quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DIVERSIDADE: ESPÉCIES HOMOSSEXUAIS, PMS CARIOCAS CONTRA O PRECONCEITO E PRIMEIRA POLÍTICA TRANS CUBANA


Hoje, separei três matérias muito legais:

450 ESPÉCIES ANIMAIS SÃO HOMOSSEXUAIS, APONTA EXPOSIÇÃO
*****
POLICIAIS DO RIO RECEBEM ORIENTAÇÃO PARA ATENDIMENTO AOS LGBT
*****
CUBA: PELA PRIMEIRA VEZ, TRANSEXUAL É ELEITA PARA UM CARGO PÚBLICO
*****

Confira:

450 ESPÉCIES ANIMAIS SÃO HOMOSSEXUAIS, APONTA EXPOSIÇÃO

A BBC Brasil informa que a exposição "Feras do Sexo" - que se dedica ao sexo no reino animal - chegou a Paris na semana passada após passar por diversas cidades europeias e pode ser conferida no Palais de la Découvert, até 25 de agosto de 2013.

Arnaud Robin/BBC
Exposição mostra espécies de macacos homossexuais

Segundo a exposição, a homossexualidade foi observada em cerca de 450 espécies, entre elas a dos macacos bonobos, que escolhem parceiros sexuais sem ligar para sexo ou idade.

Os cientistas acreditam que a atividade sexual tem um efeito calmante sobre as comunidades dessa espécie, que têm um nível baixo de agressividade.

É a ciência, mais uma vez, enterrando mitos e preconceitos.

POLICIAIS DO RIO RECEBEM ORIENTAÇÃO PARA ATENDIMENTO AOS LGBT

A repórter Renata Soares, do G1, relata que policiais militares e civis que trabalham na área de Copacabana, na Zona Sul do Rio, receberam recentemente orientações para atender ao público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no bairro.

O objetivo da capacitação é qualificar os agentes para abordagem aos homossexuais em geral.

Todas as instruções foram passadas pelo coordenador do "Programa Rio Sem Homofobia", Cláudio Nascimento, no 19º BPM (Copacabana).

De acordo com ele, a iniciativa - batizada de "Rio sem homofobia e com mais segurança" - é um grande marco na história da cidade.

G1
Policiais assistem à capacitação

"É a primeira vez que este tipo de orientação acontece. Esta ação política e, ao mesmo tempo, pública servirá para que tenhamos todo um cuidado na abordagem desta identidade LGBT. Sabemos que Copacabana é um bairro onde tem uma grande concentração deste público e que todo ano tem a parada [LGBT] também. Os policiais não vão fazer nada de diferente, apenas saber abordar este público e coibir qualquer tipo de excesso, como acontece também com o público heterossexual. O importante é ter respeito à diversidade e aos direitos humanos", explicou Nascimento.

A operação é uma parceria da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança.

Exemplo que poderia ser seguido por todas as PMs do país, não é?

CUBA: PELA PRIMEIRA VEZ, TRANSEXUAL É ELEITA PARA UM CARGO PÚBLICO

O site Opera Mundi relata que uma transexual cubana tornou-se a primeira transgênero a assumir um cargo público em Cuba.

Adela Hernandez, de 48 anos, foi eleita delegada do pequeno município de Caibarien, na província de Villa Clara.

Mulher desde a infância, ela foi considerada “perigosa” por autoridades e já chegou a passar dois anos presa, após sua família “denunciar” sua sexualidade.

Por telefone, ela conversou com o jornal britânico The Guardian e disse que "com o passar do tempo, pessoas homofóbicas vão se tornando a minoria” - para ela, sua vitória representa "um grande triunfo”.

Como nunca se submeteu a qualquer cirurgia de troca de sexo, Hernandez é juridicamente um homem.

Sua posição política é equivalente a de um prefeito e, no início de 2013, ela pode vir a ser escolhida como um dos membros do parlamento nacional.

Antes de ser promovida aos cargos de enfermeira e operadora de eletrocardiograma, Hernandez trabalhou por décadas em um hospital como zeladora.

Em sua comunidade, sempre foi conhecida pela militância e constante atuação política, o que a auxiliou a angariar votos.

A seu ver, "a preferência sexual não determina se alguém é revolucionário ou não”.

Como eleita, ela alega que trabalhará primordialmente pelos interesses constitucionais, mas não nega que também quer dar ênfase à defesa dos direitos da comunidade LGBT.

The Guardian
A transexual Adela Hernandez

Em Cuba, gays foram perseguidos por décadas e enviados para campos de trabalho forçado no interior do país.

Fidel Castro só agora lamentou o tratamento que muitos receberam pelo simples fato de serem julgados “diferentes”.
"Eu gostaria de saber que a discriminação contra homossexuais é um problema em vias de ser superado”, disse o líder em uma entrevista recente.

Desde 2007, a ilha incluiu cirurgias para troca de sexo em seu plano nacional de saúde e no ano passado, duas pacientes que se submeteram ao procedimento se casaram e tornaram-se manchete na imprensa local.

A ativista LGBT de maior destaque no país é Mariela Castro, sobrinha de Fidel e filha do atual presidente/ditador, Raúl Castro.
*****
Até +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário