sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

'NEBRASKA': SAGA DE IDOSO PELO MEIO-OESTE AMERICANO GANHA RELEVÂNCIA NA INTERPRETAÇÃO MARAVILHOSA DE BRUCE DERN


'Nebraska', longa dirigido por Alexander Payne e que estreia hoje em 20 salas em todo o Brasil, é uma história melancólica sobre um passado esquecido e muitas vezes considerado irrelevante, onde a nostalgia é garantida pelos cenários do centro-oeste rural norte-americano, ótima trilha de country clássico - de Mark Orton - e elenco sem grandes astros mas capaz de entregar atuações impactantes, como a da Lenda Bruce Dern.

A fotografia em preto e branco ajuda muito no retrato perfeito da vida simples do interior dos Estados Unidos, onde o velho Woody Grant (Dern) acaba de ganhar um milhão de dólares e para retirar o prêmio, precisa viajar até Lincoln, Nebraska.

Bruce Dern como Woody - fotos dessa postagem: Divulgação/Sony Pictures

Sem carro, tenta ir a pé, saindo de Billings, Montana e andando poucos quilômetros antes de ser pego pela polícia e levado para casa por seu filho, David (Will Forte).

Embora sua mãe Kate (June Squibb) e o irmão Ross (Bob Odenkirk) acreditem que Woody precise ir para um asilo - afinal só o velho não percebe que o prêmio é um golpe de uma agência publicitária - David toma a decisão de ajudar o pai e o espectador começa a acompanhar a partir daí um road movie com belas cenas e revelações lentas e profundas sobre os personagens.

O brilhante roteiro de Bob Nelson arranca risos, simplesmente por mostrar a realidade da vida familiar, sem forçar situações.

Quando conhecemos os parentes distantes de Woody e David, eles estão assistindo televisão de forma desinteressada, para logo começar uma incomoda sessão de perguntas, fofocas e histórias antigas - ss silêncios constrangedores revelam tanto sobre os personagens como as perguntas contundentes e refletem a realidade da maioria das pessoas que ficam anos sem se ver.

Woody e sua mulher, Kate (June Squibb), em cena do longa

E Gene Hackman não quis interpretar Woody!

Sorte para Bruce Dern, que está perfeito no papel, que ganha muito ao ser interpretado por alguém menos famoso.

O visual desgrenhado e distante de Woody transmite de forma plena a decepção de alguém incapaz de viver de acordo com suas próprias expectativas e Dern não exagera na atuação: toda tristeza e indignação são mostradas de forma sutil, sempre flertando com a loucura, sem nunca se entregar totalmente a ela.

Payne é um diretor absolutamente inspirador, capaz de alternar o tom cômico e triste, sempre com extremo cuidado para não cair na pieguice.

Eventualmente, David para na cidade natal de Woody, e, aos poucos, descobre quem é realmente seu pai: ao ouvir histórias do passado, ele entende melhor a situação do veterano, com quem se identifica mais do que esperava e surpreende-se ao perceber que ele não é apenas um alcoólatra senil.

Will Forte interpreta o filho de Woody, David

A fotografia impactante é crucial para contar a jornada de pai e filho, com closes reforçando as reações dos atores e alternados com ângulos abertos para mostrar a imensidão do meio-oeste.

Efeitos como transições, fusões e fades trazem de volta a nostalgia de técnicas clássicas do cinema - hoje, infelizmente, em desuso - e, como linguagem, reforçam o discurso de passado perdido estabelecido pelo roteiro.

Aqui, Payne cria uma grande obra com tons góticos e poéticos sobre os Estados Unidos pós-recessão, ao rever uma forma cada vez mais rara de fazer filmes e dando a oportunidado ao espectador de assistir a um conto divertido sobre oportunidades fugazes da vida e desafios de conviver com pessoas que amamos.

O longa tem seis indicações ao Oscar 2014 -inclusive Filme, Diretor, Roteiro e Ator - para Bruce Dern.

Filmaço!

Confira o trailer do longa:

*****
Nebraska : Poster
'NEBRASKA'
Título Original:
NEBRASKA
Gênero:
Drama
Direção:
Alexander Payne
Roteiro:
Bob Nelson
Elenco: 
Angela McEwan, Bob Odenkirk, Bruce Dern, Dennis McCoig, Devin Ratray, Elizabeth Moore, Eula Freudenburg, Gelndora Stitt, Jeffrey Yosten, John Reynolds, June Squibb, Kevin Kunkel, Mary Louise Wilson, Missy Doty, Neal Freudenburg, Rance Howard, Ronald Vosta, Stacy Keach, Tim Driscoll, Will Forte
Produção:
Albert Berger, Ron Yerxa
Fotografia:
Phedon Papamichael
Montador:
Kevin Tent
Trilha Sonora:
Mark Orton
Duração:
110 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Preto & Branco
Estreia no Brasil:
14/02/2014
Distribuidora:
Sony Pictures
Estúdio: 
Blue Lake Media Fund / Bona Fide Productions / Echo Lake Productions
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário