sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

FESTIVAL DE BERLIM: LONGA BRASILEIRO 'HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO' LEVA PRÊMIO DA CRÍTICA E O VETERANO ALAN RESNAIS TAMBÉM É PREMIADO


O longa brasileiro "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" ganhou nesta sexta o prêmio da Firepresci (Federação da Crítica Internacional), na seção Panorama do Festival de Berlim.

O filme de Daniel Ribeiro narra a luta de Leonardo (Guilherme Lobo), um jovem gay e cego de 15 anos, que procura ser independente em uma sociedade super protetora e acaba se apaixonando por um colega de escola, Gabriel (Fabio Audi), ao mesmo tempo em que desperta sentimentos em Giovana (Tess Amorim).

Na semana passada, Ribeiro disse que o trunfo do filme é que os meninos se descobrem gay de uma forma não sexual.

"Os adolescentes gays querem ser associados ao amor e ao afeto. Percebo que quando esses jovens contam aos pais ou no trabalho que são gays, as pessoas já imaginam o sexo. A parte romântica é esquecida. O filme é uma maneira de jovens dizerem aos pais: 'olha, é isso o que eu sinto'".

Já hoje, momentos depois da premiação, Ribeiro disse que não esperava que seu longa fosse o escolhido pela crítica.

"A gente está muito feliz, acabamos de sair da cerimônia, não imaginávamos essa possibilidade. Foi surpresa muito boa ser escolhido entre 50 filmes", afirmou, dizendo ainda que foi sem expectativa a Berlim por "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" ser seu primeiro longa-metragem.

De acordo com o diretor, o prêmio ajuda na campanha de divulgação do filme, fazendo com que fique conhecido e tenha a possibilidade de ser comercializado em mais países.

"Os distribuidores gostam muito desse prêmio da crítica", disse ele, que já negociou a distribuição do longa em oito países durante o festival - entre eles Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França.

Neste sábado (15) será anunciado o vencedor do Urso de Ouro da edição 2014 do festival.

Por estar na mostra Panorama, o longa de Ribeiro não concorre a esse prêmio, mas ainda pode ser escolhido como melhor filme da Panorama pelo público, numa cerimônia que acontece no domingo (16).

O longa "Praia do Futuro", do cearense Karim Aïnouz, está na competição oficial e concorre ao Urso de Ouro.

Relembre o trailer de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho":


Já o filme de Alain Resnais, "Aimer, boire et chanter" acabou como o premiado da competição oficial pelos críticos da Firepresci.

O longa do veterano diretor francês, que toma o formato de teatro filmado, tem no elenco vários nomes conhecidos, como Sabine Azéma e André Dussoller.

A trama gira em torno de três casais amigos e as situações que surgem entre eles diante da morte do sétimo personagem, um eterno galã que cortejou e segue cortejando as três esposas.

Confira o trailer de "Aimer, boire et chanter":


Os prêmios Fipresci foram entregues, como já é habitual, na véspera da cerimônia final da Berlinale, quando o júri, presidido pelo produtor americano James Schamus, divulgará os ganhadores dos Ursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário