sexta-feira, 23 de novembro de 2012

'CURVAS DA VIDA': ESQUEÇA O BEISEBOL E MERGULHE NA HISTÓRIA DO PAI EASTWOOD E DA FILHA AMY ADAMS


Se o beisebol é um esporte muito distante do cotidiano dos brasileiros, a lenda Clint Eastwood, 82, não é.

Seja como ator, seja como diretor, Eastwood tem um público cativo e numeroso aqui no Brasil, o que sempre garante aos seus filmes boa repercussão e boas bilheterias.

Se desde "Gran Torino" (2008), seu último longa,  a lenda havia prometido não mais trabalhar diante das câmeras, Clint - diretor de "Os Imperdoáveis" (1993) e "Menina de Ouro" (2004) - que lhe deram o Oscar de direção - para a nossa alegria resolveu quebrar a promessa e acaba sendo um dos principais trunfos deste primeiro roteiro de Randy Brown e que é  também o filme de estreia de Robert Lorenz - habitual produtor e diretor-assistente de Eastwood - nesta segunda função desde "As Pontes de Madison" (1995).

Imagens: Divulgação - Warner Bros.
Clint Eastwood como Gus, em cena de "Curvas da Vida"

Juntamente com o diretor de fotografia, Tom Stern, Eastwood e sua equipe completa nos apresentam agora o longa "Curvas da Vida" , que estreia hoje aqui no Brasil e que pode nem ser seu filme mais brilhante, mas garante uma eficiência dramática e humor mais do que suficientes para torná-lo um raro prazer de assistir.

Contando com a atuação segura de Amy Adams no papel de sua filha - Mickey, personagem que mais se transforma ao longo da história - uma advogada bem-sucedida, às vésperas de transformar-se em sócia do escritório onde trabalha, ela se desloca de sua zona de conforto para ir ao encontro do pai, Gus, com quem viveu sempre um relacionamento turbulento.

Amy Adams como Mickey, em cena do longa

O motivo desta virada é o afeto: Gus é um experiente olheiro de beisebol a serviço do clube Atlanta Braves e, no momento, está sofrendo de um severo problema de visão, possivelmente passível de operação.

Sem sequer pensar em sair de cena, Gus embarca em mais uma viagem, à Carolina do Norte, dirigindo perigosamente o próprio carro velho, para avaliar o potencial de um garoto que pode ser a mais nova contratação do clube, Bo Gentry (Joe Massingill).

Avisada por um velho amigo do pai e seu chefe, Pete Klein (John Goodman), de que o próprio emprego dele corre riscos, a filha titubeia antes de partir ao seu encontro para ajudá-lo, já que o beisebol também fez e faz parte da sua vida - desde a morte de sua mãe, o pai a levava, ainda criança, pelos bastidores dos jogos.

Ranzinza, Gus recebe mal a tentativa de apoio da filha, tenta dispensa-la, mas como ela é tão teimosa quanto ele, Michey persiste, ainda que tendo de ficar de olho o processo que pode garantir sua promoção em Atlanta.

Lógico, o melhor da trama é esse conflito de pai com filha, e onde até mesmo o interesse romântico del - o ex-jogador Johnny (Justin Timberlake) - , outro olheiro, é colocado em segundo plano.

Amy Adams e Justin Timberlake, em cena do longa: romance dos personagens fica em segundo plano

"Curvas da Vida" é um drama que não esconde quem são os bons e os maus, nem de que os últimos devem esperar punição.

Mesmo assim, pequenas surpresas aparecem para dar algum novo encanto da fórmula clássica do melodrama.

Você sairá do cinema ainda sem entender quase nada de beisebol, mas com certeza terá passado horas agradáveis,  mergulhado no carisma de Eastwood e Adams.

Confira o trailer do filme:

*****
'CURVAS DA VIDA'
Título Original:
Trouble With The Curve
Diretor:
Robert Lorenz
Elenco:
Clint Eastwood, Amy Adams, Justin Timberlake, John Goodman, Matthew Lillard, Robert Patrick, Scott Eastwood, Matt Bush, Ed Lauter, Chelcie Ross
Produção:
Clint Eastwood, Robert Lorenz
Roteiro:
Randy Brown
Fotografia:
Tom Stern
Duração:
110 min.
Ano:
2012
País: 
EUA
Gênero: 
Drama
Cor: 
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
Malpaso Productions
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário