sexta-feira, 9 de novembro de 2012

'ARGO': BEN AFFLECK ALCANÇA A PLENITUDE COMO DIRETOR EM THRILLER DE ESPIONAGEM FAVORITO AO OSCAR 2013


Dirigido e estrelado por Ben Affleck e baseado em fatos reais - ocorridos em 1980, pouco depois da invasão da embaixada norte-americana no Irã por revolucionários, durante o auge da revolução que levou o aiatolá Khomeini ao poder e fez o democrata Jimmy Carter perder a presidência dos EUA para o republicano Ronald Reagan - a trama de "Argo", um dos mais aguardados longas da temporada e que estreia hoje aqui no Brasil, nos mostra um agente da CIA com sobrenome espanhol na tentativa de resgate de diplomatas norte-americanos aprisionados no Irã durante uma operação que acaba glorificando o Canadá.

Com o Xá do Irã fugindo para os EUA e sob constante vigília dos novos detentores do poder, que até hoje culpam os americanos por todos os seus males, um grupo de seis diplomatas norte-americanos conseguiu escapar com a ajuda de Tony Mendez, um especialista em resgates que escreveu um livro a respeito da operação - que permaneceu em segredo por intervenção da CIA até o mandato de Bill Clinton, quando a história foi revelada, em 1997.

Imagens: Divulgação - Warner Bros.
Ben Affleck, em cena de "Argo", longa em que ele também dirige

Assim, tanto no livro quanto no longa, vemos que os boicotes do governo norte-americanos em quase nada influíram na posição política rígida do Irã no início da Revolução.

Descumprindo compromissos assumidos em acordos internacionais, a nação persa era encarada como um dos maiores problemas pelos diplomatas norte-americanos, já que era um mistério o caminho para negociar com um grupo político sem medo de embargos comerciais, quedas nas vendas de petróleo e nem mesmo da ameaça de intervenção militar por parte dos Estados Unidos.

Sem medo inclusive do exército norte-americano, o que esperar do regime dos aiatolás quando seis diplomatas se vêem "perdidos" no país, sem saberem quando serão resgatados e ainda vivos só por se esconderem na casa do embaixador canadense?

Tony Mendez (Ben Affleck) então recorreu a Hollywood: o agente queria um plano para tirar os compatriotas a salvo do Irã, sem serem notados e a solução que ele encontrou foi disfarçar o grupo a ser resgatado como produtores de cinema, todos membros de um filme falso chamado "Argo" - produção com roteiro de naves espaciais e alienígenas.

Mendez pensava simples: se os persas poderiam descobrir qualquer outro tipo de plano de camuflagem e colocar a vida de todos - inclusive do agente da CIA - em risco, era necessário algo extraordinário, que os revolucionários não conseguiriam decifrar - e o que seria melhor do que o comportamento extravagante da indústria cinematográfica de Hollywood?

Com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), Mendez conseguiu montar a estrutura necessária para se fazer um filme - até anúncio na revista especializada "Variety" o trio fez.

John Chambers (John Goodman) e Tony Mendez (Ben Affleck) em cena de "Argo"

A partir daí, o dia a dia entre os iranianos - civis ou militares - e os diplomatas disfarçados na equipe do filme são os momentos mais interessantes e tensos do longa, já que o nervosismo pelo risco do disfarce ser descoberto ou mesmo o choque de culturas e realidades são retratados com riqueza de detalhes.

O visual 70/80 é outro grande achado do longa, com direito às costeletas e bigodes típicos da época - o próprio Affleck disse em entrevista que este era um dos objetivos ao recontar em detalhes a história camuflada pela agência de espionagem norte-americana até 1997, durante o mandato de Bill Clinton.

Com um longa que entrega ao espectador uma boa dose de tensão com um retrato político adequado para o andamento da trama e sua localização histórica, Affleck alcança aqui a plenitude como diretor - após assinar os filmes "Medo da Verdade" (2007) e "Atração Perigosa" (2010).

Cena de "Argo", com Affleck ao centro

"Argo" é um thiller acima da média , já recebeu elogios da crítica especializada e boa recepção em festivais de cinema - como os do Rio de Janeiro e  Toronto - e chega até aqui como um dos favoritos à 85ª edição do Oscar - em fevereiro de 2013 - para alegria, tanto de Affleck, quando do produtor principal do longa, o também ator e diretor George Clooney.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:

*****
"ARGO"
Título Original:
Argo
Diretor:
Ben Affleck
Elenco:
Bryan Cranston, Ben Affleck, John Goodman, Taylor Schilling, Kyle Chandler, Alan Arkin, Tate Donovan, Clea DuVall, Adrienne Barbeau, Rory Cochrane, Kerry Bishé, Richard Kind
Produção:
George Clooney, Grant Heslov, David Klawans
Roteiro:
Chris Terrio
Fotografia:
Rodrigo Prieto
Duração:
120 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Thriller Dramático
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
GK Films / Smoke House / Warner Bros. Pictures
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário