê abandonado na rua,decide adotá-lo - só que ele é um cachorro...
Sherman e seu pai Peabody, em cena da animação - fotos dessa postagem: Divulgação/Fox Brasil
Como grande cientista, ele inventa uma máquina do tempo e resolve usá-la para ensinar lições históricas e científicas a seu filho, Sherman, mas quando o garoto se envolve em uma confusão na escola, as coisas fogem do controle e a aventura começa de verdade - com consequências que podem ser catastróficas.
O longa é muito feliz em fazer uma uma abordagem contemporânea da história original, temperando com dose exata de drama a relação pai e filho e levantando questões sobre a capacidade de um cão criar um garoto.
A dupla, em cena do longa
E temos também Penny, colega de classe de Sherman, menina rica e muito mala, que instiga os eventos que levam o trio a locais como Tróia, Itália renascentista e Egito antigo.
Embora o longa seja corrido e não tenha tempo de desenvolver tão bem os personagens, uma cena ambientada em Florença mostra o começo de uma amizade de forma tão simples e completa que compensa a falta de profundidade.
Se não tem as mesmas tiradas inteligentes e sequências impressionantes de 'Uma Aventura Lego' - ainda em cartaz - e às vezes exagera na tentativa de parecer inteligente quando na verdade não é, essa estreia diverte com situações estranhas envolvendo personalidades históricas - como Leonardo Da Vinci - com o diretor conseguindo encher a telona de ação.
Penny é rica e muito mala
Assim, a gurizada se diverte muito e nem percebe que está aprendendo sobre eventos históricos, personalidades e ciência - existe melhor jeito de ensinar?
Mas o principal problema da produção é a facilidade com que os protagonistas resolvem problemas - eles nunca parecem estar em real perigo, pois Sr. Peabody sempre tem a solução para tudo, o que tira parte da magia da trama e oportunidades de grandes momentos são desperdiçadas.
Outra questão que as crianças presentes quando fui ver o longa me alertaram é o design simples dos personagens - bem diferente do que Pixar e Dreamworks têm feito recentemente.
Sr. Peabody não parece ser coberto de pelos caninos e sim de algum tecido similar ao feltro - uma escolha infeliz do diretor para lembrar o clássico dos anos 60, tanto que cenários e efeitos são magníficos em comparação, com cores fortes e brilhantes, texturas complexas e sequências de ação espetaculares - esses sim de alta qualidade técnica.
Cena da animação
A animação agrada pela abordagem divertida da viagem do tempo, embora não explore o tema tão bem quanto clássicos como 'De Volta Para O Futuro' mas, mesmo assim, deve conquistar especialmente aos fãs de ficção científica e aventura e é boa opção para todos os públicos.
Na versão brasileira, o ator Alexandre Borges faz a voz do Sr. Peabody.
Confira o trailer da animação:
*****
'AS AVENTURAS DE PEABODY & SHERMAN'
Título Original:
MR. PEABODY & SHERMAN
Gênero:
Animação
Direção:
Rob Minkoff
Roteiro:
Craig Wright, Ted Key
Elenco de Vozes Originais:
Adam Alexi-Malle, Allison Janney, Ariel Winter, Dennis Haysbert, Eva Bella, Jenna Hukkinen, Joshua Rush, Karan Brar, Lake Bell, Leila Birch, Leslie Mann, Max Charles, Mel Brooks, Melvin Breedlove, Patrick Warburton, Stanley Tucci, Stephen Colbert, Stephen Tobolowsky, Ty Burrell, Zach Callison
Produção:
Alex Schwartz, Denise Nolan Cascino
Montador:
Tom Finan
Trilha Sonora:
Danny Elfman
Duração:
93 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
28/02/2014
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Bullwinkle Studios / Classic Media Productions / DreamWorks Animation
Classificação:
Livre
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário