sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

'ELA': HOMEM APAIXONADO PELO SISTEMA OPERACIONAL DO SEU SMARTPHONE É GRANDE METÁFORA DA ATUALIDADE COM ATUAÇÕES PRECISAS DE JOAQUIN PHOENIX E SCARLETT JOHANSSON


'Ela',dirigido por Spike Jonze e que entra em cartaz hoje em 59 salas em todo o Brasil, fala sobre todos os relacionamentos, no que os amarra mas também os destrói: a comunicação.

Pop ao extremo e caprichando num estilo retrô/futurista, o longa é uma das obras mais bonitas e sensíveis dos últimos tempos.

Esteticamente, tem uma direção de arte perfeccionista baseada em cores marcantes, além de um trabalho delicado de fotografia.

A trilha sonora composta por Arcade Fire e canções interpretadas pelos protagonistas - com direito a ukulele, aquele cavaquinho havaiano eternizado nas telonas por Marilyn Monroe em 'Quanto Mais Quente Melhor' (1959) - ambientam de forma nostálgica a composição da trama, que certamente o público alternativo amará.

Aqui, Theodore (vivido pelo ótimo Joaquin Phoenix em seu melhor papel nas telonas) passa seu tempo entre escrever belas cartas por encomenda, jogar videogame e acessar chats para conhecer garotas, até conhecer um novo Sistema Operacional muito semelhante ao 'Siri' da Apple, que  ele configura com o nome de Samantha.

O protagonista Theodore (Joaquin Phoenix) - Fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures
O mérito do argumento está em colocar o processo de evolução humana também em Samantha, mas em um nível muito mais avançado em termos de conhecimento e de emoções: ler um livro em fração de segundos e apreender experiências emocionais para toda a vida são passos simples para ela, configurada a partir de informações de Theodore.

Se Phoenix está ótimo, quem surpreende demais, porém, é Scarlett Johansson, que dá vida à essa voz.

Se a atriz não era a primeira opção do diretor, que preferia uma desconhecida do público, essa opção final impactou todo o imaginário do filme, construído em torno da figura de Scarlett com seu papel de musa no mundo real.

O fato de não possuir um corpo torna complexa a relação dos protagonistas - Samantha chega a ter ciúmes e até planejar um' ménage à trois' numa das sequências mais interessantes do filme.

Rooney Mara vive a mulher de Theodore, Catharine

Se sabemos que ninguém é o que mostra num perfil das redes sociais, a passagem se assemelha à decepção do que sai da tela para a realidade e, assim, o mote maior do longa é o de ser uma grande metáfora dos dias atuais.

Essas limitações do corpo remetem às limitações da morte na medida em que a possibilidade de comunicação nos moldes conhecidos vai desaparecendo - relação que fica evidente em uma das últimas falas de Samantha.

Amy (Amy Adams), amiga de Theodore, aparece a certa altura para trazer um toque de realidade à trama, ao pensar na paixão como uma forma de loucura, já que Theodore nunca alcançará a comunicação pós-verbal de Samantha e ela nunca lhe será exclusiva, pois a tecnologia se espalha rapidamente.

Amy Adamns é Amy

O protagonista está se separando da esposa Catharine (Rooney Mara) e as passagens nas quais recorda a ex são extremamente bonitas - pois geram reflexões acerca da evolução necessária do outro e como os dois tornam-se estranhos e dispensáveis.

Ao aproximar a tecnologia dos sentimentos mais humanos possíveis, o longa deixa de lado julgamentos e evidencia os limites da realidade a partir da percepção de cada um.

Além disso, decreta: não importa o tipo de material - nada dura para sempre.

Confira o trailer do longa:

*****
'ELA'
Título Original:
HER
Gênero:
Comédia Dramática
Direção:
Spike Jonze
Roteiro:
Spike Jonze
Elenco:
Amy Adams, Artt Butler, Bill Hader, Brian Johnson, Chris Pratt, Dane White, David Azar, Dr. Guy Lewis, Evelyn Edwards, Gracie Prewitt, James Ozasky, Joaquin Phoenix, Kristen Wiig, Luka Jones, Matt Letscher, May Lindstrom, Melanie Seacat, Nicole Grother, Olivia Wilde, Pramod Kumar, Rooney Mara, Samantha Sarakanti, Scarlett Johansson, Steve Zissis
Produção:
Megan Ellison, Spike Jonze, Vincent Landay
Fotografia:
Hoyte Van Hoytema
Montador:
Eric Zumbrunnen, Jeff Buchanan
Trilha Sonora:
Owen Pallett
Duração:
126 min.
Ano:
2013
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
14/02/2014
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio:
Annapurna Pictures
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário