sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

'12 ANOS DE ESCRAVIDÃO': MAIS RASO QUE UM PIRES, SUPERESTIMADO E FEITO PRA GANHAR OSCAR - E SÓ


O dramalhão '12 Anos de Escravidão', que estreia hoje em 65 salas em todo o Brasil e que vem amealhando prêmios e elogios na atual temporada, é um longa superestimado, feito justamente para isso mesmo: impactar o espectador e, principalmente, os membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Justamente por isso, é favoritíssimo ao Oscar de Melhor Filme e ainda concorre em outras oito categorias.

O diretor inglês Steve McQueen já provou seu talento em contas boas histórias - em 'Fome' (2008) e 'Shame' (2011) e aqui, dá ao espectador um filme com imagens fortes, bem fotografado, com bons desempenhos, mas medíocre e com roteiro extremamente maniqueísta.

Do início ao fim do longa, os heróis e vilões estão definidos - os últimos, sem exceção, são todos os brancos sulistas no período escravocrata e os primeiros, todo e qualquer negro vítima da escravidão.

O personagem central é o mais maniqueísta deles: Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor, excelente), negro livre, letrado, violinista profissional e residente no norte dos Estados Unidos, que é sequestrado e vendido ilegalmente como escravo para um fazendeiro do sul.

Chiwetel Ejiofor, em cena como o protagonista Solomon Northup - Fotos dessa postagem: Divulgação/Disney Brasil

A partir daí, o espectador vê desfilar na telona o extremo sofrimento deste homem ao longo de 12 anos, privado de sua liberdade e distante da mulher e dos filhos, que não sabem onde ele foi parar.

Se ver de repente escravo e desprovido de sua identidade e liberdade é algo terrível, e esses elementos são mais que suficientes para garantir a comoção do público, que se identifica mais com o sofrimento de alguém próximo socialmente de sua realidade que distante – e esse é o maior achado do longa, que vem provocando ao menos uma saudável reflexão sobre os direitos civis nos EUA.

O também negro McQueen, porém, pesa muito a mão no inferno que a vida de Northup se tornou e também na crueldade dos que o vilipendiam.

Assim, o que dizer do fazendeiro Edwin Epps, vivido por Michael Fassbender?

Caricatural ao extremo, ele é um psicopata doentio, com atos muitas vezes sem explicação, que submete seus escravos a uma violência contínua para aumentar a produtividade de sua fazenda de algodão, para depois ser tarado por uma das escravas, mais tarde por ser um fanático religioso, mais tarde um bêbado...

Michael Fassbender, caricatural como Edwin Epps

O Leôncio de 'A Escrava Isaura', vivido pelo inesquecível Rubens de Falco, fazia tudo isso, mas era infinitamente melhor interpretado do que esse Edwin de Fassbender.

Ah, sim: a atriz Lupita Nyong'o, que interpreta Patsey, escrava sexual do fazendeiro, é muito esforçada e é sempre uma presença linda de se ver nos red carpets da temporada, com seus belos vestidos.

Ah, sim: a música do mestre Hans Zimmer  aqui é pouco inspirada.

E, sim: Brad Pitt está faturando muito como produtor do longa.

Lupita Nyong'o interpreta Patsey

Numa temporada com longas memoráveis - como 'Clube de Compras Dallas', 'Trapaça', 'Gravidade' e 'O Lobo de Wall Street' - esse longa, cansativo e 'fake', só chama a atenção por se utilizar de técnicas há muito manjadas para  enrolar o público, como identificação rápida com o protagonista e dicotomia mais rasa que um pires entre bem e mal.

Incrível constatar que esses expedientes ainda dão certo ainda hoje, mesmo para um público mais cinéfilo, que tem adorado o longa.

Como os membros da Academia pensam igual, vai acabar levando a estatueta de Melhor Filme no dia 2 de março.

Confira o trailer do filme:

*****
'12 ANOS DE ESCRAVIDÃO'
Título Original:
12 YEARS A SLAVE
Gênero:
Drama
Direção:
Steve McQueen
Roteiro:
John Ridley, Steve McQueen
Elenco:
Adepero Oduye, Alfre Woodard, Andre De'Sean Shanks, Andy Dylan, Anwan Glover, Ashley Dyke, Austin Purnell, Benedict Cumberbatch, Bill Camp, Brad Pitt, Bryan Batt, Cameron Zeigler, Chiwetel Ejiofor, Chris Chalk, Christopher Berry, Craig Tate, Deneen Tyler, Devin Maurice Evans, Devyn A. Tyler, Dickie Gravois, Douglas M. Griffin, Dwight Henry, Garret Dillahunt, Gregory Bright, Isaiah Jackson, J.D. Evermore, James C. Victor, Jay Huguley, John McConnell, Kelsey Scott, Kelvin Harrison, Liza J. Bennett, Lupita Nyong'o, Marc Macaulay, Marcus Lyle Brown, Michael Fassbender, Michael K. Williams, Mister Mackey Jr., Mustafa Harris, Nicole Collins, Paul Dano, Paul Giamatti, Quvenzhané Wallis, Richard Holden, Rob Steinberg, Sarah Paulson, Scoot McNairy, Scott Michael Jefferson, Storm Reid, Taran Killam, Thomas Francis Murphy, Tom Proctor, Tony Bentley, Topsy Chapman, Vivian Fleming-Alvarez, Willo Jean-Baptiste
Produção:
Anthony Katagas, Brad Pitt, Dede Gardner, Steve McQueen
Fotografia:
Sean Bobbitt
Montador:
Joe Walker
Trilha Sonora:
Hans Zimmer
Duração:
134 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
21/02/2014
Distribuidora:
Walt Disney Pictures
Estúdio:
New Regency Pictures / Plan B Entertainment / River Road Entertainment
Classificação:
18 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário