sexta-feira, 30 de novembro de 2012

'O HOMEM DA MÁFIA': BRAD PITT, RAY LIOTTA E JAMES GANDOLFINI DÃO SHOW


Depois de se darem muito bem em "A Morte de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" (2007), o ator e produtor Pitt e o diretor e roteirista Dominik se reúnem novamente, agora para "O Homem da Máfia", drama policial sobre gângsters, mercado financeiro, política e, mais que tudo, cinismo, muito cinismo.

Fotos dessa postagem: Divulgação/Imagem Filmes
Brad Pitt, em cena como o matador de aluguel Jackie Cogan

Tomando novamente como base a boa trama de um livro - "Cogan's Trade", de George V. Higgins - Dominik roteiriza e capricha nas imagens do longa - concorrente à Palma de Ouro em Cannes 2012 - e onde as câmeras lentas nas cenas mais violentas e a trilha com músicas românticas fazem do longa mais um bom achado da dupla ator/produtor + diretor/roteirista.

Na trama ambientada em 2008, uma dupla de "ladrões de galinha" - Mark (Scoot McNairy) e Russell (Ben Mendelsohn) - a partir da "fita" de um "brow",  assaltam uma casa de pôquer ilegal e o golpe tem tudo para ser o crime perfeito porque a culpa deve recair sobre Markie Trattman (Ray Liotta, sen-sa-cio- nal!), o gerente da casa de jogo e que tinha sido o mandante de um outro assalto ali mesmo tempos atrás.

Ray Liotta, em cena como Markie Trattman

Todos do submundo sabiam da culpa de Trattman no golpe do passado, mas nada foi provado - ele levou umas porradas e tudo ficou por isso mesmo.

Mas agora, suposto reincidente, ele vai ser acusado, já que esse tipo de roubo paralisa por um bom tempo todo o lucrativo circuito do jogo ilegal e, furiosos, os chefes do esquema agora querem puni-lo exemplarmente.

Assim, o "motorista" (David Jenkins), chama em nome dos chefes o melhor matador da praça: Dillon (Sam Shepard), mas, como ele não pode no momento, indica para o "trabalho" o também respeitadíssimo Jackie Cogan (Brad Pitt).

Começa aí um jogo de "terceirizações": como Cogan conhece Trattman, repassa o "trabalho" outro colega, Mickey (James Gandolfini, de "Família Soprano", também sen-sa-cio-nal).

Como pano de fundo para as cenas, vemos as TVs ligadas em bares e mostrando trechos da primeira campanha eleitoral de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, mas ninguém parece ligar muito para isso.

James Gondolfini, em cena como o matador Mickey

As melhores frases do bom roteiro são ditas pelo matador inteligente e implacável vivido por Brad Pitt, tornando o longa muito mais verdadeiro do que apenas "mais um filme de gângsters" - mesmo que muita gente morra por toda a história.

Pitt e Dominik mostram novamente aqui que a união dos dois faz a diferença, e entrega ao espectador mais um  filmes denso, bem fotografado, com roteiro e atuações acima da média e mais que isso: muito legal de ser visto.

Confira o trailer do filme:

*****
'O HOMEM DA MÁFIA'
Título Original:
Killing Them Softly
Diretor:
Andrew Dominik
Elenco: 
Brad Pitt, Ray Liotta, James Gandolfini, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn, Vincent Curatola, Richard Jenkins, Trevor Long, Max Casella, Sam Shepard, Slaine, Christopher Berry, Ross Brodar, Joe Chrest, Garret Dillahunt
Produção:
Dede Gardner, Anthony Katagas, Brad Pitt, Paula Mae Schwartz, Steve Schwartz
Roteiro:
Andrew Dominik
Fotografia:
Greig Fraser
Duração:
97 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Drama
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Plan B Entertainment / 1984 Private Defense Contractors / Annapurna Pictures / Chockstone Pictures / Inferno Entertainment
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário