quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A SEMANA NA TV


Confira:

APESAR DO CALORÃO, TELESPECTADOR NÃO ARREDA PÉ DE FRENTE DA TV
*****
BAND VOLTA ATRÁS E MANTÉM ETAPA DA INDY NO BRASIL
*****
2º PROGRAMA DE ROTEIRISTAS DA GLOBOSAT É SEMANA QUE VEM
*****
OTÁVIO MESQUITA JÁ É DO SBT
*****
DANILO GENTILI FAZ 'PRONUNCIAMENTO' SOBRE VAZAMENTO DE CHAMADAS DE SEU NOVO PROGRAMA NO SBT
*****
EXCLUSIVIDADE DA GLOBO NA PRISÃO DE TERRORISTA QUE MATOU SEU CINEGRAFISTA REVOLTA BAND
*****
ÂNCORAS DA GLOBO RECUSAM VAGA DE CARLOS NASCIMENTO NO JORNALISMO DO SBT
*****
'GAME OF THRONES': NOVA TEMPORADA GANHA FEATURETTE DE 15 MINUTOS E ATORES FALAM DAS MORTES DE SEUS PERSONAGENS
*****
'THE WALKING DEAD': QUARTA TEMPORADA RETORNA COM SUCESSO NOS EUA E BRASIL
*****
'DOWNTON ABBEY': GNT ANUNCIA COM POMPA NOVA TEMPORADA, QUE VAI PASSAR ANTES NO CANAL FILM & ARTS
*****
'VINGADORES': NOVA ANIMAÇÃO FEITA NO JAPÃO GANHOU PREMIÈRE DE 4 MINUTOS
*****
'ANOS INCRÍVEIS': CULT SÉRIE FINALMENTE SERÁ LANÇADA EM HOME VÍDEO
*****
O PIOR DA SEMANA: TV GAZETA CONTINUA DESCARACTERIZANDO SEU DEPTO DE ESPORTE E A VÍTIMA DA SEMANA FOI A LENDA FERNANDO SOLERA
*****
O MELHOR DA SEMANA: 'JORNAL NACIONAL' FAZ HOMENAGEM A CINEGRAFISTA DA BAND MORTO POR TERRORISTAS
*****
Veja:

APESAR DO CALORÃO, TELESPECTADOR NÃO ARREDA PÉ DE FRENTE DA TV

A atual onda de calor que atinge São Paulo e outras metrópoles do país não espantou os telespectadores da poltrona.

Dados de audiência mostram que a TV aberta não perdeu público na Grande São Paulo do dia 1º de janeiro ao dia 9 de fevereiro deste ano, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Nesses dias marcados por um sol que não dá trégua na região, a participação das emissoras abertas na média diária (das 7h à meia-noite) no total de televisores ligados ficou na casa dos 39,1% (de segunda a sexta-feira).

No mesmo período em 2013, que não contou com um verão tão intenso, a média de aparelhos ligados foi de 38,9%.

Divulgação

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), janeiro teve a maior média de temperaturas máximas em São Paulo em 71 anos - 31,9º C. - e o atual índice de audiência em dias de extremo calor chama a atenção, uma vez que a temporada de verão é conhecida por promover uma fuga crescente de espectadores da TV ano a ano.

O ibope no período também se mantém constante aos domingos, dia em que as pessoas costumam sair mais de casa.

De 1º de janeiro a 9 de fevereiro, a média de televisores ligados aos domingos foi de 39,9% ante 40,2% do mesmo período em 2013.

BAND VOLTA ATRÁS E MANTÉM ETAPA DA INDY NO BRASIL

A Band voltou atrás e resolveu realizar uma nova etapa da Fórmula Indy no Brasil.

Em meio a uma política de corte de gastos e demissões em 2013, a emissora cancelou no final do ano passado a 'SP Indy 300' de 2014 — etapa da competição de automobilismo que estava marcada para a primeira semana de maio, em São Paulo.

Realizada na região do sambódromo paulistano desde 2010, a competição custava à emissora cerca de R$ 60 milhões por edição.

Carros rasgam a reta do sambódromo de SP em 2013 - Reprodução/Band

Apesar de ter bons patrocinadores, o evento era considerado oneroso pela direção da rede, e gerava prejuízo ao canal.

Em setembro, a Prefeitura de São Paulo, parceira da Band no evento, resolveu abrir mão da SP Indy 300.

Agora, a Band pretende realizar no segundo semestre uma nova edição da prova em outra região do país - o Rio de Janeiro, que sediou o evento anos atrás, é forte candidato.

O canal tem os direitos de organização da etapa brasileira até 2019 e a prova envolve cerca de 600 funcionários da emissora em mais de 20 horas de transmissão.

2º PROGRAMA DE ROTEIRISTAS DA GLOBOSAT É SEMANA QUE VEM

A Globosat promete reunir um time de roteiristas de TV de primeira linha no “2º Programa Globosat de Roteiristas”, que acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Rio.

O evento faz parte de um programa de formação de profissionais, promovido pela programadora de TV paga.

Além deas palestras como os produtores Scott Buck (“Dexter”) e Darren Star (“Sex and the City”), haverá um debate sobre a adaptação de obras literárias para a TV e outro sobre humor.

O logo dos canais Globosat

O primeiro contará com nomes como Jaqueline Vargas - roteirista de “Sessão de Terapia” (GNT), Euclydes Marinho - autor de “Capitu” (Globo), Bráulio Mantovani - roteirista de “Cidade de Deus” e co-autor de “A Teia” (Globo) - e Carolina Kotscho - roteirista de “Dois Filhos de Francisco”.

Mônica Waldvogel vai mediar o debate.

O painel “Séries de humor na TV brasileira” terá a participação de Cláudio Paiva - roteirista de “A Grande Família” (Globo), Mauro Wilson - de “Mulher Invisível” (Globo), o casseta Marcelo Madureira e Rosana Ferrão - roteirista do filme “Cilada.com” e da sitcom “Vai que Cola” (Multishow).

O painel de humor ainda não tem mediador escolhido.

O “2º Programa Globosat de Roteiristas” terá a participação de cerca de 350 profissionais já inscritos.

OTÁVIO MESQUITA JÁ É DO SBT

O intrépido Otávio Mesquita assinou na tarde de ontem (12), contrato com SBT, na sede da emissora, em Osasco (São Paulo), junto ao vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, o diretor de Planejamento Artístico e Criação, Fernando Pelegio, o diretor Comercial, Glen Valente, e a empresária de Otávio, Maria Antonieta Mesquita.

O apresentador irá comandar um programa logo após o "Jornal do SBT - Noite", na grade da emissora em 2014.

"Eu fico muito feliz porque eu vou conseguir manter informação e bom humor nas madrugadas do SBT. Faço televisão há 26 anos e sempre nas madrugadas. Tenho a cara dela, aliás, nasci às 2 horas da manhã", afirmou Mesquita.

Otávio Mesquita assina contrato com SBT - Divulgação

Desde 2001, na Bandeirantes, o apresentador apresentava os programas "A Noite é Uma Criança", "Popcorn TV" e "Claquete" - ele deixou a emissora em novembro de 2013.

Com a confirmação de Mesquita, o SBT vai ter a partir de março uma grade inédita: a partir da meia noite, teremos o 'The Noite com Danilo Gentili', seguido do "Jornal do SBT - Noite", que entregará para Otávio.

As  tradicionais séries da Warner serão remanejadas para depois do programa de Mesquita e seguem, como agora, madrugada adentro na emissora.

DANILO GENTILI FAZ 'PRONUNCIAMENTO' SOBRE VAZAMENTO DE CHAMADAS DE SEU NOVO PROGRAMA NO SBT

Depois de aparecer na semana passada dirigindo um caminhão de mudança a caminho da sede do SBT em Osasco, nessa semana Danilo Gentili divulgou outro vídeo promocional sobre seu novo programa - o 'The Noite com Danilo Gentili'.

Confira:


EXCLUSIVIDADE DA GLOBO NA PRISÃO DE TERRORISTA QUE MATOU SEU CINEGRAFISTA REVOLTA BAND

A exclusividade da Globo no registro da prisão de Caio Silva de Souza, 25 - terrorista que lançou o artefato explosivo que causou a morte do cinegrafista Santiago Andrade na quinta-feira passada no Rio de Janeiro - gerou revolta nos bastidores da Band.

Os jornalistas da emissora não se conformam o fato de a Globo ter tido acesso com exclusividade a uma operação policial que prendeu um dos envolvidos na morte de um profissional da própria Band.

Protegidos pelo anonimato, eles acusam o Polícia Civil do Rio de Janeiro de privilegiar a Globo, como já ocorreu anteriormente em operações da Polícia Federal, como a que prendeu, em setembro de 2005, o ex-prefeito Paulo Maluf e seu filho, Flavio Maluf - na época, o repórter Cesar Tralli se fantasiou de agente policial.

A Globo nega ter sido favorecida pela polícia e em nota, diz que sua "equipe seguiu os investigadores, a partir de informações apuradas pela reportagem, profissionalmente".

A prisão de Souza foi acompanhada pela repórter Bette Lucchese, um cinegrafista e um técnico, que seguiram os policiais desde o Rio de Janeiro, viajaram no mesmo avião que os policiais até Salvador, acompanharam os agentes de carro até Feira de Santana - onde ele foi preso - retornando no mesmo avião e registrando toda a ação.

A repórter Bette Lucchese entrevista Caio Silva de Souza observada por policial do Rio de Janeiro - Reprodução/TV Globo

A versão da Globo de que seus jornalistas seguiram os investigadores não convence os profissionais da Band.

"Se os jornalistas da Globo foram juntos com a polícia é porque foram convidados ou autorizados", diz, revoltado, um repórter.

Quem conhece os bastidores das operações policiais sabe que repórteres não seguem investigadores - é a polícia que avisa quando realiza uma prisão ou operação especial.

Do contrário, a polícia poderia impedir os jornalistas de segui-los, e até prendê-los, sob a acusação de tentativa de obstrução da Justiça.

A polícia também poderia impedir os repórteres sob o argumento de risco à vida.

A Globo enviou a seguinte nota:

"A equipe da TV Globo viajou em avião de carreira, pagando suas despesas, como é norma da emissora. Em terra, chegou até Feira de Santana, em táxi pago pela equipe. Não é verdade que a equipe foi convidada pela Secretaria de Segurança. A equipe seguiu os investigadores, a partir de informações apuradas pela reportagem, profissionalmente. O jornalismo da Globo não obteve qualquer favorecimento. Desde o início da cobertura, a TV Globo vem dando informações em primeira mão sobre o caso, adotando os princípios de trabalhar com isenção, precisão e agilidade, observados pelo jornalismo da emissora."

Ah, tá...

ÂNCORAS DA GLOBO RECUSAM VAGA DE CARLOS NASCIMENTO NO JORNALISMO DO SBT

O SBT continua correndo atrás de um apresentador de telejornal para substituir Carlos Nascimento - afastado da TV para tratar um câncer no reto.

Segundo o jornalista Daniel Castro, tem de ser do sexo masculino, ser preferencialmente jovem, possuir alguma fama e prestígio e, principalmente, envergadura para ancorar um debate entre candidatos à Presidência da República.

O profissional ocupará a vaga de Nascimento no 'Jornal do SBT Noite', exibido no início da madrugada, mas, se for contratado, deverá dizer apenas que é para reforçar o elenco de jornalismo da casa.

Nos últimos três meses, o SBT convidou quatro apresentadores de telejornais da Globo.

A primeira opção, Evaristo Costa, do 'Jornal Hoje', recusou a proposta, dizendo que tem contrato a cumprir.

Depois, foram atrás de André Trigueiro: ex-âncora da Globo News e atualmente repórter da Globo, ele não quis trocar o Rio de Janeiro por São Paulo e deixar de lado sua especialização - o jornalismo ambiental.

O jornalista Carlos Nascimento - Divulgação/SBT

O SBT também sonhava com Chico Pinheiro, do 'Bom Dia Brasil', apesar de ele não ser jovem como pretendido: poderia ser o global mais viável, por causa da carreira já construída e dos rumores de que não estaria bem na Globo.

A instabilidade na emissora, no entanto, atrapalhou e então, resolveram investir em Eduardo Ribeiro, eventual substituto de Celso Freitas no 'Jornal da Record' - só que a emissora foi rápida e já renovou o contrato dele, encerrando a negociação.

Afastado desde setembro,  Carlos Nascimento faz tratamento contra um câncer no reto e mesmo sem poder trabalhar, seu contrato foi renovado  - por um quinto do salário que ganhava antes.

A falta de um substituto à altura para Nascimento preocupa porque o SBT não tem um jornalista de porte para comandar um debate: Cesar Filho e Hermano Henning sequer são considerados para essa missão, e Rachel Sheherazade seria massacrada pelos candidatos de centro e esquerda.

Resta apenas Roberto Cabrini, que é mais repórter do que apresentador.

'GAME OF THRONES': NOVA TEMPORADA GANHA FEATURETTE DE 15 MINUTOS E ATORES FALAM DAS MORTES DE SEUS PERSONAGENS

A HBO exibiu domingo (9), o especial ‘Game of Thrones Ice and Fire: A Foreshadowing', que trouxe uma retrospectiva das últimas três temporadas da série, além de prévia da quarta.

 Ainda nessa semana, em videoconferência, atores falaram sobre a morte de seus personagens ao final da terceira temporada.

O especial teve ainda cenas de bastidores e entrevistas com o elenco, que também respondeu a perguntas dos fãs.

Nessa semana, a emissora liberou um featurette de 15 minutos, com material do especial.

Confira:


Na reta final de sua terceira temporada, a série surpreendeu seus fanáticos fãs ao matar dois de seus principais personagens - no evento conhecido como Casamento Vermelho - mas as mortes foram vistas com naturalidade por Isaac Hempstead-Wright, o Bran Stark, e Natalia Tena, a Osha.

Os dois atores participaram nesta terça (11) de uma videoconferência com jornalistas brasileiros para divulgar o lançamento da terceira temporada do programa em DVD e Blu-Ray.

"Nós todos sabíamos que isso ia acontecer em algum momento", disse Isaac, que não leu os livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, no qual a série é baseada.

"Nós sabíamos que isso era emboscada. Para mim, o triste foi que estávamos perdendo membros do elenco que estavam lá desde o começo, com quem passamos pela mesma jornada".

Natalia revelou que gostou da cena.

"Amei. Achei fantástico, porque gosto quando tudo muda", afirmou, contando que chegou a receber fotos dos bastidores da cena.

"A Talisa [Oona Chaplin] me mandava fotos das pernas dela ensanguentadas, e eu não sabia o que eles estavam aprontando".

Os dois atores, que contracenam juntos desde a primeira temporada da série, disseram que foi triste ter que se despedir ao final da terceira temporada, quando seus personagens seguem caminhos diferentes.

"Nós éramos uma unidade, então é uma perda. É realmente muito triste. E nós perdemos muitos personagens nessa temporada", disse Isaac.

Natalia descreveu a cena como "emocionante" e destacou o trabalho do ator mirim Art Parkinson, que interpreta Rickon Stark, irmão mais novo de Bran.

"Foi muito triste. E aquela foi uma grande cena para o pequeno Art. Ele tinha tanta emoção que nós realmente sentimos aquilo. Afinal, ele está se separando do seu grupo, com quem esteve por três, quatro anos. Foi emocionante".

A nova temporada, com 10 episódios, estreia em toda a América Latina no dia 6 de abril.

'THE WALKING DEAD': QUARTA TEMPORADA RETORNA COM SUCESSO NOS EUA E BRASIL

A quarta temporada de ‘The Walking Dead‘ retornou do recesso com sucesso nos EUA - o episódio 'After' foi ao ar nos EUA no domingo (9) e aqui no Brasil na terça (11).

Lá, teve teve uma audiência de 15,8 milhões de pessoas.

O retornou marcou um aumento em comparação ao último episódio da Midseason, intitulado ‘Too Far Gone‘ (Indo Longe Demais), visto por 12.1 milhões de norte-americanos no dia 1º de Dezembro.

O recorde ainda pertence a ‘30 Days Without an Accident‘, primeiro episódio da quarta temporada, visto por 16,1 milhões de pessoas - maior audiência registrada para uma uma série da TV paga americana da história.

'After' teve roteiro de Robert Kirkman, criador dos quadrinhos que inspiraram a série e produtor executivo da atração.

A 4ª temporada de ‘The Walking Dead’ voltou com 8 episódios inéditos.

Assista clipes dos próximos episódios, com SPOILERS:





'DOWNTON ABBEY': GNT ANUNCIA COM POMPA NOVA TEMPORADA, QUE VAI PASSAR ANTES NO CANAL FILM & ARTS

O GNT vem investindo em marketing pesado para divulgar a estreia 'exclusiva' da quarta temporada da série "Downton Abbey", em abril.

Só que a nova temporada chega ao Brasil antes, em março, no canal Film & Arts, disponível em operadoras menores, como a VivoTV.

Que feio enganar o assinante dessa maneira, GNT!

Relembre o trailer da quarta temporada:


'VINGADORES': NOVA ANIMAÇÃO FEITA NO JAPÃO GANHOU PREMIÈRE DE 4 MINUTOS

Os super-heróis da Marvel vão invadir a Tokyo TV no dia 2 de abril com a série animada 'Marvel Disk Wars: The Avengers' - nessa semana, foi divulgado a première da atração.

Confira:


A nova série tem como público alvo meninos de 6 a 12 anos, tem produção da Toei Animation e Nerima-ku e mostrará Homem de Ferro, Capitão América, Thor e Hulk atuando ao lado do Homem-Aranha e mais um grupo de adolescentes.

Eles terão de encarar Loki e suas tramoias para dominar o mundo.

'Marvel Disk Wars: The Avengers' será a primeira produção totalmente japonesa da Disney, dona da Marvel, voltada para o público infantil masculino.

Segundo o comunicado oficial, o desenho, com muita ação, terá seus produtos licenciados pela Bandai.

'ANOS INCRÍVEIS': CULT SÉRIE FINALMENTE SERÁ LANÇADA EM HOME VÍDEO

“Finalmente, 'Anos Incríveis' chegará em DVD” - diz o texto publicado na página Wonderyearsdvds.com - "com toda a música que fez você se apaixonar pelo seriado, inclusive a sequência memorável de abertura, com a música ‘With a Little Help from My Friends’.”

A distribuidora StarVista Entertainment/Time Life fez o anúncio nesta terça (12), e já criou um hotsite para divulgar maiores informações sobre o lançamento.

A trilha sonora sempre foi o grande problema que emperrou a comercialização da série protagonizada pelo garoto Kevin Arnold (Fred Savage) - na Netflix norte-americana, por exemplo, é possível encontrar o seriado, mas sem as músicas de Beatles, Bob Dylan, Van Morrison, entre outros.

Relembre a voz inconfundível de Joe Cocker interpretando a canção dos Beatles 'A Little Help From My Friends' na abertura da série:


A StarVista Entertainment/Time Life, contudo, promete “montar o melhor DVD possível” e conteúdos exclusivos na caixa com as temporadas.

Exibida de 1988 a 1993, 'Anos Incríveis' mostrava a trajetória de Kevin Arnold no fim dos anos 60.

Ele está deixando a infância e começa a entrar na adolescência, um período confuso no qual ele precisa entender os novos sentimentos que brotam, como o amor sentido pela vizinha Winnie (Danica McKellar).

A previsão é de que os DVDs com a série completa sejam lançados ainda em 2014.

O PIOR DA SEMANA: TV GAZETA CONTINUA DESCARACTERIZANDO SEU DEPTO DE ESPORTE E A VÍTIMA DA SEMANA FOI A LENDA FERNANDO SOLERA

Craque quando o assunto é futebol e outros esportes, a paulistana TV Gazeta continua dando tiros no próprio pé.

Se em novembro, a emissora demitiu Thiago Oliveira, criador e apresentador do 'Super Esporte' só para colocar a amante do chefe do departamento na apresentação do programa, a vítima agora foi o veterano narrador Fernando Solera, 81 anos, 25 anos de casa e uma das lendas vivas da TV brasileira.

"Foi normal", disse Solera, que diz não ter "de jeito nenhum" mágoa da Gazeta após a demissão.

O narrador, que recebeu a notícia de seu desligamento na semana passada, estreou na Gazeta em 1989, após passagens pela Globo, Record e Bandeirantes.

Fernando Solera, na última vinheta de final de ano da Gazeta - Reprodução

Entre suas narrações mais lembradas está a final da Copa do Mundo de 1970, no México, quando participou de um pool entre emissoras que dividiram a transmissão do Mundial.

Além de Fernando Solera, a Gazeta dispensou na terça (10) o jornalista Fernando Camargo, sub-editor dos programas 'Super Esporte' e 'Mesa Redonda'.

Segundo fontes, a emissora passa por um processo de reestruturação do setor de esporte, com dispensa de funcionários mais antigos e contratação de profissionais recém-formados ou alunos da Faculdade Cásper Líbero, da mesma fundação mantenedora da Gazeta.

Ou seja: demitem quem ganha mais, contratam quem ganha menos e perdem em experiência.

Lamentável.

O MELHOR DA SEMANA: 'JORNAL NACIONAL' FAZ HOMENAGEM A CINEGRAFISTA DA BAND MORTO POR TERRORISTAS

O "Jornal Nacional" desta segunda (10), terminou de luto pelo cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, de 49 anos, que morreu no dia após ser atingido por um rojão durante uma manifestação no Rio de Janeiro na quinta (6).

Já hoje, dia do enterro de Santiago, o 'Jornal da Band' fez um editorial lido por Ricardo Boechat ao final da edição e  que terminou com imagens de vários cinegrafistas e fotógrafos se juntando e formando uma imagem do jornalista morto.

Na segunda, o editor-chefe e apresentador William Bonner também  leu um editorial divulgado pela Rede Globo sobre a morte do cinegrafista.

"Não é só a imprensa que está de luto com a morte do nosso colega da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, é a sociedade. Jornalistas não são pessoas especiais, não são melhores nem piores que os outros profissionais. Mas é essencial numa democracia, um jornalismo profissional, que busque sempre a isenção e a correção para informar o cidadão sobre o que está acontecendo. Sem cidadãos informados, não existe democracia", dizia parte do texto lido por Bonner.

Confira:


Bonner disse ainda que pequenos grupos acrescentaram violência às manifestações que ocorrem no país desde o ano passado.

" A cada nova manifestação passaram a hostilizar jornalistas e profissionais, foi uma atitude autoritária porque atacou a liberdade de expressão..."

Ao fim do telejornal, os créditos subiram sem som e os câmeras do programa - do estúdio e de externas - homenagearam o colega de profissão com aplausos.

Veja:

*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário